sexta-feira, 17 de julho de 2020

Língua Portuguesa 7º Ano A---Prof.ª Suellen-----Recuperação

2º bimestre – 7º ano A
Caros (as) alunos (as),

Estamos vivendo um momento difícil devido à pandemia, porém não devemos deixar que ela atrapalhe o desenvolvimento das atividades escolares. Por isso, ainda há tempo para recuperarem o tempo perdido e porem em dias as atividades solicitadas no 2° bimestre, que se encerrará em 31/07. Vamos arregaçar as mangas!

Seguem os links das atividades:






Atividade 6: Produção de texto (novo)
    Leia o texto abaixo sobre o gênero notícia:

O que é uma notícia?
A notícia é um tipo textual que possui o objetivo de informar o leitor sobre determinado assunto. Esse tipo textual vai tratar dos mais diversos conteúdos, como política, acontecimentos pelo mundo, questões relacionadas à saúde e muitos outros. 
A notícia vai buscar trazer o maior número de informações possível, respondendo às seguintes perguntas: “O quê?”, “Como?”, “Quando?”, “Onde?”, “Quem?” e “Por quê?”. 
A resposta às questões deverá ser feita de maneira impessoal, sem expressar a intenção ou opinião do jornal ou jornalista. 
A seguir vamos te contar sobre as principais características deste tipo textual. Confira!

Quais as características de uma notícia?
Agora que você já conhece um pouquinho sobre o que é a notícia, vamos te mostrar as suas principais características. Acompanhe!

1. Gênero textual 
A notícia faz parte do gênero textual propagandístico. Este gênero é composto por textos que podem passar a intenção de venda, como os anúncios e as propagandas.
Além de textos com o objetivo de venda, o gênero propagandístico também abarca textos como a notícia, que possuem a intenção única e exclusiva de transmitir informação.

2. Tamanho da notícia
O tamanho da notícia irá variar de acordo com o seu conteúdo. As notícias têm o objetivo de informar o leitor a respeito de determinado assunto, portanto, irão utilizar recursos linguísticos suficientes para passar o maior número de informações que conseguirem.
Se for um assunto muito importante e extenso, a notícia será um pouco maior, caso o assunto seja menor ou não seja tão importante, a notícia pode ser menor e conter menos detalhes. 
3. Linguagem adequada
A linguagem das notícias, de modo geral, é formal, direta e impessoal. Porém, a linguagem pode ser adaptada, a depender do assunto que está sendo tratado.
Os jornais, virtuais ou impressos, possuem várias divisões. Eles vão tratar de temas como política, esporte, cultura, Brasil, mundo, celebridades etc., certo? Pois bem, todos esses temas serão noticiados no jornal, mas a linguagem poderá se adaptar para atingir o público específico daquele assunto.
Uma notícia sobre política ou economia, por exemplo, tem a tendência de ser muito mais formal do que uma notícia que trate de esportes ou celebridades.
Os adjetivos e palavras subjetivas tendem a ser evitados, já que a ideia é que o autor não transmita a sua opinião na notícia. 
Como a linguagem tende a ser imparcial, a predominância é que a notícia seja escrita ou falada em primeira pessoa do plural: “eles”, “deles” e suas variações. 

4. Imparcialidade 
Uma das principais características do tipo textual notícia é a imparcialidade. Os autores que produzem uma notícia devem utilizar palavras e expressões neutras para não induzir os leitores a se posicionarem contrários ou favoráveis a determinado assunto.
Porém, sabemos que a imparcialidade é muito difícil de ser atingida. É necessário buscá-la sempre, claro, mas é também necessário entender que ela é quase que uma utopia. Todas as pessoas possuem posicionamentos em sua vida e, às vezes, isso pode transparecer quando ela escreve uma notícia ou outra.
Portanto, é ideal procurar se informar por notícias de jornais sérios que passem o máximo de imparcialidade possível. 
Muito bem, agora que você conhece as suas principais características, veja como a notícia pode ser cobrada.

Qual a estrutura de uma notícia?
A notícia costuma seguir uma estrutura específica e é ela que vamos te mostrar neste tópico. Confere só:
1. Título
Toda notícia possui um título. Este título deve ser chamativo, para que o leitor se interesse pelo tema e queira ler mais sobre ela. Veja um exemplo de título de uma notícia retirada do G1:
  • “Especialistas criticam novo protocolo de hidroxicloroquina e cloroquina; veja a repercussão”

2. Lide
Após o título, todas as notícias possuem o lide. O lide é uma introdução, bastante breve, sobre o assunto que será abordado naquele texto. Ele deve apresentar as principais informações que serão abordados durante o desenvolvimento e deve seguir uma ordem de importância. 
O lide, assim como o título, possui uma imensa importância para prender a atenção dos leitores e fazer com que eles sigam na leitura até o final.
É também no lide que algumas perguntas devem ser respondidas. Essas perguntas são:
  • O quê?
  • Como?
  • Quando?
  • Onde?
  • Quem?
  • Por quê?
Essas questões fazem parte da estrutura da notícia e servem para trazer a maior riqueza de detalhes possível. Veja um exemplo de lide, retirado de uma notícia do G1:
  • “O Ministério da Saúde divulgou nesta quarta-feira (20) o novo protocolo que libera no Sistema Único de Saúde (SUS) o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19. Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.”
Perceba como a lide responde às questões:
  • O quê? “o novo protocolo que libera o uso da cloroquina e da hidroxicloroquina até para casos leves de Covid-19”
  • Quem? “O Ministério da Saúde”
  • Quando? “nesta quarta-feira (20)”
  • Onde? “no Sistema Único de Saúde (SUS)”

Por quê? “Até então, o protocolo previa os remédios para casos graves.”

3. Desenvolvimento e apresentação dos fatos

Após o título e o lide da notícia, temos o desenvolvimento e a apresentação dos fatos no decorrer da leitura. 
Nesta parte, o jornalista que produziu a notícia apresentará as informações necessárias para informar o leitor sobre o assunto que está sendo trabalhado na notícia. Veja um exemplo de desenvolvimento retirado da notícia do G1:
“Veja a repercussão de alguns especialistas:

Michael Ryan, diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS)

“Nem a cloroquina nem a hidroxicloroquina têm sido efetivas no tratamento da Covid-19 ou nas profilaxias contra a infecção pela doença. (…) Nós temos agora ensaios (clínicos – pesquisas) do Solidarity (iniciativa internacional em busca de tratamentos para a Covid-19) em vários países, nos quais a cloroquina e a hidroxicloroquina estão incluídas. Como OMS, nós recomendamos que, para a Covid-19, essas drogas sejam reservadas para uso dentro desses ensaios.”
Nesta notícia, o jornalista traz as repercussões entre especialistas da área da saúde para tratar do assunto previamente exposto no título e no lide.
Fonte: https://blog.imaginie.com.br/noticia/ Acesso em 16 jul 2020.


Vamos usar a criatividade?!
    Após ler sobre a estrutura de uma notícia, produza uma em que a vacina para a Covid 19 tenha sido encontrada e a vida das pessoas no mundo tenha melhorado. Faça um desenho para ilustrar sua notícia.  Use usa criatividade!

Obs.: Todas as atividades, inclusive a notícia, devem ser encaminhadas ao e-mail sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até o dia 27/07/2020. Não esqueça de se identificar como nome e número.