terça-feira, 5 de maio de 2020

6º Ano A e B -História Prof.º Paulo


 e-mail em que os alunos devem enviar a atividade feita é provasgeraiscscs@gmail.com

Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local. Diversos povos habitaram a Mesopotâmia durante a Antiguidade, entre eles, destacam-se os sumériosamoritasassírios e caldeus. A Mesopotâmia pertencia a uma região localizada no Oriente Médio (predominantemente no atual Iraque) entre dois importantes rios: Tigre e Eufrates. Suas condições naturais, principalmente por causa da fertilidade do solo, permitiram que pequenas aldeias fossem formadas em seu território.A fertilidade do solo era garantida pelo ciclo de cheias dos dois rios que encharcavam o solo com material orgânico e permitia o desenvolvimento da agricultura e da criação de animais. A palavra “Mesopotâmia” tem origem no idioma grego e significa “terra entre rios” em uma menção direta à importância dos rios para aquela região.
Povos da Mesopotâmia
Bloco de argila contendo registros mesopotâmicos feitos na escrita cuneiforme
Bloco de argila contendo registros mesopotâmicos feitos na escrita cuneiforme

                           Os primeiros povos que se estabeleceram na região de maneira sedentária foram os sumérios. As primeiras cidades da Mesopotâmia foram fundadas por eles e acredita-se que os sumérios tenham chegado ao local por volta de 5000 a.C. Algumas das importantes cidades construídas pelos sumérios foram UrUruk e Nipur. As cidades sumérias eram consideradas cidades-estado, ou seja, possuíam organização independente uma das outras. Os sumérios foram extremamente importantes para o desenvolvimento humano, pois, ali, desenvolveram técnicas para importantes construções que permitiam ao homem manter um controle sobre a natureza. Esse povo desenvolveu barragens para impedir o avanço das águas dos rios no período de cheias, além de reservatórios e canais de irrigação. 
                           Além disso, atribui-se aos sumérios o desenvolvimento da primeira forma de escrita da humanidade: a escrita cuneiforme. Criada para manter controle sobre a contabilidade dos palácios reais, essa escrita era feita em blocos de argila com um instrumento pontiagudo chamado cunha. O domínio dos sumérios na Mesopotâmia encerrou-se com a chegada dos acádios, que conquistaram as cidades da região e fundaram o Império Acádio. Eles tiveram como principal rei Sargão I, ou Sargão da Acádia. No entanto, o império dos acádios foi muito breve e logo foi substituído pelos amoritas como povo predominante na Mesopotâmia.
                         Os amoritas, também conhecidos como babilônios, instalaram-se na região por volta de 2000 a.C., ocuparam a cidade da Babilônia e transformaram-na em um grande centro urbano e comercial da Mesopotâmia. Os historiadores afirmam que importantes rotas comerciais passavam pela cidade e que comerciantes chegavam de diferentes partes do mundo antigo. O estabelecimento amorita na Babilônia levou à formação do Primeiro Império Babilônico. Os amoritas sofreram forte influência dos sumérios e tiveram como rei mais importante Hamurábi, responsável pelo desenvolvimento de um código agrupando antigas leis mesopotâmicas que ficou conhecido Código de Hamurábi. Esse códico baseava-se em um princípio conhecido como Lei de Talião, o qual tem como lema “olho por olho, dente por dente”, ou seja, aquele que cometesse um delito tinha como pena uma punição proporcional ao dano que havia causado. O Código de Hamurábi foi antecedido por outros conjuntos de leis na Mesopotâmia, como o Código de Ur Nammu.
                       O reino dos amoritas enfraqueceu-se depois da morte de Hamurábi e foi sucedido, tempos depois, pelos assírios. Os assírios formaram uma sociedade extremamente militarizada a partir do final do segundo milênio a.C. e iniciaram um processo de expansão e conquista na Mesopotâmia por volta de 1200 a.C. Eles conquistaram toda a Mesopotâmia, além da Palestina, do Egito e parte da Pérsia.
Os assírios ficaram célebres por terem sido guerreiros temíveis que se utilizavam de técnicas violentas em combate e por tratarem seus prisioneiros com extrema brutalidade. Os povos conquistados, além de serem governados de maneira tirânica, eram obrigados a pagar pesados tributos. A violência dos assírios foi levantada pelos historiadores como o motivo que deu início a inúmeras revoltas que enfraqueceram o poder dos assírios por volta do século VII a.C.
                       O rei mais importante dos assírios foi Assurbanipal, que ficou conhecido por ser um apreciador da erudição e por mandar construir a Biblioteca de Nínive (principal cidade da Assíria). Essa biblioteca reunia milhares de textos em escrita cuneiforme sobre diversos assuntos, e grande parte do que se conhece sobre a Mesopotâmia hoje é por causa da Biblioteca de Nínive. Por fim, o enfraquecimento dos assírios permitiu aos caldeus conquistar a Mesopotâmia e fundar o Segundo Império Babilônico em 612 a. C. O império formado por esse povo foi breve e teve com o principal rei Nabucodonosor, responsável por reconquistar a Palestina e toda a Mesopotâmia. Atribui-se a esse rei a construção dos Jardins Suspensos da Babilônia, considerado uma das maravilhas do mundo antigo.
                     O império dos caldeus foi o último desenvolvido por um povo mesopotâmico. Seu domínio foi enfraquecido após a morte de Nabucodonosor e, por isso, eles foram conquistados pelos persas, liderados por Ciro II em 539 a.C. Os persas eram um povo originário da Pérsia, região do atual Irã.

