ESCOLA ESTADUAL PROF DR.LAURO PEREIRA TRAVASSOS
DISCIPLINA : FÍSICA – Profa. Cláudia – 31/05/2021
Séries : Ensino Médio – 3ºC e 3ºD - Noturno
Atividade IV – A energia na natureza...
Dando continuidade nos estudos com eletricidade :
Assistir a aula no Centro de Mídias
25/05/21 - 3ª série do EM - Física - A Natureza da energia
Link : https://www.youtube.com/watch?v=AvzHjkBi5RM
Texto apoio
Ligar um aparelho à tomada de sua casa ou do trabalho significa fazer com que ele se torne parte de um circuito muito maior, que pode ter centenas de quilômetros de extensão. Se acompanharmos os fios que chegam a uma tomada, podemos verificar que eles estão ligados à rede elétrica. Essa rede, por sua vez, está ligada aos fios que vêm do poste, através de uma determinada caixa de distribuição. Tais fios, antes de chegarem às residências, passam por sucessivos aparelhos, denominados “transformadores”, localizados em pontos estratégicos ao longo da rede elétrica. Os fios da rua são distribuídos a partir de uma subestação “rebaixadora” de tensão, que está ligada por cabos de alta tensão a outra subestação, localizada ao lado da usina geradora de energia elétrica. A função dessa subestação é elevar a tensão gerada na usina para ser transportada por longas distâncias. Grupo de Reelaboração do Ensino de Física - Instituto de Física da USP. Leituras de Física: para ler, fazer e pensar - Eletromagnetismo. Disponível em: http://www.if.usp.br/gref/eletro/eletro4.pdf. Acesso em: 03 mar 201
Responder :
a) Quais são os principais componentes, destacados por você, na rede de transmissão?
b) Você sabe a função de cada um deles? Tente descrevê-las.
c) A tensão que chega a sua casa é a mesma que é gerada na usina, ou é a mesma que é transmitida pela rede? Explique a eventual diferença.
d) Você já deve ter notado que existem alguns transformadores presos aos postes de energia. Qual é a função deles?
Com base na figura a seguir , comente as questões abaixo:
Desprezando-se as forças dissipadas (resistência do ar e atrito), para que o salto atinja a maior altura possível, ou seja, o máximo de energia seja conservada, é necessário que:
a) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
b) A energia cinética, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa IV.
c) A energia cinética, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial gravitacional, representada na etapa III.
d) A energia potencial gravitacional, representada na etapa II, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa IV.
e) A energia potencial gravitacional, representada na etapa I, seja totalmente convertida em energia potencial elástica, representada na etapa III
Assistir as vídeo aula abaixo bem curtas os 2 x links 7 min :
Elétrica - Como Calcular : Tensão, Corrente, Potência e Resistência
Link abaixo :
https://www.youtube.com/watch?v=dYM-azGeQhM
https://www.youtube.com/watch?v=ATc387oEZZ4
Resolver :
1) Os valores nominais de uma lâmpada incandescente, usada em uma lanterna, são: 6,0 V; 20 mA. Isso significa que a resistência elétrica do seu filamento é de:
a) 150 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.
b) 300 Ω, sempre, com a lâmpada acesa ou apagada.
c) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.
d) 300 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem menor quando apagada.
e) 600 Ω com a lâmpada acesa e tem um valor bem maior quando apagada.
2) Um resistor de 10 Ω no qual flui uma corrente elétrica de 3,0 ampères está associado em paralelo com outro resistor. Sendo a corrente elétrica total, na associação, igual a 4,5 ampères, qual é o valor do segundo resistor, em ohms ?
Todos alunos (enviar a foto legível) ou documento em word se for digitada – ambos como “anexo”
- enviar essa atividade até 18/06/2021, com NOME, NRº e SÉRIE, para o email : claudiannascimento@prof.educacao.sp.gov.br
Dúvidas estou á disposição podem me escrever!
Obrigada e bons estudos!