ESCOLA ESTADUAL PROF DR.LAURO PEREIRA TRAVASSOS
DISCIPLINA : FÍSICA – Profa. Cláudia – 24/05/2021
Séries : Ensino Médio – 3ºC e 3ºD - Noturno
Atividade III – Campos e Forças Eletromagnéticas
Dando continuidade nos estudos de eletromagnetismo, seguir o roteiro abaixo :
Caderno Aluno SP Faz Escola, págs 46 á 55
Ler e anotar em tópicos o que achar mais importante, isso o ajudará entender melhor e caso tenha alguma dúvida, faça uma anotação ao lado e me envie para que eu possa esclarecer;
Assistir aos vídeos abaixo no Centro de Mídias
Link : https://www.youtube.com/watch?v=Q7HslyL0rxw
Exercícios :
Um ímã em forma de barra, com seus polos Norte e Sul, é colocado sob uma superfície coberta com partículas de limalha de ferro, fazendo com que elas se alinhem segundo seu campo magnético. Se quatro pequenas bússolas, 1, 2, 3 e 4, forem colocadas em repouso nas posições indicadas na figura, no mesmo plano que contém a limalha, suas agulhas magnéticas orientam-se segundo as linhas do campo magnético criado pelo ímã.
Desconsiderando o campo magnético terrestre e considerando que a agulha magnética de cada bússola seja representada por uma seta ( ↑ → ↓ ←) que se orienta na mesma direção e no mesmo sentido do vetor campo magnético associado ao ponto em que ela foi colocada. Qual o sentido do campo magnético, considerando as configurações das agulhas das bússolas 1, 2, 3 e 4 ??
Um professor de Física mostra aos seus alunos 3 barras de metal AB, CD e EF que podem ou não estar magnetizadas. Com elas, faz três experiências que consistem em aproximá-las e observar o efeito de atração e/ou repulsão, registrando-o na tabela a seguir.
Após o experimento e admitindo que cada letra pode corresponder a um único polo magnético, seus alunos concluíram que:
a) somente a barra CD é ímã.
b) somente as barras CD e EF são ímãs.
c) somente as barras AB e EF são ímãs.
d) somente as barras AB e CD são ímãs.
e) AB, CD e EF são ímãs.
3) Observe a figura abaixo e responda :
Com base em suas pesquisas sobre imãs e sua relação eletromagnética. Comente com suas palavras a figura acima.
4) Assista o Vídeo – Link : https://www.youtube.com/watch?v=aSyFEh1rFQU
Com base no vídeo acima, material de apoio do Caderno Aluno SP Faz Escola, responder :
a) O que representam as pequenas agulhas ao redor do ímã?
b) O que acontece com a agulha da bússola quando o ímã é movimentado ao seu redor?
c) Quando se marca para mostrar o medidor de campo e o movimenta, o que se observa em relação ao campo magnético, quando o medidor se aproxima do imã?
d) Quando se marca a caixa de seleção “planeta Terra”. Como são mostradas as polaridades do ímã? Explique em poucas palavras porque elas aparecem dessa forma.
Todos alunos (enviar a foto legível) ou documento em word se for digitada – ambos como “anexo”
- enviar essa atividade até 11/06/2021, com NOME, NRº e SÉRIE,
para o email : claudiannascimento@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas estou á disposição podem me escrever!
Obrigada e bons estudos!