ATIVIDADE DE HISTÓRIA - 8° ANOS A, B e C, Segundo Semestre
Professora: Maria Helena Andrade Schuster.
Nome:
Número:
Série:
Olá estimados alunos, a partir de agora estaremos juntos nas aulas de História do 8° anos A, B, e C. Desejo que estejam bem, em breve nos veremos. Cuidem-se.
TEMA: OS PROCESSOS DAS INDEPENDNENCIA NAS AMÉRICAS.
Contexto Histórico da Independência.
O processo de independência na América começou no século XVIII. Naquele período, as Treze Colônias, que eram de propriedade da Inglaterra, se manifestaram contra as cobranças cada vez mais intensas feitas por sua metrópole. A coroa inglesa implementou uma série de impostos que exigia muito dos colonos. Revoltados, estes organizaram manifestações e assumiram posturas radicais, tendo como resultado uma guerra entre colônia e metrópole.
A Independência foi fortemente influenciada pelas ideias do Iluminismo, principalmente o conceito de que todo povo possui o direito sagrado de lutar pela sua liberdade. Elas eram colonizadas pela Inglaterra, que até então estava preocupada apenas com os seus assuntos internos. Os colonos dessas treze regiões tinham liberdade de atuação comercial, bem como para estabelecer relações com as outras partes do mundo e ter suas próprias leis.
Nessa “guerra” a Inglaterra enfrentou a França, Espanha, entre outros. Por fim, conquistou a vitória, porém, para isso, foi necessário investir muito dinheiro em armamentos. Esse fato refletiu diretamente na sua relação com as Treze Colônias, pois ao mesmo tempo em que houve a vitória na guerra, as regiões foram enriquecendo.
A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra. Desde a derrota dos portugueses na Guerra das Laranjas, em 1801, as Relações Diplomáticas entre Portugal e França eram delicadas. Os franceses pressionavam os portugueses para que eles cortassem relações diplomáticas com a Inglaterra.
Em 1806, os franceses não tinham conseguido derrotar os ingleses e não tinham conseguido invadir seu território, protegido pela poderosa marinha inglesa. Sendo assim, como forma de enfraquecer a Inglaterra, Napoleão Bonaparte decidiu impor o Bloqueio Continental. Com essa medida, as nações europeias ficavam proibidas de receber embarcações inglesas e de enviar as suas a portos ingleses.
Já nesse momento, os portugueses começaram a cogitar a possibilidade de mudarem-se para o Brasil. Isso garantiria a liberdade de D. João, uma vez que ele estaria inalcançável a Napoleão Bonaparte. A tensão em Portugal era evidente pelo fato de que o país não queria ser forçado a abrir mão de sua aliança com a Inglaterra.
Mesmo com o Bloqueio Continental, os portugueses continuaram recebendo as embarcações inglesas, e, por isso, Napoleão Bonaparte deu um ultimato a eles para que acatassem uma série de imposições contra a Inglaterra até setembro de 1807. Isso levou a semanas de negociações entre franceses e portugueses para que a situação fosse resolvida, mas não houve acordo.
Após a leitura do texto, e com base nas aulas do CMSP responda o formulário do link abaixo e em seguida realize a pesquisa.
- Pesquise reportagens sobre as condições de vida da população indígena e negra brasileira na atualidade e responda. O contexto histórico do Brasil Colonial influenciou o contexto em que esses grupos vivem hoje em dia? Justifique sua resposta.
Bons estudos, se for necessário, assistam as aulas do CMSP mais de uma vez.
Qualquer dúvida estou a disposição para auxiliar.
Sugestões para realizar suas atividades: pesquisa em livros, revistas, mapas, enciclopédias, sites, etc.
Enviar no E-mail helenaschuster1308@outlook.com