segunda-feira, 24 de maio de 2021

Atividade de Filosofia 2º Bimestre-----1ª Séries A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L-----Prof.º Geraldo

Atividade de Filosofia 1ª Séries – 2º Bimestre – Atividade 1

Semana de 03/05/2021 a 28/05/2021

Data de Entrega do Trabalho: 28/05/2021

Turmas: 1ª Séries A, B, C, D, E, F, G, H, I, J, K, L 

Professor: Geraldo Pereira Chagas

Habilidade: As narrativas e as linguagens da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas na compreensão de diferentes ideias, eventos e processos.

Unidade Temática: Como os meus desejos podem ser compatibilizados com a cidadania?

Objeto de conhecimento: As origens da Filosofia e a atitude filosófica. Os períodos e os campos de investigação da atividade filosófica.


TEXTO I - Apologia de Sócrates I - O que vós, cidadãos atenienses, haveis sentido, com o manejo dos meus acusadores, não sei; certo é que eu, devido a eles, quase me esquecia de mim mesmo, tão persuasivamente falavam. Contudo, não disseram, eu o afirmo, nada de verdadeiro. Mas, entre as muitas mentiras que divulgaram, uma, acima de todas, eu admiro: aquela pela qual disseram que deveis ter cuidado para não serdes enganados por mim, como homem hábil no falar. Mas, então, não se envergonham disto, de que logo seriam desmentidos por mim, com fatos, quando eu me apresentasse diante de vós, de nenhum modo hábil orador? Essa me parece a sua maior imprudência, se, todavia, não denominam “hábil no falar” aquele que diz a verdade. Porque, se dizem exatamente isso, poderei confessar que sou orador, não porém à sua maneira. Assim, pois, como acabei de dizer, pouco ou absolutamente nada disseram de verdade; mas, ao contrário, eu vo-la direi em toda a sua plenitude. Contudo, por Zeus, não ouvireis, por certo, cidadãos atenienses, discursos enfeitados de locuções e de palavras, ou adornados como os deles, mas coisas ditas simplesmente com as palavras que me vieram à boca; pois estou certo de que é justo o que eu digo, e nenhum de vós espera outra coisa. Em verdade, nem conviria que eu, nesta idade, me apresentasse diante de vós, ó cidadãos, como um jovenzinho que estuda os seus discursos. E todavia, cidadãos atenienses, isso vos peço, vos suplico: se sentirdes que me defendo com os mesmos discursos com os quais costumo falar nas feiras, perto dos bancos, onde muitos de vós tendes ouvido, e em outros lugares, não vos espanteis por isso, nem provoqueis clamor. Porquanto, há o seguinte: é a primeira vez que me apresento diante de um tribunal, na idade de mais de setenta anos: por isso, sou quase estranho ao modo de falar aqui. Se eu fosse realmente um forasteiro, sem dúvida, perdoaríeis, se eu falasse na língua e maneira pelas quais tivesse sido educado; assim também agora vos peço uma coisa que me parece justa: permiti-me, em primeiro lugar, o meu modo de falar – e poderá ser pior ou mesmo melhor – depois, considerai o seguinte, e só prestai atenção a isso: se o que digo é justo ou não: essa, de fato, é a virtude do juiz, do orador – dizer a verdade. PLATÃO. Apologia de Sócrates. 

Trad. Maria Lacerda de Souza. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp. Acesso em: 15 jul. 2020

Ao realizar a leitura do trecho do TEXTO I - Apologia de Sócrates, desafio você a responder se este texto pode ser considerado um documento histórico. Seguindo o roteiro de investigação utilizado no material de História, no item 2.1, investigue e indague esta fonte respondendo: 

a) Qual a tipologia da fonte histórica?
b) Por qual sociedade foi produzida? Quem é seu autor?
c) Qual a intencionalidade?
d) Qual linguagem está sendo utilizada por essa sociedade na fonte/documento?
e) O que a fonte revela sobre o pensamento filosófico da sociedade, que a produziu e de que maneira essa fonte ajuda a entender o modo de vida de um povo, em uma determinada época?


https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/2021/01/Curr%C3%ADculo-em-A%C3%A7%C3%A3o_EM_1%C2%AA-s%C3%A9rie_volume-1.pdf
Página 283