segunda-feira, 31 de maio de 2021

Atividade de Língua Portuguesa 2º Bimestre 8º Ano A, B e C----Prof.ª Helenice

 EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS

Língua Portuguesa              Profª Helenice 

Série:       8º anos ( A,B e C)   

Aula complementar ao CMSP.

Leia com atenção e realize o que se pede.

Características e estrutura do artigo de opinião:

O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.


Para além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.

Estrutura

Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:

Introdução com tese

Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.

Desenvolvimento com argumentação

Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.

Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida.

Conclusão

A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos. 


Produção textual: artigo de opinião. 

TEMA: A internet nos tornará uma sociedade mais integrada.

A modalidade argumentativa será tanto melhor quanto for seu poder de argumentação. Por isso, antes de começar a redigir, faça um plano de trabalho seguindo estes passos: 

1. Primeiramente, defina qual será a posição a ser tomada diante do tema: sim ou não. 

2. Em seguida, com base nos textos lidos e em suas próprias ideias, selecione os argumentos que fundamentam seu ponto de vista e pense sobre como vai desenvolver cada um deles.

3. Por último, pense em como dar uma conclusão interessante ao texto. Concluindo o texto, dê a ele um título bem atraente. Faça, com a ajuda do professor, uma revisão gramatical e uma avaliação de sua produção textual. Reescreva-o e, depois, socialize-o com toda a turma.

4. Utilize seu caderno de anotações para a produção do texto.

Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8° ano, v. 2, p. 26.

Autoavaliação

               Autoavaliação

Realize uma autoavaliação em relação ao texto produzido

Avalie seu texto argumentativo. 

Verifique se seu texto apresenta: 

1. Um ponto de vista claramente defendido sobre o tema em discussão.

2. Argumentos claros que fundamentam seu ponto de vista.

3. Uma conclusão que retome, sintetize e/ou confirme o ponto de vista defendido inicialmente. 

4. Uma linguagem clara e objetiva, atendendo ao padrão culto da língua.

Aprender Sempre, 2020. Caderno do Aluno, Língua Portuguesa, 8° ano, v. 2, p. 26 (quadro adaptado).

OBS. Para facilitar a realização desta atividade, sugiro que assista novamente a aula do CMSP do dia 28/05/2021   

 https://www.youtube.com/watch?v=LAG0dkc-wtY


As atividades devem ser respondidas no caderno, em seguida fotografe e envie para o e-mail indicado.


Enviar para o e-mail : helenicejesus@prof.educacao.sp.gov.br