ESCOLA ESTADUAL PROF DR.LAURO PEREIRA TRAVASSOS
DISCIPLINA : FÍSICA – Profa. Cláudia – 31/05/2021
Séries : EJA - 2ºSA e 2ºSB - Noturno
Atividade IV – Ondas Eletromagnéticas.......
O que você entende por ressonância???
Material de apoio : fazer leitura Caderno Aprender Sempre Págs. 97 a 99 e;
Assistir a vídeo aula no Centro de Mídias :
04/08 - 2ª série EM - Física - As ondas nossas de cada dia (é essa data mesmo é uma reprise de 13/05/2021) * vamos retomar abordando frequência, ressonância e ondas eletromagnéticas...
Link abaixo :
https://www.youtube.com/watch?v=IapXbxeW7qA
Responder :
Pensando em transferência de energia, conte-me com suas palavras o que conseguiu entender sobre o conceito de ressonância.
Com base no conceito de ressonância, como você explica a quebra de uma taça de cristal com uma nota musical intensa?
Sabemos que a frequência é uma grandeza empregada em situações cíclicas, que indicam o número de vezes que determinado evento acontece em um determinado intervalo de tempo. Representada matematicamente pela equação : V= d / t
onde : v = velocidade; d = distância e t = tempo, se pensarmos na distância percorrida como um comprimento de onda representado por ( λ – lâmbda, letra grega), então o tempo que a onda gasta para percorrer a distância é o inverso da frequência (f) que chamamos de período T = 1
f
Substituindo na expressão da velocidade temos : V = d = 1 → V = λ . f
t 1 / f
Para um mesmo meio de propagação, quanto maior for o comprimento de uma onda, menor será sua frequência, e vice-versa, representado pela equação : V = λ . f
Com base nisso :
Uma corda possui comprimento de 2,1m e vibra com freqüência de 200Hz. Calcule a velocidade de propagação da onda nessa corda. Dado λ = 1,4 m
Todos alunos (enviar a foto legível) ou documento em word se for digitada – ambos como “anexo”
- enviar essa atividade até 18/06/2021, com NOME e SÉRIE, para o email : claudiannascimento@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas estou á disposição podem me escrever! Obrigada e bons estudos!