sexta-feira, 12 de junho de 2020

EJA - História 1º SA,1º SB e 1º SC - Prof.º Paulo Marcos


EE LAURO PEREIRA TRAVASSOS PROF DR 
Encaminhar as atividades no e-mail

PLANO DE AULA E ATIVIDADES ONLINE
1º Bimestre

Professor(a): PAULO MARCOS DA SILVA  Componente Curricular: HISTÓRIA  

Turmas: 1º ano EJA ( 1º SA,SB. SC)        Número de aulas deste roteiro: 2 aulas

Semana de 08/06/2020 a  12/06/2020

Unidade temática: Brasil Colonial. 

Objeto (s) de conhecimento: As origens, a trajetória e as repercussões do bandeirantismo.    

Objetivos: 
  • Analisar o declínio econômico da capitania de São Vicente e seu vínculo com as origens das bandeiras. 
  • Caracterizar a atuação das bandeiras em seus diferentes ciclos e suas repercussões ( apresamento e escravização dos índios, prospecção de metais preciosos, monções e sertanismo de contrato); 
  • Analisar o impacto do bandeirantismo na expansão territorial da América Portuguesa nos século XVI e XVII.  





METODOLOGIA
ATIVIDADE 5
Carga Horária: 2 aulas semanais  

Atividade com roteiro de questões sobre textos relativos à importância das bandeiras na constituição do território brasileiro e o impacto das bandeiras no processo de ocupação do Brasil 
(atividade já enviada por e-mail à Coordenação Pedagógica )

Descritivo da atividade: ATIVIDADES DE  HISTÓRIA –
Leitura e interpretação do texto a seguir:   As bandeiras e  sua importância para o Brasil . 

Recomendações:
  • Assistir as videoaulas do CMSP (EJA) ;
  • Realizar atividades solicitadas no caderno do aluno dadas anteriormente;
  • Ferramenta para disponibilização aos estudantes . blog da Escola
            https://educalauro.blogspot.com 
  • Textos dados no caderno anteriormente; 
  • Instrumentos para verificação da aprendizagem.
  • Análise das atividades realizadas