segunda-feira, 24 de maio de 2021

Atividade de Física 2º Bimestre (Noturno)---3ºC e 3ºD -Prof.ª Cláudia

 ESCOLA ESTADUAL  PROF DR.LAURO PEREIRA TRAVASSOS

DISCIPLINA : FÍSICA – Profa. Cláudia – 24/05/2021

Séries : Ensino Médio – 3ºC e 3ºD - Noturno

Atividade III  – Campos e Forças Eletromagnéticas

Dando continuidade nos estudos de eletromagnetismo, seguir o roteiro abaixo :

  1. Caderno Aluno SP Faz Escola, págs 46 á 55

  1. Ler e anotar em tópicos o que achar mais importante, isso o ajudará entender melhor e caso tenha alguma dúvida, faça uma anotação ao lado e me envie para que eu possa esclarecer;

  1. Assistir aos vídeos abaixo no Centro de Mídias

Link  : https://www.youtube.com/watch?v=Q7HslyL0rxw


Exercícios :

  1. Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.

Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta ( ↑ → ↓ ←) que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada. Qual o sentido do campo magnético, considerando as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 ??

  1. Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.

Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:

a) somente a barra CD é ímã.

b) somente as barras CD e EF são ímãs.

c) somente as barras AB e EF são ímãs.

d) somente as barras AB e CD são ímãs.

e) AB, CD e EF são ímãs.

3) Observe a figura abaixo e responda :

Descrição: Sequência de Aulas - Eletroímãs - Passo a passo - Disciplina - Física

  1. Com base em suas pesquisas sobre imãs e sua relação eletromagnética. Comente com suas palavras a figura acima.


4) Assista o Vídeo – Link : https://www.youtube.com/watch?v=aSyFEh1rFQU


Com base no vídeo acima, material de apoio do Caderno Aluno SP Faz Escola, responder  :

a) O que representam as pequenas agulhas ao redor do ímã? 

b)  O que acontece com a agulha da bússola quando o ímã é movimentado ao seu redor? 

c) Quando se marca para mostrar o medidor de campo e o movimenta, o que se observa em relação ao campo magnético, quando o medidor se aproxima do imã?

d) Quando se marca a caixa de seleção “planeta Terra”. Como são mostradas as polaridades do ímã? Explique em poucas palavras porque elas aparecem dessa forma.


Todos alunos (enviar a foto legível) ou documento em word se for digitada – ambos como “anexo” 

- enviar essa atividade até 11/06/2021, com NOME, NRº e SÉRIE,

 para o email : claudiannascimento@prof.educacao.sp.gov.br

Dúvidas estou á disposição podem me escrever!

Obrigada e bons estudos!