Atividades Geografia
1º série B/C
O grande negócio do tráfico
Logo, outras nações europeias começaram a participar do eixo do Atlântico.
Portugal estava na África, mas não ainda com a nação colonizadora. Ocupava áreas estratégicas no litoral, mas não. Desfrutava da posse e afetiva das terras. Mesmo na América, as atividades colonizadoras lusas tocavam apenas terras esparsas próximas ao litoral. Não havia como assegurar nenhum tipo de exclusividade, nem mesmo segredo.
Ao obterem terras nas Américas, muitas empresas coloniais d as nações concorrentes adotaram os métodos portugueses. Comerciantes ingleses, franceses e holandeses, par a resolver o problema da falta de trabalhadores na s suas respectivas áreas coloniais, recorrera m ao tráfico de africanos escravizados. De modo geral, seguiram o mesmo padrão luso: fazer alianças com líderes africanos, com o intuito de montar suas próprias redes de tráfico de escravizados. Na América, onde fosse possível, estimulavam o cultivo dos artigos bem - aceitos na África.
Montaram ainda suas próprias frotas de navios negreiros.
Dentre esses recém-chegados, logo se destacaram os comerciantes ingleses.
O tino para os negócios, a ousadia e a capacidade organizativa permitiram que os ingleses, a partir do século
XVIII, se tornassem os mais importantes traficantes de escravizados d o Atlântico.
Todo esse esforço para participar do tráfico tem uma explicação de peso:
Os altíssimos lucros do comércio de escravizados, que eram adquiridos por um preço relativamente baixo na África e negociados por valores muitas vezes mais elevados na América.
O ganho estimulou empreendedores e investidores de diversas regiões da Europa a garantir sua participação nesse negócio inescrupuloso.
Para refletir
Antes de o tráfico negreiro generalizar-se pelo Atlântico, a região banhada por esse oceano não era a mais próspera do planeta. Era através do oceano Índico que navegavam os navios mais carregados de riquezas, e era em seus portos que se realizavam as transações mais vultosas.
Pesquise os motivos que levaram o eixo do Atlântico a tornar-se mais rico do que o do Índico.
Devolutiva no e-mail:
Whatsapp: 9.9890.3850