sexta-feira, 10 de julho de 2020

Projeto de Vida----2ª Série A, B, C----Prof.ª Patrícia Lopes---2º Bimestre



Roteiro de atividades- Projeto de vida- Prof° Patrícia – Série/ Turma 2°A, B e C
Semana de 29/6 a 03/7

Objetivo: Perceber a escrita como ferramenta de construção importante para desenvolvimento de um Projeto de vida e tomar consciência do que se quer e do que você não sequer para a vida.
Competências: Autoconhecimento, criatividade, planejamento, organização e crescimento pessoal.

“Conheça-te a ti mesmo, e conhecerás os deuses e o universo.”
Inscrição no Oráculo de Delfos


“Que possamos ser os autores da nossa vida, escolhendo como queremos escrever a nossa história. Muitas vezes, não podemos mudar os fatos, mas podemos mudar a forma de encará-los, e mais importante: podemos nos transformar positivamente diante das mais diversas experiências, sejam boas ou ruins – isso depende de como as vemos. Assim, sempre podemos escolher como vamos sentir, pensar e agir. Todos nós temos algo a dizer, uma mensagem que ansiamos morar da cabeça em direção ao papel... E tirá-la do papel para colocá-la no mundo! Quando lemos a nossa criação, podemos nos reconhecer, reencontrar, recriar... E ir além!”
(Gabriele Ribas)

Todo projeto é pensado e depois é preciso colocá-lo no papel. A escrita é extremamente necessária para o Projeto de Vida, nos ajuda a organizar nossos objetivos e a definir nossos passos.

Atividade reflexiva: Você acredita que a escrita pode ser uma ferramenta de autoconhecimento? Como?

Atividade 1: Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo.
Instruções: Escreva um poema começando com EU SOU... Não se preocupe com rimas, com certo ou errado... Escreva livremente... EU SOU... E continue escrevendo...EU SOU... Perceba quem você é e como você está. Conecte-se com o seu eu interior e escreva-se.
Sugestão: Uma possível variação deste exercício é começar a escrever com a expressão EU ESTOU...e/ou     EU QUERO SER...

Indicações de leitura e filmes sobre a importância da escrita:

Filme Escritores da Liberdade 

Livro O diário de Anne Frank 




Um caminho é só um caminho?

“Um caminho é só um caminho, e não há desrespeito a si ou aos outros em abandoná-lo, se é isto que o coração nos diz... Examine cada caminho com muito cuidado e deliberação. Tente-o muitas vezes, tanto quanto julgar necessário. Só então pergunte a você mesmo, sozinho, uma coisa... Este caminho tem coração? Se tem, o caminho é bom, se não tem, ele não lhe serve. Um caminho é só um caminho.”
(Carlos Castañeda)


Atividade 2:  Saber o que é ou não preciso para a realização do meu Projeto de vida.

Instruções: Desenhe um coração e coloque dentro dele tudo o que você deseja para a sua vida: sonhos, projetos, pessoas, experiências, virtudes, qualidades etc. Do lado de fora do coração, anote o que você não quer que esteja presente na sua vida.

Reflexões:Observe o que você precisa fazer para ter mais perto aquilo que você deseja encontrar no seu caminho. Reconheça os seus valores pessoais e tudo aquilo que é importante para você.

-Devolutivas e avaliação
    As atividades devem ser enviadas para o e-mail do patricialdomingos@yahoo.com.br até 20/07/2020 e caso não seja possível, as mesmas devem ser entregues no retorno às aulas presenciais.
-Observações
Além das atividades descritas acima deve-se ainda realizar um pequeno resumo das aulas assistidas no CMSP. Anote em seu caderno o assunto da aula, o que você entendeu e as suas dúvidas.
 Acessem e curtam a página Dilemas contemporâneos – Projeto de vida através do link https://www.facebook.com/educalauroemprojetodevida/ criada especialmente para a troca de vivências sobre o assunto.
*Observação: Atividade adaptada do Caderno do Eu de Gabriela Ribas