terça-feira, 18 de maio de 2021

EJA---Atividade de Língua Portuguesa 1º SA e 1º SB------Prof.ª Dôra

 


Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra


1ºs anos - 1SA e 1SB  – 2º bimestre

Orientações: 

  1. As matérias deverão ser copiadas no caderno e as atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br  até 18/06/2021. 

  2. Não vou aceitar digitadas e sim copiadas no caderno.

                       Interpretação de texto:

                                    O Nome


    Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto.

— Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco pra mim? Eu não gosto desse nome porque vira Chico e o João falou que Chico é o nome até de macaco.
    A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:

— Ivete canivete põe no fogo e não derrete!

Foi pensando nisso que ela argumentou:
— Sabe, Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...

O Chico nem deixou que ela terminasse:
— Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito! — falou, convicto.

    De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana — que era a moça que cuidava dele — também passaram a chamá-lo assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome. Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
— Chico, cara de penico! Incomodam seus amiguinhos na escola.

No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande! Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia a paciência?

      Até que um dia ele foi viajar com os pais. Avistou um rio lindo, cheio de água e vida como jamais tinha visto e perguntou ao seu pai que rio era aquele. O pai respondeu:
      Esse é o Rio São Francisco meu filho, conhecido também como Velho Chico. É um dos rios mais importante do Brasil.
Emocionado, os olhos de Chico se encheram de lágrimas e a partir desse dia ele passou a ter muito orgulho do seu nome e percebeu que todos os nomes são bonitos e cheios de vida.

 1) Depois de ler, responda as questões:

a) Qual era a bronca do menino ? ____________________________________________________

b) Você concorda com ele? ____________________________________________________________


c) Você tem alguma bronca parecida? __________________________________________________

d) Você sabe quem escolheu o seu nome? Se você pudesse escolher o seu nome, qual escolheria? E porque?

_______________________________________________________________


e) Você sabe o significado do seu nome? Ou o motivo que recebeu esse nome?

_______________________________________________________________



f) Você conhece alguém que não goste do nome que tem? Você sabe a razão?

_______________________________________________________________



g) Qual é o nome mais popular em sua família? Por quê?

____________________________________________________________


h) Você tem um apelido? Explique o motivo:

_______________________________________________________________


i) Por que as pessoas usam apelidos na sua opinião?

_______________________________________________________________


             Diferenças nos usos dos PORQUES:

1) POR QUE / POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ

*a) Por que: é usado no início de perguntas.

  Ex: Por que você não foi à festa?

*b) por quê: é usado no final de pergunta.

  Ex: Você não foi a festa por quê?

*c) porque: é usado em respostas, explicações ou justificativas.

  Ex: Ele não foi a festa porque não quis.

*d) Porquê: é um substantivo usado que equivale a motivo, razão e sempre vem acompanhado do artigo.

  Ex: Fale o porquê de sua falta na festa.

     artigo (o)  e o  motivo

2) Diferença de Mais, Mas, Mal e Mau:

a) MAIS / MAS:

* Mais – é um advérbio que indica quantidade.

  Ex: Jorge tem mais irmãos que eu.

                    quantidade

* Mas – é uma palavra que dá ideia de oposição, contrariedade.

  Ex:  Edna era uma pessoa agradável, mas nem todos gostavam dela.

b) MAU / MAL

*Mau: é um adjetivo, que tem como antônimo bom.

  Ex: Este menino é mau.

        Este menino é bom.

* Mal: palavra que indica o contrário de Bem.

  Ex: Não te desejo o mal.

        Não te desejo o Bem.


Exercício:

1. Complete as frases abaixo utilizando: porqueporquêpor que ou por quê: 

a) O clima da Terra está se alterando______________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude. 
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas. 
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos. 
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado. 
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show. 
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas.


2). Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS e MAL ou MAU

a)    . Tenho _____ amigos que você.

b)    . Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.

c)    . Este ano estou _____ dedicado aos estudos.

d)    . Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.

e)    . Este é o terno _____ caro da loja.

f)     Ele estudou muito, _____ não foi bem na prova.

g)    O carro está com problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.

h)    Os professores lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.

i)      Há _____ crimes à luz do dia atualmente.

j)      Não consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.

k)    O vereador foi ____ recebido pela população.


l)     Ficamos preocupados até  passei  ____ quando ouvi a notícia.


m)    Patrícia está com um ____ incurável .


n)     O balconista era um homem muito ____- humorado.


0)     ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.


p)     Antônio fala ____ o Português.


q)     Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.


r)      As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.


s)     Sonia não sabe o ____ que me fez.


t)     O ____ está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.


LITERATURA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

            A literatura brasileira iniciasse mesmo antes do Descobrimento do Brasil, com as influências da colonização portuguesa.

           O que são Escolas Literárias?

          A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época. 

Escolas Literárias Europeias ou Literatura Portuguesa: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

         Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral econsequentemente  influenciaram a Literatura Brasileira. São elas:

1 - Trovadorismo (1189-1418)

         É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média. 

2 - Humanismo (1418-1527)

         O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

3 - Classicismo (1527-1580)

         O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.

                                      Literatura Brasileira:

         A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal. 

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

  • Quinhentismo (de 1500 a 1601);

  • Barroco (de 1601 a 1768);

  • Arcadismo (de 1768 a 1808); 

Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição. 

         Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.

            A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

- Estudadas no 2º ano do Ensino Médio:

  • Romantismo (de 1836 a 1881);

  • Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);

  • Parnasianismo (1882 a 1922)

  • Simbolismo (de 1893 a 1922);

- Estudadas no 3º ano do Ensino Médio:

  • Pré-Modernismo (1902 a 1922)

  • Modernismo (de 1922 a 1950);

  • Tendências contemporâneas.

 - A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

      As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.

 1 – Quinhentismo ou Literatura Informativa (1500-1601)

         Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.

         Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios.  Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar. 

Principais autores:

  • Pero Vaz de Caminha;

  • José de Anchieta.


2 - Barroco (1601-1768)

        Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. 

         Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

          O cultismo e o conceptismo foram as principais características que marcaram esse movimento, que também é se caracterizado por ser exagerado e bastante requintado.

Principais autores:

  • Gregório de Matos;

  • Bento Teixeira;

  • Botelho de Oliveira.


3 - Arcadismo (1768-1808)

         Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

      O arcadismo é a linguagem marcada por ser mais simples. Havia exaltação da natureza e os temas eram considerados menos complexos e com mais simplicidade.

 

Principais autores:

  • Cláudio Manuel da Costa –  Obra: Obras Poéticas

  • Santa Rita Durão – Obra: Caramuru

  • Tomás Antônio Gonzaga – Obra: Marília de Dirceu


Atividades:   Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:

(    )  A poesia e a música se misturam.

(    )   Principal característica é a imitação dos modelos clássicos greco-romanos.

(    ) Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples.

(    )  Um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana.

(    ) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.

(    ) Ocorreu durante o período do Renascimento.

(    ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.

(    ) Valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem.

(    ) Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.  

(    ) conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

(    )  As cantigas eram carregadas de valores típicos de Idade Média.

(    ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.

(1) Arcadismo

(2) Barroco

(3) Quinhentismo

(4) Trovadorismo

(5) Humanismo

(6) Classicismo