Atividades com base nas aulas do Centro de Mídias de 25/06 e 26/06
EF69LP56- Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, a situação de produção e as características do gênero
EF09LP04B - Escrever textos, de acordo com a norma-padrão gramatical, que respeitem as estruturas sintáticas complexas no nível da oração e do período.
Exclusivo: conheça o texto do novo decreto do SAC
Por: Ivan Ventura
O decreto do SAC é a norma que define as regras para o atendimento ao cliente no Brasil. O novo texto traz novidades, como a reclamação por meio digital e inclui agora o e-commerce.
O governo já produziu a primeira versão do novo decreto do SAC — uma norma que confere as regras para o atendimento ao cliente destinados apenas as empresas dos setores regulados, tais como companhias aéreas, setor financeiro, telecomunicações, energia elétrica, entre outras
Em linhas gerais, trata-se de uma minuta, ou seja, um texto provisório que ainda será discutido com consumidores e empresas antes de efetivamente se tornar uma regra. No entanto, essa é a primeira manifestação oficial de um decreto que define o atendimento ao cliente no País.
A grande novidade é a criação de regras para o atendimento da reclamação dentro dos canais digitais das empresas. O texto afirma que as empresas deverão disponibilizar uma área no site da companhia para as queixas dos clientes e que deverá conter, entre outras coisas, a cópia do contrato, os documentos de cobranças dos últimos seis meses, o histórico das demandas do consumidor dos últimos seis meses, entre outras coisas.
O texto também define regras para a proteção de dados dos clientes. Na minuta, a empresa é responsável pelos dados e deverá comunicar a Secretaria Nacional do Consumidor caso exista um vazamento de dados. Além disso, a lei exige o armazenamento dos dados dos últimos 3 anos - hoje, o decreto define que as ligações devem ser armazenadas por cinco anos.
E-commerce monitorado
Um ponto que deve causar polémica é a inclusão do e-commerce no rol de setores que devem seguir o decreto. Hoje, como já mencionado, apenas setores regulados seguem à risca o decreto do SAC. A novidade é que a minuta prevê o monitoramento do comércio eletrônico. Isso ocorrerá por meio do envio de um relatório trimestral da empresa para Senacon com os seguintes dados: número de vendas realizadas, número de reclamações no SAC, o motivo da reclamação, o encaminhamento da solução, o número de consumidores que exerceram o direito de arrependimento, o tempo médio de resposta e o grau de satisfação do consumidor. Esse documento deverá ser assinado pelo presidente ou vice-presidente da companhia.
Telemarketing
Outra mudança é a criação de um horário para a oferta de produtos e serviços no SAC. De acordo com a minuta, o horário para ligações chamadas "ativas" será de segunda à sexta, das 8h às 18h. Recentemente, o Rio de Janeiro aprovou uma lei com essas mesmas características.
VENTURA, Ivan. Exclusivo: conheça o texto do novo decreto do SAC. Consumidor Moderno, jan. 2018.
Disponível em: <https://bit.Iy/2F5vIAf>. Acesso em: 5 set. 2018
PARTE A
- De acordo com o texto, essa versão trata-se de uma minuta. Responda:
- O que significa a palavra minuta? Explique seu significado no texto.
- Pesquise na internet se essa versão foi convertida em decreto. Caso não tenha sido, pesquise o andamento dessa proposta e as possíveis modificações.
- Releia o título e o subtítulo da reportagem.
- Qual fato deu origem à reportagem de acordo com o título e o subtítulo?
- Quais palavras colocam os fatos em evidência?
- Quais novidades são enfatizadas no subtítulo?
- Para quais empresas é válida essa versão do decreto?
- Explique como devem ser as regras para atendimento da reclamação nos canais digitais na empresa, de acordo com a minuta.
- Quais seriam as regras para a proteção dos dados do cliente? Explique-os.
- Como seria realizado o monitoramento do Poder Público pelo atendimento eletrônico? Explique.
- O que você acha das regras propostas na minuta? E as da versão final? Explique.
PARTE B - REFLEXÃO SOBRE O USO DA LÍNGUA
Conjunções coordenativas
- Releia o trecho da reportagem Exclusivo: conheça o texto do novo decreto do SAC para responder às questões que se seguem a ele.
O novo texto traz novidades, como a reclamação por meio digital e inclui agora o e-commerce.
- Como já vimos, oração é o enunciado que se organiza em torno de um verbo. Sendo assim, quantas e quais orações há nesse período?
- Que palavra ou expressão o autor usou para conectar as orações desse período?
- Que relação de sentido essa conjunção estabelece entre as orações no período?
Damos o nome conjunção ou locução conjuntiva à palavra ou expressão que relaciona duas orações ou liga dois termos que tenham função sintética idêntica. Observe o trecho abaixo, extraído do texto Os direitos do consumidor relativos ao SAC.
[...] o consumidor estabelece contato com empresas que lhe forneceram serviços ou produtos e pode abrir reclamações, solicitar informações e, até mesmo, cancelar o que foi contratado [por meio do SAC]
Nesse trecho, destacamos a conjunção ou, que liga as palavras serviços e produtos, e também a conjunção e, ligando as orações em que está inserida.
- Releia mais um trecho da reportagem Exclusivo: conheça o texto do novo decreto do SAC.
Na minuta, a empresa é responsável pelos dados e deverá comunicar a Secretaria Nacional do Consumidor caso exista um vazamento de dados.
- Quantas orações há nesse trecho? Como é possível saber?
- Escreva separadamente essas orações.
- Quais orações desse período são independentes e quais estabelecem uma relação de dependência entre si?
- Que conjunção conecta as orações estruturadas em torno do verbo "ser" e da locução verbal "deverá comunicar"?
- Agora, leia as informações sobre conjunções coordenativas e responda às questões a seguir.
As orações coordenadas podem ser conectadas por vírgulas ou conjunções/ locuções conjuntivas, às quais damos o nome conjunções coordenativas.
Essas conjunções/locuções conjuntivas podem expressar, na relação entre as orações coordenadas, o sentido de:
- Soma ou adição (aditivas): e, também, não somente, além de, além disso, ainda, nem.
- Oposição (adversativas): contudo, mas, porém, todavia, entretanto, no entanto.
- Alternância (alternativas): ou... ou, ora... ora, quer... quer, seja... seja, seja... ou.
- Explicação (explicativas): porque, visto que, já que, pois, por isso.
- Conclusão (conclusivas): portanto, por isso, então, por conseguinte, por fim, assim, logo, pois (depois do verbo).
- Leia os períodos
O crédito é uma boa opção para quem precisa parcelar ou financiar alguma compra. Porém, os cartões, cheques pré-datados ou crediários podem se tornar um inimigo para quem se perde no planejamento
- Quais conjunções coordenativas estão presentes nas orações desses períodos?
- Com que objetivo a conjunção "porém" foi empregada nesse trecho?
- Observe que a conjunção "ou" foi empregada duas vezes. Em que oração essa conjunção articula palavras de função sintática idêntica e em qual une orações?