segunda-feira, 18 de maio de 2020

Arte 9º Ano C - Prof.ª Andreia

E.E .Prof.DR. Lauro Pereira Travassos - Artes - 9oAno C 
Atividade Semanal - Artes - Profa Andreia Candido - 15/05/2020 
Habilidade:(EF069AR16) Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da música tradicional e da música folclórica local, paulista e brasileira em seus contextos de produção e circulação, relacionando essas práticas musicais às diferentes dimensões da vida social, cultural, política, histórica, econômica, estética e ética. 
Copiar o Texto e Responder as questões no seu caderno de artes!! 
Aulas do Centro de Mídias, disponível no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=GK2f6mi3PqQ&t=301se https://www.youtube.com/watch?v=QgLGQ8FtPkI(acessado em 11/05/20) 
Indicação: Musica Aquarela- Toquinho : https://www.youtube.com/watch?v=-Gsdp2zSCjY Documentário MPB: https://www.youtube.com/watch?v=qvklwdDMHas 
Tema: Música 
De acordo com a Aula assistida no CMSP e na pesquisa solicitada anteriormente, preparei este texto, com algumas informações importantes sobre a música!!! Copie em seu caderno de artes!! 
O que é Música: 
Música é a combinação de ritmo, harmonia e melodia, de maneira agradável ao ouvido. No sentido amplo é a organização temporal de sons e silêncios (pausas). No sentido restrito, é a arte de coordenar e transmitir efeitos sonoros, harmoniosos e esteticamente válidos, podendo ser transmitida através da voz ou de instrumentos musicais. 
A música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos. 
A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos. 
Música erudita ou clássica 
Música erudita ou clássica é uma música bem elaborada, que foge das tradições populares. É uma música culta, caracterizada pela simetria e equilíbrio sonoro. Teve sua origem na necessidade de aumento do poder expressivo das melodias nos ofícios religiosos. 
A música erudita ou clássica é caracterizada por uma música refinada e agradável, apresentada de forma instrumental, que chegou ao ápice com os grandes gênios da música, entre eles, Haendel, Bach, Haydn, Mozar e Beethoven. 
A expressão "música clássica" passou a ser usada para representar a evolução musical no século XIX, chamado século de ouro, dos grandes compositores. 
Ópera 
Ópera é uma obra dramática em que o teatro, a música e a poesia se completam. A ópera é um gênero teatral dramático, encenado junto com a música instrumental e o canto, no qual se sobressai um solista, representado por cantores com timbres vocais que vão do mais agudo até os mais graves. 
A ópera é encenada com os elementos do teatro, como enredo, coreografia e vestuário característico, em conjunto com a música instrumental e o canto. 
Ópera é o plural de opus, que no latim significa obra de arte. A ópera surgiu na Itália, e geralmente é apresentada em latim ou italiano. 
Música popular 
Música popular é aquela que tem uma letra predominantemente romântica, jovem, dançante e com refrões fáceis de memorizar. O rock foi um dos mais bem sucedidos gêneros da música popular, seguido da música romântica. 
A música popular brasileira recebeu influência de diversas escolas, entre elas a de João Gilberto, com a precisão técnica e a interpretação contida, e a escola de Elis Regina, com interpretação sentimental, em que a emoção importa mais do que a técnica. Michael Jackson e Madona serviram de parâmetro para o pop americano e para um grande número de seguidores. 
A música popular cantada por grandes nomes do showbiz, com melodias suaves e rítmos dançantes, se enraizou na cultura da juventude urbana, virou sucesso comercial e é um dos mais bem sucedidos gêneros da música contemporânea. 
Música tradicional / Regional 
Música tradicional ou folclórica é aquela que simboliza as tradições e costumes de um povo, e são passadas de geração a geração, como parte dos valores e da identidade de um povo. A música tradicional representa as crenças e as tradições de uma determinada região. 
Grande parte da música folclórica possui letra de fácil memorização e está ligada às festividades, envolvendo danças típicas de uma determinada cultura. 
A música tradicional ou folclórica, está intimamente ligada à música popular. O fado, o tango, o samba, o frevo, o forró, a música de viola, a música sertaneja, o maracatu, o reggae, o blues, entre outras, se perpetuaram e muitas delas exercem grande influência na música moderna. 
Atividade!!! 
1- Leia o texto atentamente, se possível, assista novamente as aulas no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=GK2f6mi3PqQ&t=301s) e https://www.youtube.com/watch?v=QgLGQ8FtPkI Assista o vídeo de Aquarela e o documentário. 
2- Responda: 
A) O que é música?? B) O que são ritmos musicais? C) O que são gêneros musicais? Cite alguns exemplos! D) Faça um texto (10 linhas), falando sobre 1 ou mais gêneros musicais que você goste. Pesquise 
e explique de onde ele veio, quais instrumentos são usados para tocá-lo, enfim.. fala tudo o que descobriu sobre este gênero. E) Faça um outro texto, comentando o que você achou sobre o documentário Música Popular 
Brasileira. (5 linhas);