segunda-feira, 20 de julho de 2020

História 6º Ano A e B-----Prof.º Paulo


EXERCÍCIOS DE REVISÃO – GRÉCIA ANTIGA    

1-Assinale a alternativa correta: 

“ No decorrer do século VIII antes de Cristo e VI antes de Cristo, os gregos iniciaram o processo de colonização de diversas regiões do Mar Mediterrâneo, norte da África e mar Negro. Isso aconteceu porque: “  

a-(  ) o território da Grécia não tinha muitas terras férteis e, com  o aumento da população, os gregos foram obrigados a conquistar outras terras para garantir o seu sustento. 
b-(  ) os romanos pretendiam  invadir a Grécia e , por isso, os gregos decidiram controlar as rotas marítimas e comerciais do Mediterrâneo. 
c-(  ) os gregos pretendiam reconquistar a Magna Grécia, território situado ao sul da Itália que havia sido dominado pelos romanos. 
d-(  ) havia muitas terras férteis na Grécia e, com o objetivo de expandir o comercio na região do mar Mediterrâneo, algumas cidades gregas pretendiam ampliar seus territórios. 
e-(  ) os persas pretendiam conquistar a Grécia e, por isso, os gregos tinham, a qualquer custo, que dominar as regiões do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo.

2-Relacione as colunas abaixo : 

A- Pólis                           (   ) nome dados pelos gregos à sua terra natal.     
B- Mar Egeu                   (   ) rapto de Helena por Páris. 
C- Troia                          (   ) cidade -Estado.    
D- Hélade                       (   ) banha as ilhas gregas ( Grécia Insular). .     
E- Atenas                       (   ) capital da Grécia na atualidade.   

3-Leia as afirmativas abaixo:  

 I - A Grécia está localizada na Península Ibérica e o seu território tem várias planícies férteis. Devido à inexistência de montanhas, as terras da Grécia eram excelentes para as atividades agropastoris. 

II - Hesíodo foi o autor de dois poemas importantes que são testemunhos da vida dos gregos antigos: a Ilíada e a Odisseia.    

III - Monarquia, oligarquia e democracia foram formas de governo que os gregos conheceram na Antiguidade.          

Agora, assinale a alternativa correta: 
      
a-(   ) todas as afirmativas estão erradas.  
b-(   ) somente a afirmativa II está errada.  
c-(   ) todas as afirmativas estão corretas.
d-(   ) somente a afirmativa III está correta.
e-(   ) somente a afirmativa I está correta. 


4-Assinale a alternativa correta: 

“ As cidades-Estado da Grécia antiga destacaram-se por serem independentes entre si. Nas cidades democráticas, o povo costumava se reunir em uma praça para debater ideias e decidir os rumos do governo da cidade. Essa praça era conhecida como “ : 

a-(   ) agora.    
b-(   ) asty. 
c-(   ) acrópole. 
d-(   ) misthoy. 
e-(   ) andrónion.

5-Leia as afirmativas abaixo: 

I - Ferramentas, armas, enfeites, utensílios domésticos são alguns exemplos de fontes materiais que são testemunhos da história da Grécia antiga.   

II - Segundo a mitologia, Deucalião e Pirra foram os únicos sobreviventes do dilúvio que Zeus enviou para punir a humanidade. 

III - A cidade de Atenas foi fundada na região da Ática e ela foi o berço da democracia.  

Agora, assinale a alternativa correta:

a-(  ) todas as afirmativas estão erradas.  
b-(  ) somente a afirmativa II está errada.  
c-(  ) todas as afirmativas estão corretas.
d-(  ) somente a afirmativa III está correta.
e-(  ) somente a afirmativa I está correta.

6-Leia o texto abaixo: 
“ Temos um sistema político que se chama democracia, pois se trata de um regime concebido (feito) não para uma minoria , mas para todo o povo. Por causa disso, todos as pessoas são iguais perante a lei.”   
                                  ( Péricles, político ateniense do século V a. C.)   
Com base em seus conhecimentos e nas ideias centrais do texto, responda :   

A - Qual é a principal característica da democracia ? 

B - Qual é a diferença entre “ oligarquia “ e “ democracia “ ? 









