segunda-feira, 18 de maio de 2020

Geografia 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino , Médio / EJA E REGULAR.

Atividade de Geografia - Prof.º Cláudio Para o Ensino Médio Regular e EJA

TERRITÓRIO BRASILEIRO

AULA NO YOUTUBE


ATIVIDADES GOOGLE FORMULÁRIO

GLOBALIZAÇÃO
AULA NO YOUTUBE
ATIVIDADES GOOGLE FORMULÁRIO

REGIONALIZAÇÃO
AULA NO YOUTUBE
ATIVIDADES GOOGLE FORMULÁRIO

_________________________________________________________________________

ATIVIDADE  3ºs Anos E EJA
Geografia 
Regionalização

A divisão de regiões implica na distinção de áreas a partir de características e/ou semelhanças em comum. E muitos são os fatores que determinam essa regionalização, a exemplo da localização geográfica, esta que possui relação direta com a organização o espaço.
Todavia, além de aspectos geográficos levam-se em consideração inúmeros outros fatores determinantes para esse processo regionalização, são eles: economia, política, sociedade, história, cultura, clima, relevo, hidrografia entre outros.
Conceito
Em geografia, o conceito de região se refere à diferenciação de áreas. Isto é: as regiões podem ser determinadas segundo critérios naturais, estabelecendo as diferenças de clima, vegetação, hidrografia, relevo, fauna, sociocultural, entre outros que irão evidenciar a forma e o padrão de vida dos habitantes de cada região.
O processo de regionalização, além de importante para estabelecer as relações e diretrizes entre cada área regionalizada, permite também uma melhor compreensão dos estudos geográficos, por meio de informações e dados específicos.
O que é regionalizar?
A palavra regionalizar significa dividir ou classificar em regiões. Mas essa divisão não pode ser feita de qualquer jeito, pois são seguidos alguns critérios específicos que podem ser as semelhanças dos espaços ou algumas características que determinados lugares possuem em comum.
 _____________________________________
Globalização
A globalização, sem sombra de dúvidas, consiste em um dos mais complexos e importantes conceitos da sociedade atual, uma vez que se refere a um processo socioeconômico em âmbito global que integra continentes, países e nações como um todo.
A globalização consiste em um conjunto de várias transformações econômicas, políticas, culturais e sociais no mundo, que são não só notáveis como também estudadas e impulsionadas desde o final do século XX e primeiros passos do XIX.
O termo pode ser utilizado para descrever o conjunto capitalista e a própria consolidação desse modelo em quase todas as esferas de nosso planeta. Mas na prática, ela tem a capacidade de integrar países de todos os continentes de uma forma única, mas principalmente pelos sistemas de transporte e veículos de comunicação integrada.
Mas afinal, como podemos definir a globalização?
Entrar em um consenso para dizer o que o termo quer dizer não é uma tarefa simples, visto que ele é bem complexo. Profissionais, especialistas e pesquisadores das áreas de história, geografia, ciências sociais, filosofia, economia e agregados podem compor um significado diferente para o termo.
Porém, se tentarmos sintetizá-lo, é certo afirmar que a globalização tem como principal objetivo intensificar as relações socioespaciais em todo o mundo, criando conexões mais fortes – e melhor, capazes de ultrapassar barreiras.
Quais são as principais características da globalização?
Sua origem não pode ser datada com um período específico, porém, é certo afirmar que a expressão começou a ser utilizada só depois de 1980, quando a Guerra Fria terminou e a queda do Muro de Berlim ocorreu.
Porém, existem também teóricos que acreditam que ela foi um verdadeiro resultado da consolidação do capitalismo (o que não deixa de ser) e também resultado dos avanços tecnológicos possibilitados após a Revolução Industrial.
A globalização está na cultura, na política, na consolidação dos direitos humanos, na educação, na geografia, economia, saúde e muito mais.
A globalização está tão presente no nosso dia a dia que nem se quer conseguimos mais notá-la. Quando uma arte marcial asiática é ensinada nos Estados Unidos, isso é globalização. Quando uma manifestação de dança africana é ensinada no Brasil ou um gênero musical brasileiro é estudado/escutado/referenciado no exterior, mais uma vez revivemos a cultura nacional.
Por mais positivo que pareça, a globalização também é responsável por alguns pontos negativos da sociedade atual – especialmente por conta da desigualdade social. Ela é proporcionada por conta da forte concentração de renda e poder em uma parcela mínima da sociedade, enquanto a grande maioria ainda vive em situações precárias.
O geógrafo Milton Santos, maior especialista em globalização, nos deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional
, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico. Para compreender o seu conceito, é necessário entender a evolução das transformações do espaço, que vão desde o meio natural, passando pelo meio técnico, até chegar ao período atual, em que há uma maior inserção das ciências e do meio informacional sobre as formas com que as produções espaciais ocorrem. ______________________________________________________
2ºs Anos EJA e Regular TERITÓRIO BRASILEIRO
A GÊNESE GEOECONÔMICA DO TERRITÓRIO BRASILEIRO
A colonização que ocorreu no Brasil foi a de exploração. Os portugueses exploraram o nosso pau-brasil, mandando para Portugal. A nossa população foi formada peno índios, que já habitavam o território, pelos portugueses, que colonizaram, e pelos negros africanos, escravos que vieram para colonizar.
No primeiro século de colonização as terras exploradas na América portuguesa se reduziam ao litoral brasileiro, sendo o pau-brasil o produto que mais interessava aos colonizadores. No entanto, a partir do século XVI ocorreu uma significativa mudança na configuração do território, já que ocorreu uma maior interiorização da ocupação tendo em vista a conquista dos chamados sertões, regiões estas distantes do litoral.
o Brasil é o quinto maior país existente, ficando atrás de Rússia, Canadá, China e Estados Unidos. Sua área é tão grande que, a título de comparação, é pouco menor que a Europa, que possui cerca de 10,5 milhões de km². Dessa forma, podemos ter uma ideia do quanto o espaço geográfico e também o meio natural do nosso país são amplos e diversos, apresentando as mais distintas características.
Os ciclos econômicos do Brasil fazem referência as atividades econômicas que foram desenvolvidas no país em diversos momentos.
Inúmeros ciclos econômicos do Brasil perpassaram o país desde a época do descobrimento, e esses fazem referência às atividades econômicas desenvolvidas na nação em cada uma nesses períodos. Os principais, são o ciclo do pau-brasil, da cana-de-açúcar, do ouro, do algodão, do café e da borracha.
Características dos “Ciclos Econômicos”. OS TRÊS PRINCIPAIS:
• Cana-de-açúcar – Séculos XVI e XVII – PRINCIPAIS ÁREAS DE OCORRÊNCIA: Litoral do Nordeste, nos atuais Estados de Pernambuco, Paraíba, Sergipe e Bahia, além de pequenas áreas no litoral do Estado do Rio de Janeiro e de São Paulo – DESTINO DA PRODUÇÃO: Mercado europeu, comercializado via Portugal devido ao pacto colonial.
• Mineração– Século XVIII – PRINCIPAIS ÁREAS DE OCORRÊNCIA: Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. – DESTINO DA PRODUÇÃO: Portugal, mas, como consequência de acordos comerciais, o ouro brasileiro teve, em grande parte, como destino final, a Inglaterra.
• Café – Segunda metade do século XIX ao início do século XX – PRINCIPAIS ÁREAS DE OCORRÊNCIA: Rio de Janeiro, São Paulo, sul de Minas Gerais e Espírito Santo, posteriormente se expandi