quinta-feira, 21 de maio de 2020

Geografia - EJA 2SB e 3SB Prof.ª Alessandra

Bom dia, para todas e todos!
  Espero que todos vocês e suas famílias estejam bem...
  Nesse primeiro bimestre que foi tão tumultuado para todos nós, levando em conta as dificuldades dos alunos em acessar as atividades e em compreender a dinâmica de aulas a distância, considerei mais justo solicitar nesse momento, uma atividade sobre assuntos que já havíamos discutido juntos em sala de aula.
  Fico a disposição para esclarecimentos. 


Façam a leitura do texto abaixo:
       Índice de Desenvolvimento Humano - IDH
    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda. 
   A utilização das variáveis educação, saúde e renda permite uma comparação com praticamente todos os países do mundo e serve de referência para mensurar a resposta de determinado país frente a essas importantes demandas.
  O IDH é uma referência numérica que varia entre 0 e 1. Quanto mais próximo de zero, menor é o indicador para os quesitos de saúde, educação e renda. Quanto mais próximo de 1, melhores são as condições para esses quesitos, portanto melhores são as condições de vida nesses lugares. 
Os países com o IDH mais elevado no ano de 2018 foram:
-Noruega-(0,954)
-Suíça-(0,946)
-Irlanda-(0,942)
- Alemanha e Hong Kong-(0,939).
Entre os menores IDHs, estão:
-Níger-(0,377)
-República Centro-Africana (0,381)
-Chade-(0,401)
-Sudão do Sul – (0,413)
-Burundi (0,423)

 Já o Brasil ficou na posição 79ª, com um IDH de 0,761.

 Importância dos Indicadores

  O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baseia-se em três principais indicadores:Educação,Saúde e Renda. A importância desses indicadores é a abrangência que eles possuem, pois, de modo geral, todos os cidadãos de qualquer país, em alguma medida, são alcançados por uma dessas variáveis.
  O indicador Educação refere-se à quantidade média de anos de estudo de uma população. Entende-se que, quanto maior for o tempo de permanência de uma população na escola, melhores serão as chances de desenvolvimento para esse país. Por outro lado, mostra ainda o comprometimento dos governantes com o futuro de sua nação, na medida em que esse indicador reflete-se diretamente no desenvolvimento das futuras gerações. Assim, as políticas de Estado para matricular todas as crianças e adolescentes nas escolas e diminuir as taxas de evasão e repetência, por exemplo, visam à melhora da posição do país nesse tipo de indicador.
    Na variável Saúde, avalia-se basicamente a taxa de expectativa de vida dos cidadãos de cada país participante. Entende-se que, quanto maior for essa taxa, melhores serão as condições de vida de seus habitantes. Ações como campanhas de vacinação e educativas sobre saúde, pré-natal, organização de sistemas públicos de saúde, ações de fornecimento de medicamentos, entre outros, colaboram para elevar esse indicador.
No quesito Renda, mede-se o valor médio do rendimento dos cidadãos com base na média do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de toda a riqueza produzida por um país em determinado período (normalmente anual) dividida pelo número de habitantes.
   Apesar desses três indicadores serem importantes, eles apresentam algumas limitações, que devem ser ponderadas, uma vez que não mostram a realidade mais sensível de seus cidadãos, mais especificamente a qualidade dos serviços ofertados na saúde e educação e a desigualdade na distribuição de renda entre as pessoas.
    Naturalmente, em uma sociedade em que se vive mais e se passa mais tempo na escola, há um melhor ambiente em relação aos lugares com menor expectativa de vida e escolaridade. Contudo, isso não representa, necessariamente, condições para o desenvolvimento humano, como o índice espera mensurar.
    As baixas condições de saúde e educação oferecidas pelos países com os menores indicadores de desenvolvimento humano contrapõem-se aos elevados números obtidos pelos países mais desenvolvidos do globo. Assim, pode-se concluir que ainda que o IDH se proponha a fazer uma avaliação com um menor peso do critério econômico, este se mostra cada vez mais determinante na definição de seus indicadores.
                Atividades:
Após leitura do texto responda:
1- O que significa a sigla IDH?
2- Quais são as três variáveis que são consideradas no IDH? Com suas palavras, explique o que analisam em cada uma delas.
3- A partir da leitura do texto, aponte qual país apresentou o melhor IDH em 2018 e o que apresentou o menor índice.
4- Ao final desse texto e das discussões que foram realizadas em sala de aula, você acredita que apenas os números são suficientes para uma melhor compreensão das condições de vida de uma população? Justifique.

Alguns cuidados para o envio da atividade:
      -Se o aluno ainda não estiver conseguindo acessar o Google Sala de Aula, poderá me enviar a atividade por e-mail, que criei apenas para receber atividades nesse momento. 
      O e-mail é: geografausp@gmail.com
      Prefiro que me enviem pelo Google Sala de Aula, pois é muito melhor a organização da plataforma.
  • Vocês poderão anexar as respostas em Word ou se preferirem poderão responder no caderno e tirar foto das respostas. 
  • Se forem enviar foto, não responda a lápis, pois fica muito difícil para conseguir ler. Devem observar ainda se as fotos que estão me enviando estão nítidas, permitindo que eu consiga ler. Se não estiver legível, vou solicitar que reenviem;
  • A atividade deverá ser enviada apenas em uma das plataformas: ou no Google Sala de Aula ou no e-mail acima;
  • Tanto os envios no Google Sala de Aula quanto no e-mail receberão um retorno meu, confirmando o recebimento;
  • Para os alunos que me enviarem por e-mail, peço que coloquem o nome completo, sem abreviações e a turma, pois criarei pastas para  arquivar o que receber por turma;
  • A data de entrega é a data da finalização do bimestre: 29/05/20 (6ªf);