PROFESSORA : Edlaine (Didi) - Educação Física.
Enviar a atividade para: e-mail: edlainel@prof.educacao.sp.gov.br e cópia para: didinishi@gmail.com até dia 20/05/2020 Obs: colocar no assunto nome completo e série.
NOME: SÉRIE: 8 º
ESPORTES PARALÍMPICOS
Na primeira videoaula do Centro de Mídias, o tema da aula foi Esportes Paralímpicos, passando primeiramente por ações que possam proporcionar a quebra de preconceitos e tabus em relação ao tema.
A aula começou pela explicação de educação inclusiva, que é o processo de inclusão das pessoas com deficiência ou de distúrbios de aprendizagem. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar.
Na Educação Física, todos os alunos possuem a possibilidade de praticar as atividades, incluindo todos os alunos, habilidosos ou não, altos, baixos, magros, "gordinhos", meninas ou meninos.
Nós mesmos na escola temos que parar com essa mania de falar que esse esporte é para meninos, que esse esporte é para meninas, que baixinho não pode jogar basquete e vôlei... Cada um joga, participa e brinca do que quiser.
E por que as pessoas com deficiências não podem também fazer o que quiser? Eles podem fazer o que quiser, mas lógico que as vezes essas atividades devem ser adaptadas, modificadas para que a experiência seja boa para TODOS.
A superação de desafios fez com que a inclusão fosse necessária para todas as pessoas, mas se tratando de pessoas com deficiência, essas atividades trazem aos participantes benefícios físicos para o corpo, sociais por eles estarem dividindo experiências com os colegas e também psicológicos, por trazer um conforto em participar e fazer muitas coisas que muitas pessoas possam duvidar, superando traumas!
Pensar em como cada pessoa pode ajudar para que TODAS as pessoas possam participar das atividades esportivas e do dia-a-dia. O Esporte pode ajudar pessoas com deficiência e a participação de todos é muito importante para isso. A experiência de ajudar também possibilita uma forma importante de aprendizagem, uma vez que tudo o que se aprende na escola será utilizado para as tarefas de uma vida inteira.
Questionário
1. Segundo a videoaula dos professores de educação física pelo Centro de Mídias de SP e por pesquisas na internet, como você entende a inclusão dentro da escola?
2. O que você faz ou pode fazer para melhorar a inclusão das pessoas dentro das atividades escolares? Lembrando que a inclusão não é só para pessoas com deficiências físicas.
3. De acordo com seus conhecimentos e pesquisas, diga quais atividades (brincadeiras), podemos fazer para incluir pessoas com as seguintes deficiências:
Auditiva---------------------------------------------------
Visual------------------------------------------------------
Motora (sem movimentos nas pernas)-----------------
4. Você acha que existe muito preconceito com as pessoas que possuem deficiências? Qual proposta você pode criar para a escola quando voltarem as aulas presenciais, para diminuir esse preconceito contra os deficientes físicos.