7-Leia o texto abaixo: 
                             A democracia grega e a democracia atual 
           Como você sabe, o Brasil é uma democracia. No entanto, há inúmeras diferenças entre o modelo democrático da Grécia Antiga e o modelo brasileiro. O modelo grego é chamado de democracia direta : os cidadãos se reuniam em praça pública , discutiam as questões e votavam no que achavam mais certo. Os governantes tinham de realizar o que fosse decidido pelo conjunto da população. 
          O modelo brasileiro é chamado de democracia representativa : escolhemos representantes ( vereadores, deputados, senadores, prefeitos, governadores e presidente) que fazem as leis e as executam em nosso nome. Esse sistema tem uma desvantagem em relação ao grego : nossos representantes podem tomar iniciativas com as quais não concordamos. Mas tem uma vantagem : todos podem votar e participar da vida política, independentemente de sua renda, sexo ou origem ( os estrangeiros naturalizados brasileiros também podem votar). Sociedades populosas utilizam o modelo representativo por ser impossível juntar toda a população em um único espaço público para tomar decisões. 

Com base nas ideias centrais do texto e em seus conhecimentos, responda: 

A - Por que o modelo político da Grécia antiga era conhecido como democracia direta? Naquele modelo, os governantes poderiam fazer tudo aquilo que quisessem? Explique. 

B - Por que o modelo político atual do Brasil é conhecido como democracia representativa? Que vantagem e desvantagem ele apresenta em relação ao modelo da Grécia? 

C - Indique os grupos sociais que eram excluídos da participação política na Grécia antiga.   

D - Dê o significado da palavra “política“. Por que podemos afirmar que os gregos “ humanizaram o poder político “ ?

8-Leia o texto abaixo: 

“ Quando nascia uma criança, não era seu pai que decidia se iria criá-la ou não. O recém-nascido era levado ao lugar onde se reuniam os mais velhos, que o examinavam. Se fosse sadio e robusto, podia ser criado pelos pais. Se, ao contrário fosse fraco e deficiente, era lançado ao precipício. Julgavam que isso era o melhor para a criança e para o governo. “ ( Plutarco) 

Com base nas ideias centrais do texto, é possível afirmar que o tipo de educação retratado no texto pertencia à cidade de: 


a-(  ) Esparta.   
b-(  ) Corinto.   
c-(  ) Atenas.  
d-(  ) Mégara. 
e-(  ) Siracusa.  

9-Leia as afirmativas abaixo: 

I - Esparta era um diarquia na medida em que o governo da cidade era comandado por dois reis. Esses reis tinham plenos poderes e poderiam fazer tudo  aquilo que quisessem no governo.      

II - A Gerúsia e a Apelá eram duas assembleias que reuniam os cidadãos de Esparta. 

III - A cidade de Esparta foi fundada pelos jônios em uma região conhecida como Ática.    

Agora, assinale a alternativa correta: 

a-(    ) todas as afirmativas estão erradas. 
b-(    ) somente a afirmativa I está errada. 
c-(    ) somente as afirmativas I e III estão erradas. 
d-(    ) somente a afirmativa II está errada. 
e-(    ) somente a afirmativa III está correta.  

10-Qual das afirmativas abaixo está INCORRETA

a-(  ) Segundo a mitologia grega, o rapto de Helena, a mulher mais bela de toda a Grécia, foi a causa da Guerra de Troia.  
b-( ) Por volta do século VIII a. C., o aumento da população fez com que os genos desaparecessem, fato que contribuiu para  o surgimento de sociedade divididas em classes.  
c-(  ) Devido ao aumento da população, os gregos foram obrigados a migrar para outras regiões em busca de novas terras para colonizar. Por isso, os gregos tornaram-se grandes navegadores e comerciantes.
d-(  ) Após o declínio da civilização cretense, a cidade grega de Micenas, fundada pelos aqueus, tronou-se a principal potência da Grécia.  
e-(  ) Devido à existência de muitas terras férteis em sua terra natal, os gregos não precisaram dominar outros territórios para desenvolverem a agricultura.

11- Relacione as colunas abaixo:   

a- Ática                       (   ) cadeia montanhosa da Europa.    
b- Peloponeso            (   ) região em que Atenas foi fundada.  
c- Hélade                   (   ) nome que os gregos dão a sua terra natal.
     d- Bálcãs                    (   ) região em que Esparta foi fundada.



