quarta-feira, 15 de julho de 2020

Geografia 2º Anos EJA E Regular---Prof.º Claudio


ATIVIDADES PARA OS 2º ANOS EJA E REGULAR
PROFESSOR: CLAUDIO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA

TERROTÓRIO BRASILEIRO
DO ARQUIPÉLAGO AO CONTINENTE

Leia o texto e responda as atividades:

I
Com relação ao tema “Do Arquipélago ao Continente”, prosseguiremos ao estudo da formação territorial do Brasil com destaque para a importância das políticas de integração nacional que marcaram a formação do território.
A colonização do Brasil foi fundamental para o abastecimento de gêneros agrícolas às nações europeias, devido as suas condições climáticas (tropicalidade). Foram atividades produtivas com baixo nível técnico e caracterizadas por: latifúndios, monocultura (plantation) e trabalho escravo; as quais contribuíram para a formação de “ilhas” de povoamento do país.
Durante os séculos XVII e XVIII, ocorreu o maior povoamento do interior, por meio dos bandeirantes e da mineração, os quais motivaram o desbravamento bacia do Rio Amazonas e, também pela expansão da pecuária no vale do rio São Francisco e no sertão do Nordeste. Mas a maioria da população continuou próxima ao litoral, ocorrendo de fato a formação de “ilhas” de povoamento no interior. Algumas dessas “ilhas” duraram pouco tempo, esvaziando-se depois, como ocorreu nas áreas de mineração após o esgotamento das jazidas de ouro e diamantes, esses lugares foram abandonados. 
O território brasileiro foi se formando ao longo dos séculos XVI ao XX. Porém, a integração do território ainda não estava concluída. Havia de forma fragmentada os chamados ARQUIPÉLAGO ECONÔMICOS”, onde cada região econômica produzia seus produtos para exportação e essas regiões não se comunicavam entre si. Essa integração econômica só veio a ocorrer a partir da década de 1960. Assim, podemos apontar os mais importantes “arquipélagos econômicos” do território brasileiro. Na região Nordeste havia dois arquipélagos bem definidos. O litoral leste com a produção do açúcar e a região do centro norte, com polo em São Luís do Maranhão, com a produção do algodão. Na Amazônia, desenvolveu-se a importante atividade de extrativismo do látex para a produção da borracha. Já na região do Sudeste, destacou-se a atividade de cafeicultura, tendo São Paulo como seu grande centro produtor. Essas grandes regiões, com características econômicas específicas só vieram a se integrar a partir da década de 1960, com o processo de industrialização da região Centro-Sul, e a construção das grandes rodovias para escoamento da produção, fortalecendo consumo dos novos produtos oriundos da indústria pela sociedade brasileira. Nesse aspecto, surgiram novas capitais dos estados de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e a construção de Brasília (DF) que foram de grande relevância para essa integração do território nacional, e impuseram novos direcionamentos para os fluxos migratórios regionais.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

ATIVIDADE 

Leia com atenção e responda às questões a seguir.

  1. Após a leitura do texto, explique o que você entende pela expressão “arquipélagos econômicos”.

  1. A expressão “arquipélagos econômicos” se aplica no Brasil de hoje? Justifique a sua resposta.

  1. Quais relações foram estabelecidas no território brasileiro que contribuíram para a formação de “ilhas de atividades econômicas” e para a expansão territorial configurada em “arquipélagos econômicos”? Comente com o(a)s colegas e professor(a).


Encaminhar as atividades no e-mail ajcraus@hotmail.com