ATIVIDADE DE QUÍMICA EJA (2SA, 2SB, 2SC)
REFERENTE A SEMANA DO DIA 11/05/2020 À 15/05/2020
NOME: ________________________________________ Nº: _________ SÉRIE: _________
DATA: __________________ PROF. EVERTON
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20 QUESTÕES REFERENTE A PESQUISA FEITA SOBRE OS ASSUNTOS:
- ÁCIDOS
- BASES
- SAIS
- ÓXIDOS
O que são Funções Inorgânicas?
As funções inorgânicas são um grupo de compostos químicos que apresentam características semelhantes. Elas são chamadas dessa maneira por não possuírem cadeias carbônicas em sua composição e por isso não são consideradas compostos orgânicos.
Há 4 principais funções inorgânicas:
- Ácidos
- Bases
- Sais
- Óxidos
Essas 4 funções principais foram definidas por Arrhenius, químico que identificou íons nos ácidos, nas bases e nos sais.
Veja um pouco mais sobre elas a seguir.
Ácidos
Ácidos são compostos covalentes, ou seja, que compartilham elétron nas suas ligações. Eles têm a capacidade de ionizar em água, ou seja, formar cargas, liberando o H+ como único cátion.
Bases
Bases são compostos iônicos formados por um metal, ou seja, que dissocia em água, ou seja, separa cargas, liberando o OH- como único ânion.
Sais
Sais são compostos iônicos que apresentam, no mínimo, 1 cátion (íon de carga positiva) diferente de H+ e um ânion diferente de OH-.
Óxidos
Óxidos são compostos binários, que têm dois elementos (iônicos ou moleculares). Possuem oxigênio na sua composição, sendo ele o seu elemento mais eletronegativo.,
Exercícios sobre Funções Inorgânicas
Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O
Os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
a) óxido, base, sal e óxido.
b) sal, base, sal e hidreto.
c) ácido, sal, óxido e hidreto.
d) óxido, base, óxido e hidreto.
e) base, ácido, óxido e óxido.
2. (ENEM) – Nos anos 1990, verificou-se que o rio Potomac, situado no estado norte-americano de Maryland, tinha, em parte de seu curso, águas extremamente ácidas por receber um efluente de uma mina de carvão desativada, o qual continha ácido sulfúrico (H2SO4). Essa água, embora límpida, era desprovida de vida. Alguns quilômetros adiante, instalou-se uma fábrica de papel e celulose que emprega hidróxido de sódio (NaOH) e carbonato de sódio (Na2CO3) em seus processos. Em pouco tempo, observou-se que, a partir do ponto em que a fábrica lança seus rejeitos no rio, a vida aquática voltou a florescer.
HARRIS, D. C. Análise química quantitativa. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2012 (adaptado).
A explicação para o retorno da vida aquática nesse rio é a
a) diluição das águas do rio pelo novo efluente lançado nele.
b) precipitação do íon sulfato na presença do efluente da nova fábrica.
c) biodegradação do ácido sulfúrico em contato com o novo efluente descartado.
d) Diminuição da acidez das águas do rio pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
e) volatilização do ácido sulfúrico após contato com o novo efluente introduzido no rio.
b) precipitação do íon sulfato na presença do efluente da nova fábrica.
c) biodegradação do ácido sulfúrico em contato com o novo efluente descartado.
d) Diminuição da acidez das águas do rio pelo efluente da fábrica de papel e celulose.
e) volatilização do ácido sulfúrico após contato com o novo efluente introduzido no rio.
3. (PUC-SP) – A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:
I) têm poder corrosivo;
II) são capazes de neutralizar bases;
III) são compostos por dois elementos químicos;
IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.
Ele cometeu erros somente em:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
4. (ENEM) – Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.
SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado).
A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela
a) sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característico do vinagre.
b) solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução ácida empregada.
c) inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.
d) degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético.
e) reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.
c) inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.
d) degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético.
e) reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.
5. (Fuvest) – Em um laboratório químico, um estudante encontrou quatro frascos (1, 2, 3 e 4) contendo soluções aquosas incolores de sacarose, KCl, HCl e NaOH, não necessariamente nessa ordem. Para identificar essas soluções, fez alguns experimentos simples, cujos resultados são apresentados na tabela a seguir:
As soluções aquosas nos frascos 1, 2, 3 e 4 são, respectivamente, de
a) HCl, NaOH, KCl e sacarose.
b) KCl, NaOH, HCl e sacarose.
c) HCl, sacarose, NaOH e KCl.
d) KCl, sacarose, HCl e NaOH.
e) NaOH, HCl, sacarose e KCl.
6. (UERJ) – O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.
O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica. Esse ácido é denominado:
a) nítrico.
b) sulfúrico.
c) clorídrico.
d) fluorídrico.
7. (ENEM) – A formação frequente de grandes volumes de pirita (FeS2) em uma variedade de depósitos minerais favorece a formação de soluções ácidas ferruginosas, conhecidas como “drenagem ácida de minas”. Esse fenômeno tem sido bastante pesquisado pelos cientistas e representa uma grande preocupação entre os impactos da mineração no ambiente. Em contato com oxigênio, a 25°C, a pirita sofre reação, de acordo com a equação química:
4 FeS2 (s) + 15 O2 (g) + 2 H2O (l) → 2 Fe2(SO4)3 (aq) + 2 H2SO4 (aq)
FIGUEIREDO. B. R. Minérios e Ambientes. Campinas. Unicamp. 2000.
Para corrigir os problemas ambientais causados por essa drenagem, a substância mais recomendada a ser adicionada ao meio é o
a) sulfeto de sódio.
b) cloreto de amônio.
c) dióxido de enxofre.
d) dióxido de carbono.
e) carbonato de cálcio.
