Atividade de Recuperação – 1º Bimestre Ensino Remoto
Encaminhar no e-mail cleydeabastos@gmail.com
A partir dos temas trabalhados nas aulas do CMSP, apostila Aprender sempre e a Atividade avaliativa, reflita e faça os exercícios a seguir:
1)Leia os enunciados e coloque nos parênteses F para frase, O para oração e classifique aquelas que são consideradas períodos, em SIMPLES ou COMPOSTO (na frente das orações).
( ) É importante conferir a documentação antes de entregá-la.
( ) Saída de emergência.
( ) Deixe seu comentário sobre o site e ajude-nos a melhorá-lo.
( ) Apague a luz.
( ) As chuvas fortes e abundantes alagaram grande parte da cidade, especialmente a região central.
( ) Parabéns por tudo.
( ) Que comportamento agressivo!
( ) Agora, por favor!
( ) Como o morador não vivia mais naquele endereço, a encomenda não foi entregue.
2)Observe a imagem abaixo e responda o que se pede:
a) Que gênero textual é esse?
b) Qual a sua finalidade?
c) O enunciado: “Mais qualidade e energia para a sua vida.” Pode ser classificado como frase, oração ou período?
d) Por que o enunciado “A maior linha do Brasil” é uma frase?
e) Por que o enunciado “Mais de 100 produtos a preço único” não é uma oração?
3)Tendo em vista que “as gírias” compõem o quadro de variantes linguísticas ligadas ao aspecto sociocultural, analise os excertos a seguir, indicando o significado de cada termo destacado de acordo com o contexto:
a ) Possivelmente não iremos à festa. Lá, todos os convidados são patricinhas e mauricinhos!
b ) Nossa! Como meu pai é careta! Não permitiu que eu assistisse àquele filme.
c ) Os namoros resultantes da modernidade baseiam-se somente no ficar.
d ) E aí mano? Estás a fim de encontrar com uma mina hoje? A parada vai bombar!
e ) Aquela aula de matemática foi péssima, não saquei nada daquilo que o professor falou.
4)Leia o texto a seguir e assinale a alternativa correta:
CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar.
DIMENSTEIN, Gilberto. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 23 de julho de 2019.
O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é:
(A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.
(B) ...“É poder votar em quem quiser...”.
(C) ...“revelam estágios de cidadania...”
(D) ... “Foi uma conquista dura. ” (E) ”Muita gente lutou”.
5) Leia a sinopse “A SAGA CREPÚSCULO: ECLIPSE”:
FICHA TÉCNICA
Título original: (The Twilight Saga: Eclipse)
Lançamento: 2010 (USA)
Direção: David Slade
Atores: Kristen Stewart, Robert Pattinson, Taylor Lautner.
Duração: 124 minutos
Gênero: Romance/Aventura/Suspense
SINOPSE
Bella Swan (Kristen Stewart) enfim está junto de seu grande amor, Edward Cullen (Robert Pattinson). Eles planejam se casar assim que chegar a formatura, o que marcará também a transformação de Bella em vampiro. Apesar da vontade dela, Edward ainda é reticente em relação à transformação. Paralelamente, Jacob Black (Taylor Lautner), apaixonado por Bella, decide lutar pelo seu amor. Só que a vida do trio está em perigo quando uma legião de vampiros recém criados começa a atacar em Seattle, cidade próxima ao local em que vivem.
Após a leitura da sinopse acima, responda:
a)Qual o tema ou o assunto da sinopse acima?
b)Qual a finalidade das sinopses em geral?
c)Quais elementos as sinopses contém em comum?
d)Tais elementos são relevantes na construção de sinopses de filmes? Por quê?
e)Há na sinopse informações que requerem um conhecimento prévio do leitor? Caso haja, quais são?
f)Onde podemos encontrar esse tipo de sinopse?
g)A quem se destinam tais sinopses?
h)Quais as estratégias usadas pelo autor para chamar a atenção do leitor?
i)Qual a norma linguística predominante nas sinopses de filmes?