Atividade 1SA
Cadeia alimentar
Cadeia alimentar é a relação entre matéria e energia que os seres vivos utilizam para sobreviver, ou seja, as relações necessárias para a busca de energia por meio da alimentação. De forma simplificada, pode-se classificar como cadeia alimentar a sequência de organismos que servem de alimento uns para os outros.
Produtores são aqueles que, através de moléculas inorgânicas, são capazes de produzir seu próprio alimento (chamados autótrofos). Eles compõem o primeiro nível trófico das cadeias alimentares e são essenciais para o equilíbrio dos ecossistemas. Como o exemplo da cadeia alimentar acima os produtores são as plantas.
Consumidor primário são aqueles que se alimentam de produtores (plantas). No exemplo acima temos a capivara, que pode ser chamada também de herbívora por so comer vegetais.
Consumidor secundário são aqueles que se alimentam dos consumidores primários. No exemplo acima temos a onça que é carnívora (só come carne) e vai se alimentar da capivara.
Uma cadeia alimentar pode continuar até o consumidor terciário, quaternário, etc.
Decompositores no final da cadeia alimentar temos restos de organismos como os animais e os vegetais que vão ser decomposto por fungos e bactérias.
A teia alimentar é quando vários organismos se alimentam do mesmo alimento, no exemplo acima temos os produtores que são os vegetais vão alimentar o gafanhoto, o pássaro, e o inseto que são herbívoros ou consumidor primário. O pássaro vai se alimentar do vegetal e do gafanhoto, a cobra se alimenta do sapo e do pássaro, e o gavião se alimenta da cobra.
Níveis tróficos nada mais são do que grupos de organismos que possuem hábitos de alimentação semelhantes e que conseguiram seu alimento pelo mesmo número de passos em uma cadeia alimentar. Todas as plantas, por exemplo, ocupam o mesmo nível trófico, assim como todos os animais herbívoros.
Fluxo unidirecional é transferência de energia de um nível trófico a outro, sem retorno, é denominada fluxo unidirecional de energia. Havendo perda de energia em cada nível trófico, conclui-se que quanto mais curta for a cadeia alimentar, maior será a quantidade de energia disponível para o nível trófico mais elevado.
Heterótrofo esses organismos são a base de todas as cadeias. Os seres heterotróficos (do grego heteros, “outro”, e trophos, “alimentador”) são aqueles que não são capazes de produzir seu próprio alimento, necessitando de matéria orgânica já previamente produzida.
Exercícios
O que são produtores?
O que são decompositores?
3) As cadeias alimentares mostram as relações de alimentação observadas em um ecossistema. Sobre as cadeias alimentares, marque a alternativa correta.
a) Nas cadeias alimentares, um mesmo organismo pode ocupar diferentes níveis tróficos.
b) As cadeias alimentares sempre se iniciam com os decompositores.
c) Consumidores secundários são sempre herbívoros.
d) Nas cadeias alimentares, observa-se o fluxo unidirecional dos nutrientes e da energia.
e) Na cadeia alimentar, os organismos heterotróficos são chamados de produtores.
4) Sobre os diferentes níveis tróficos observados em cadeias e teias alimentares, marque a alternativa incorreta.
a) Organismos fotossintetizantes fazem parte dos produtores.
b) No nível de decompositores, encontramos, por exemplo, os fungos, organismos autotróficos.
c) Consumidores são organismos incapazes de sintetizar seu próprio alimento.
d) Os consumidores que se alimentam dos produtores são chamados de consumidores primários.
e) A cada nível trófico parte da energia é perdida.
5) No Pantanal existe um grande número de ecossistemas aquáticos, formados por rios, lagoas e áreas inundáveis. Dá-se o nome de fitoplâncton à comunidade de algas microscópicas que crescem abundantemente nesses ambientes. Esses organismos exercem em seus ecossistemas a função de:
a) Consumidores primários.
b) Consumidores secundários.
c) Consumidores terciários.
d) Produtores primários.
e) Decompositores.