As informações químicas presentes no rótulo de vários produtos permitem classificar o produto de várias formas, de acordo com seu gosto, seu cheiro, sua aparência, sua função, entre outras. As informações da tabela permitem concluir que essa água é
a) gasosa.
b) insípida.
c) levemente azeda.
d) um pouco alcalina.
e) radioativa na fonte.
9. Faça a associação correta entre as colunas abaixo:
- NaOH, Ca(OH)2, NH4OH ( ) ácidos
- NaCℓ, KNO3, Na2S ( ) bases
- HCℓ, H2SO4, HNO3 ( ) sais
- CO, Al2O3, Pb3O4 ( ) óxidos
10. Sobre os compostos abaixo, responda as questões que seguem:
- H2S
- Na2S
- NH3
- NaOH
- CaCℓ2
- HCℓ
- Ca(OH)2
- Quais são iônicos?
- Quais sofrem ionização e quais sofrem dissociação iônica?
11. Em condições ambientes, o cloreto de sódio, NaCℓ, é sólido, e o cloreto de hidrogênio, HCℓ, um gás. Ambos não conduzem corrente elétrica nessas condições, mas podem se tornar eletrólitos quando dissolvidos em água. Explique por que isso ocorre.
12. (PUC-SP) A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:
I) têm poder corrosivo;
II) são capazes de neutralizar bases;
III) são compostos por dois elementos químicos;
IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.
Ele cometeu erros somente em:
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV
13. (Cesgranrio-SP) O ácido clorídrico puro (HCℓ) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto, ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que se deve à:
a) dissociação da água em H+ e OH-.
b) ionização do HCℓ, formando H3O+ e Cℓ-.
c) transferência de elétrons da água para o HCℓ.
d) transferência de elétrons do HCℓ para a água.
e) reação de neutralização do H+ da água com o Cℓ- do HCℓ.
b) ionização do HCℓ, formando H3O+ e Cℓ-.
c) transferência de elétrons da água para o HCℓ.
d) transferência de elétrons do HCℓ para a água.
e) reação de neutralização do H+ da água com o Cℓ- do HCℓ.
14. A experiência a seguir é largamente utilizada para diferenciar soluções eletrolíticas de soluções não eletrolíticas. O teste está baseado na condutividade elétrica e tem como consequência o acendimento da lâmpada.
A lâmpada acenderá quando no recipiente estiver presente a seguinte solução:
a) O2(g)
b) H2O(g)
c) HCℓ(aq)
d) C6H12O6(aq)
b) H2O(g)
c) HCℓ(aq)
d) C6H12O6(aq)
Ácidos
15. Escreva o nome dos seguintes ácidos:
a) HCl e HBr
b) HNO3 e HNO2
c) HClO, HClO2, HClO3 e HClO4
Bases
16. Escreva o nome das seguintes bases:
a) LiOH e Be(OH)2
b) CuOH e Cu(OH)2
c) Sn(OH)2 e Sn(OH)4
17. (Fiam-SP) Para combater a acidez estomacal causada pelo excesso de ácido clorídrico, costuma-se ingerir um antiácido. Das substâncias abaixo, encontradas no cotidiano das pessoas, a mais indicada para combater a acidez é:
a) refrigerante.
b) suco de laranja.
c) água com limão.
d) vinagre.
e) leite de magnésia.
b) suco de laranja.
c) água com limão.
d) vinagre.
e) leite de magnésia.
Sais
18. Escreva o nome dos seguintes sais:
a) Na2CO3
b) KNaSO4
c) NaHCO3
d) Al(OH)2Cl
e) CuSO4 . 5 H2O
19. (Unirio) Os sais são produtos também obtidos pela reação de neutralização total ou parcial dos hidrogênios ionizáveis dos ácidos com as bases ou hidróxidos, segundo a reação genérica:
Ácido + Base → Sal + Água
Com base nessa afirmação, qual é o único ácido que não apresenta todos os seus produtos possíveis relacionados?
a) clorídrico só produz o sal neutro cloreto.
b) nítrico só produz o sal neutro nitrato.
c) fosfórico só produz o sal neutro fosfato.
d) sulfídrico pode produzir tanto o sal neutro sulfeto como o sal ácido, sulfeto ácido ou hidrogenossulfeto.
e) sulfúrico pode produzir tanto o sal neutro sulfato como o sal ácido, sulfato ácido ou hidrogenossulfato.
b) nítrico só produz o sal neutro nitrato.
c) fosfórico só produz o sal neutro fosfato.
d) sulfídrico pode produzir tanto o sal neutro sulfeto como o sal ácido, sulfeto ácido ou hidrogenossulfeto.
e) sulfúrico pode produzir tanto o sal neutro sulfato como o sal ácido, sulfato ácido ou hidrogenossulfato.
Óxidos
20. Escreva o nome dos seguintes óxidos:
a) CO2 e N2O3
b) Al2O3 e Na2O
b) Cu2O e CuO
c) FeO e Fe2O3
PODERÃO ASSISTIR A VÍDEO AULA:
HABILIDADES:
- Reconhecer, identificar e classificar os diferentes compostos inorgânicos
- Resolver situações problemas envolvendo os diferentes ácidos, bases, sais e óxidos encontrados na sociedade
BONS ESTUDOS!!
ENTREGAR ATÉ DIA 15/05
As correções e intervenções serão feitas semana que vem (18 a 22/05) pelo blog
PRÓXIMA SEMANA TEM MAIS CONTEÚDO E EXERCÍCIOS
NÃO DEIXEM DE REALIZAR E TIRAR SUAS DÚVIDAS