EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS
Língua Portuguesa Profª Helenice
Série: 8º anos ( A,B e C)
Aula complementar ao CMSP.
Leia com atenção e realize o que se pede.
Características e estrutura do artigo de opinião:
O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
Para além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.
Estrutura
Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:
Introdução com tese
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.
Desenvolvimento com argumentação
Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.
Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.
Conclusão
A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos.
Produção textual: artigo de opinião.
TEMA: A internet nos tornará uma sociedade mais integrada.
A modalidade argumentativa será tanto melhor quanto for seu poder de argumentação. Por isso, antes de começar a redigir, faça um plano de trabalho seguindo estes passos:
1. Primeiramente, defina qual será a posição a ser tomada diante do tema: sim ou não.
2. Em seguida, com base nos textos lidos e em suas próprias ideias, selecione os argumentos que fundamentam seu ponto de vista e pense sobre como vai desenvolver cada um deles.
3. Por último, pense em como dar uma conclusão interessante ao texto. Concluindo o texto, dê a ele um título bem atraente. Faça, com a ajuda do professor, uma revisão gramatical e uma avaliação de sua produção textual. Reescreva-o e, depois, socialize-o com toda a turma.
4. Utilize seu caderno de anotações para a produção do texto.
Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8° ano, v. 2, p. 26.
Autoavaliação
Autoavaliação
Realize uma autoavaliação em relação ao texto produzido
Avalie seu texto argumentativo.
Verifique se seu texto apresenta:
1. Um ponto de vista claramente defendido sobre o tema em discussão.
2. Argumentos claros que fundamentam seu ponto de vista.
3. Uma conclusão que retome, sintetize e/ou confirme o ponto de vista defendido inicialmente.
4. Uma linguagem clara e objetiva, atendendo ao padrão culto da língua.
Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8° ano, v. 2, p. 26 (quadro adaptado).
OBS. Para facilitar a realização desta atividade, sugiro que assista novamente a aula do CMSP do dia 28/05/2021
https://www.youtube.com/watch?v=LAG0dkc-wtY
As atividades devem ser respondidas no caderno, em seguida fotografe e envie para o e-mail indicado.
Enviar para o e-mail : helenicejesus@prof.educacao.sp.gov.br