EXERCÍCIOS 
1-Coloque V (verdadeiro) ou F (falso)  nas afirmativas abaixo: 
a-( ) Sumérios,amoritas (babilônios), assírios e caldeus (neobabilônios) foram os povos que ocuparam as terras da antiga Mesopotâmia na Antiguidade. Os sumérios foram aqueles que fundaram as bases da civilização mesopotâmica.  
b-( ) O rei caldeu Senaqueribe foi responsável pela construção dos Jardins Suspensos da Babilônia.  
c-(  )  Cuneiforme é o nome do sistema de escrita criado pelos sumérios que foi assimilado por todos os outros povos d Mesopotâmia.      
d-(  ) Arameus, cassitas e elamitas foram outros povos que invadiram a Mesopotâmia por algum tempo.     
e-(  ) Inicialmente, os sumérios fundaram diversas cidades no sul da Mesopotâmia. Esses núcleos urbanos eram autônomos entre si e cada um deles tinha seu próprio governo, suas leis e seu território. Por isso, eles ficaram conhecidos como cidades-Estado.

2-Assinale a alternativa correta: 

“ Em 539 a. C., a Mesopotâmia foi definitivamente conquistada por Ciro, monarca de um grande império que controlou por muito tempo todo o Oriente Médio. Estamos nos referindo ao “ : 

a-(   ) Império Chinês. 
b-(   ) Império Assírio. 
c-(   ) Império Romano. 
d-(   ) Império Persa. 
e-(   ) Império Russo.    

3– Indique a origem da palavra Mesopotâmia. Qual foi o primeiro povo que ocupou essa região e quais foram as cidades que esse mesmo povo fundou?                

4 – Por que a guerra de conquista era um negócio vantajoso para os assírios? Que cidades foram suas capitais? 

5– Qual foi o principal motivo que levou vários povos a invadir e a conquistar as terras da Mesopotâmia durante séculos na Antiguidade?   

6 - Por que podemos dizer que todos os impérios que existiram na Mesopotâmia foram teocracias? 

7- Assinale a alternativa correta: 

“ As primeiras civilizações surgiram no Oriente Médio há cerca de 6 mil anos atrás. Além do Egito, outro local foi berço de uma brilhante civilização : a Mesopotâmia. Atualmente, as terras da Mesopotâmia pertencem ao “ : 

 a- (   ) Irã.   
 b- (   ) Líbano.  
 c- (   ) Iraque. 
 d- (   ) Paquistão. 
 e- (   ) Marrocos.

8-Assinale a alternativa correta: 

“  A região da antiga Mesopotâmia ocupa um lugar central na história da humanidade. Na Antiguidade, foi berço de uma civilização criada pelos sumérios. Isso ocorreu porque “ : 

a-(  ) a região era ponto de confluência de rotas comerciais de povos de diversas culturas. 
b-(  ) a região tinha um subsolo rico em minérios, o que possibilitou o salto tecnológico da Idade da Pedra para a Idade dos Metais. 
c-( ) a região apresenta um relevo peculiar e favorável ao isolamento necessário para o crescimento socioeconômico.
d-( ) a região possuía uma área cultivável extensa, favorecida pelas cheias dos rios Tigre e Eufrates. 
e-( ) a região abrigava um sistema hidrográfico ideal para a locomoção de pessoas e mercadorias, sendo a agricultura uma atividade secundária.      
9- Assinale a alternativa correta:  

