2º bimestre – 1º ano A, B e C
Caros (as) alunos (as),
Estamos vivendo um momento difícil devido à pandemia, porém não devemos deixar que ela atrapalhe o desenvolvimento das atividades escolares. Por isso, ainda há tempo para recuperarem o tempo perdido e porem em dias as atividades solicitadas no 2° bimestre, que se encerrará em 31/07. Vamos arregaçar as mangas!
Seguem os links das atividades:
Atividade 1: O que é literatura
Atividade 2: Qual a diferença entre texto literário e texto não literário?
Atividade 3: Denotação e Conotação
Atividade 4: Os gêneros literários
Atividade 5: Humanismo
Atividade 6: Produção textual (nova)
Todas as atividades, inclusive a redação, devem ser encaminhadas ao e-mail sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/07/2020. Não se esqueça de colocar nome, número e série.
Para realizar a atividade 6, pesquise em seu caderno o que é dissertação argumentativa e realize o que é solicitado a seguir:
TEXTO I
Me vê, pobre, preso ou morto,
Já é cultural.
Já é cultural.
Negro Drama/ Racionais.
TEXTO II
Não existe nada mais perigoso no Brasil do que ser um jovem negro
Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde mostram que mais da metade dos 52.198 mortos por homicídio em 2011 no país eram jovens, dos quais 71,44% eram negros (preto e pardos) e 93,03%, do sexo masculino. [...]
A violência contra jovens negros encontra abrigo no racismo arraigado na sociedade e nas instituições brasileiras e se agrava na relação com a polícia. A pesquisa Filtragem Racial: a Cor da Seleção do Suspeito aponta: a cor da pele é o principal motivo de suspeição policial. Cerca de 65% dos policiais entrevistados admitiram que pretos e pardos são priorizado nas abordagens.
Uma outra pesquisa, da Universidade Federal de São Carlos, demonstra que as principais vítimas da letalidade policial no estado de São Paulo são negros (61%), jovens (57% tinham até 24 anos) e homens (97%). Por outro lado, os policiais militares envolvidos em ocorrências com mortes são na maioria brancos (79%), têm entre 25 e 39 anos (73%) e são homens (97%). A taxa de flagrantes com negros é mais que dobro daquela verificada com brancos. [...]
Uma pesquisa de opinião pública realizada em 2012 pelo Datasenado revela que, para 55,8% da população, a morte de um jovem negro choca menos do que a morte de um jovem banco.
Trevisan, Maria Carolina. Não existe nada mais perigoso no Brasil do que ser um jovem negro. Revista TRIP. 15/04/2014
TEXTO III
A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo na modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema A persistência do racismo na sociedade brasileira. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista. A redação deverá ser apresentada a tinta na cor azul ou preta. Mínimo de 25 linhas.