12-Observe e interprete a imagem abaixo : 


















De acordo com seus conhecimentos e com as informações do esquema acima, é possível dizer que : 

a-(   ) os hilotas e os periecos tinham direitos políticos em Esparta. 
b-(   ) os periecos eram dispensados do serviço militar em Esparta. 
c-(   ) os éforos não tinham direitos políticos em Esparta e eram escravizados. 
d-(   ) a Gerúsia era formada por 50 cidadãos jovens com idade inferior a vinte anos. 
e-(   ) o governo de Esparta era uma oligarquia pois somente a minoria tinha direitos políticos. 

13-Observe as figuras abaixo: 

minotauro    10797
    Imagem I -   Teseu e o Minotauro                  Imagem II -  Cavalo de Troia 

Com base em seus conhecimentos e no contexto retratado pelas imagens, responda: 

Que civilização dominava algumas cidades da Grécia e que está relacionada à lenda do Minotauro? Qual foi o herói da Guerra de Troia que deu a ideia de construir um grande cavalo de madeira para enganar os troianos?

14-Observe a imagem abaixo: 

Frank Miller inspirou-se na verdadeira Batalha de Termópilas, ocorrida em 438 a.C, na Grécia, para escrever “Os 300 de Esparta”. A adaptação da história em quadrinhos de Miller foi levada ao cinema, em 2006, pelo diretor Zack Snider, com o título “300”. A respeito do contexto das Guerras Médicas (500 - 479 a.C), tema abordado no filme, assinale a alternativa correta. 

a-(  ) O domínio e a expansão naval fenícia ameaçavam a hegemonia da Grécia sobre o mar Egeu, fato que provocou a vitória dos persas nas Guerras Médicas.  
b-(  ) Desenvolvendo uma política imperialista, os persas fizeram de Atenas uma aliada estratégica para dominar as ricas colônias comerciais de Esparta na Ásia Menor. 
c-(  ) As Guerras Médicas foram travadas entre gregos e persas. Atenas e Esparta lideraram as outras cidades gregas e acabaram, após a guerra, exercendo grande influência sobre elas.    
d-(  ) As Guerras Médicas foram vencidas pelos persas, fato que representou o início do declínio da civilização grega.  
e-(  ) Antes das Guerras Médicas, Atenas era a capital do Reino da Grécia, unificado sob a autoridade de um rei( basileus). Porém, as Guerras Médicas contribuíram para que o reino se subdividisse, o que deu origem à várias cidades-Estado.     

15-Observe a imagem abaixo: 

epidauro1  

Com base na observação dos detalhes da imagem e em seus conhecimentos, responda:   

A -  Como o teatro surgiu na Grécia antiga ? Indique os dois estilos de peças teatrais que os gregos costumavam encenar.  

B - Que deus grego era homenageado nas apresentações teatrais? Que nome era dado às festas desse mesmo deus?  

16-Leia o texto abaixo: 
  "Quando diminuiu a ameaça persa, o ódio ao imperialismo ateniense cresceu particularmente entre os espartanos e seus aliados, que criaram (...) uma força militar terrestre, e se decidiram pela guerra por sentirem sua independência ameaçada pelo imperialismo de Atenas. A guerra representou o suicídio da Grécia das pólis independentes".     (Flavio de Campos e Renan Garcia Miranda, "Oficina de História - história integrada"). O texto trata: 

a-(  ) das Guerras Médicas.   
b-(  ) da Guerra de Troia.   
c-(  ) da Guerra do Peloponeso.   
d-(  ) da Primeira Guerra Púnica.   
e-(  ) da Segunda Diáspora Grega.   

17-Por que o Império Macedônico rapidamente fragmentou-se em reinos menores após a morte de Alexandre Magno?:

18-Indique a importância da Biblioteca de Alexandria para o helenismo. 

19-Na história do Império Macedônico, que importância tiveram as batalhas de Issos e Gaugamela?



20-Observe o mapa abaixo: 
                     Gr%25E9cia%2520Antiga    
     Grecia+Antiga 

Com base no contexto retratado pelo mapa e em seus conhecimentos, responda : 

A - Quais foram os quatro povos que ocuparam as terras da Grécia na Antiguidade ? 

B - Por que, a partir do século VIII a. C., os gregos tornaram-se grandes comerciantes e navegadores?