ASPECTOS GERAIS DA HISTÓRIA DA GRÉCIA ANTIGA
A Grécia Antiga é a época da história grega que se estende do século XX ao século IV a.C. Quando falamos em Grécia Antiga não estamos nos referindo a um país unificado e sim num conjunto de cidades que compartilhavam a língua, costumes e algumas leis. Muitas delas eram até inimigas entre si como foi o caso de Atenas e Esparta.
No Período Clássico, os gregos procuraram cultivar a beleza e a virtude desenvolvendo as artes da música, pintura, arquitetura, escultura, etc.
Com isso, acreditavam que os cidadãos seriam capazes de contribuir para o bem-comum. Estava lançada, assim, a democracia. A democracia era o governo exercido pelo povo, ao contrário dos impérios que eram liderados por dirigentes que eram considerados deuses, como foi o caso do Egito dos Faraós. A democracia desenvolveu-se principalmente em Atenas, onde os homens livres tinham oportunidade de discutir questões políticas em praça pública.
Cada pólis ( cidade-Estado) tinha sua própria organização social e algumas, como Atenas, admitiam a escravidão, por dívida ou guerras. Por sua vez, Esparta, tinha poucos escravos, mas possuíam os servos estatais, que pertenciam ao governo espartano : os hilotas. Ambas as cidades tinham uma oligarquia rural que os governava. Também em Atenas verificamos a figura dos estrangeiros chamados metecos. Só era cidadão quem nascia na cidade e por isso, os estrangeiros não podiam participar das decisões políticas da polis.
A economia grega se baseava em produtos artesanais, na agricultura e no comércio. Os gregos faziam produtos em couro, metal e tecidos. Estes davam muito trabalho, pois todas as etapas de produção - desde a fiação até o tingimento - eram demoradas.
Os cultivos estavam dedicados às vinhas, oliveiras e trigo. A isto somavam-se à criação de animais de pequeno porte, principalmente cabras e ovelhas.
O comércio ocorria entre as cidades gregas, nas margens do Mediterrâneo e afetava toda sociedade grega. Para realizar as trocas comerciais se usava a moeda "dracma". Havia tanto o pequeno comércio do agricultor, que levava sua colheita ao mercado local, quanto o grande comerciante, que possuía barcos que faziam toda rota do Mediterrâneo. Foi a escassez de terras férteis na Grécia, aliado ao crescimento populacional, que provocou a expansão colonial grega ao longo do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo nos século VIII e VII antes de Cristo. Por isso, os gregos, criaram várias colônias nessas regiões.
ROTEIRO DE QUESTÕES:
1- O que se entende por Grécia Antiga? A Grécia antiga era um país unificado? Explique.
2-No Período Clássico, o que os gregos procuravam cultivar? O que era a democracia e como ela se diferenciava do Antigo Egito?
3-Em qual cidade grega a democracia se desenvolveu?
4-Como alguém tornava-se escravo na sociedade de Atenas?
5-Na sociedade de Esparta, quem ,eram os hilotas?
6-Em Atenas, os metecos tinham direitos políticos? Explique.
7-Em que se baseava a economia grega? Com quais materiais os gregos faziam seus produtos?
8-Que produtos os gregos cultivavam? Quais eram os principais animais que os gregos criavam ?
9-Indique a importância do comércio para os gregos antigos. Que moeda era usada por eles?
10-Que fatores fizeram com que os gregos colonizassem regiões ao longo do Mar Negro e do Mar Mediterrâneo? Quando essa expansão marítima e comercial dos gregos aconteceu?
Encaminhar as atividades no e-mail abaixo.