“ As sociedades orientais da Antiguidade, especialmente a egípcia e a mesopotâmica, desenvolveram-se em regiões semiáridas, que necessitavam de grandes obras hidráulicas para o cultivo agrícola. Nessas sociedades, : 

a-(  ) desenvolveu-se o modo de produção asiático, no qual o Estado é o proprietário da maior parte das terras e explora o trabalho da massa camponesa na agricultura, na construção de obras hidráulicas e de outras edificações de interesse do governante. 
b-(  ) havia a larga utilização da mão-de-obra escrava na medida em que os camponeses, pelo fato de serem livres e pequenos proprietários de terras, ficavam isentos do pagamento de impostos. 
c-(   ) o acesso à terra era livre, desde que os camponeses, pagassem um imposto ao governo. Isso permitiu que se constituísse uma classe de pequenos e médios proprietários rurais, fato que diminuiu as desigualdades sociais.
d-(  ) as terras pertenciam ao rei que, embora fosse o soberano, era obrigado a distribuir metade da produção entre os pobres. A massa camponesa trabalhava nas terras e recebia um salário mensal, e ao final de um determinado período, poderia ficar com o lote de terra em que estava trabalhando há algum tempo. 
e-(  ) a produção agrícola era coletiva e o Estado, na pessoa do soberano, encarregava-se de distribuir de modo igualitário a parte da produção que cabia a cada um. Assim, não havia desigualdade social.     

10- Assinale a alternativa correta: (0,5) 

“ A planície dos rios Tigre e Eufrates não constitui , como o vale do Nilo, um longo oásis no meio do deserto. Ela tem fácil comunicação com outras terras densamente povoadas desde tempos remotos. Por isso, a história política da antiga Mesopotâmia : 

a-( ) foi marcada por intensas guerras que, no decorrer dos séculos, colaboraram para o nascimento e o desaparecimento de vários impérios nessa região. A causa maior desses conflitos foi a posse de terras férteis e água.
b-( ) foi marcada por intensas guerras entre os persas e os caldeus, na medida em que estes, aliados dos assírios e babilônios, limitaram-se a conquistar a Mesopotâmia e não se aventuraram por outras regiões. 
c-( ) foi marcada por grande estabilidade política na medida em que sumérios, amoritas (babilônios), assírios e caldeus (neobabillônios) conquistaram cada um a parte que lhes cabia desse imenso território. Embora a guerra estivesse presente em suas vidas, cada povo não tentou subjugar o outro.
d-( ) foi marcada pela superioridade militar dos caldeus que, durante séculos , dominaram a região. A derrota dos caldeus só foi possível graças à uma aliança tática entre os hebreus e os assírios. 
e-( ) foi marcada pela existência de inúmeras cidades-Estados que, embora fossem atacadas, nunca chegaram a constituir uma realidade política unificada.  

11- Leia as duas orações abaixo: (0,8)

Prece a Ishtar 

“[...]Que, no rio , haja água de sobra, 
Que no campo possa haver uma segunda colheita, 
Que no pântano haja peixes e os pássaros façam muito ruído[...]
Que nas florestas , os cervos e as cabras selvagens se multipliquem, 
Que o jardim irrigado produza  mel e vinho,
Que nos sulcos as alfaces e verduras cresçam altas,
Que no palácio haja longa vida,  
Que ao Tigre e ao Eufrates água da cheia seja trazida, 
Que em suas margens a erva cresça alta, e possam os prados ser cobertos.” 
       
Adoração ao Nilo 

“ Salve, tu, Nilo ! 
Que te manifestas nesta terra [...] 
E vens dar vida ao Egito ! 
Ao irrigar os prados criados por Rá, 
Tu fazes viver todo o gado, 
Tu – inesgotável – que dás de beber á Terra!
Senhor dos peixes, durante a inundação , 
Nenhum pássaro pousa nas colheitas. 
Tu crias o trigo, fazes nascer o grão, 
Garantindo a prosperidade aos templos. 
Se tu paras, a tua tarefa e o teu trabalho, 
Tudo  o que existe cai em inquietação “.      

Com base em seus conhecimentos e nas ideias centrais dos textos, responda: 

Que semelhanças podemos notar entre os dois textos ? Por que o rio Nilo, no Egito, e os rios Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia, foram importantes para as civilizações que ali floresceram?