sexta-feira, 8 de maio de 2020

Língua Portuguesa 1ª Série A, B e C Prof.ª Suellen


E.E. Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos
Nome:__________________________________________nº____ Série: 1º ano ABC Data:___/___/2020.

Proposta de Redação
Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19
Os coronavírus são uma família de vírus, conhecida há muito tempo, responsável por desencadear desde resfriados comuns a síndromes respiratórias graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers). A transmissão desses vírus pode ocorrer de uma pessoa para outra por meio do contato próximo com o doente. Recentemente, um novo tipo de coronavírus foi descoberto, o 2019-nCoV, o qual tem causado mortes e também bastante preocupação.
ATENÇÃO:  Para saber mais sobre a mais recente pandemia causada por um novo tipo de coronavírus, leia: COVID-19.
Vale salientar que os coronavírus são vírus zoonóticos, ou seja, podem ser transmitidos entre o ser humano e outros animais. Porém, isso não ocorre com todos os coronavírus, sendo conhecidos alguns tipos que circulam apenas entre os animais.

 Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.
Coronavírus é uma família de vírus que apresenta tipos capazes de desencadear infecções respiratórias graves.
→ Sintomas de doenças causadas pelos coronavírus
  • Tosse;
  • Dificuldade respiratória;
  • Falta de ar;
Em casos de síndromes respiratórias mais graves, podem ocorrer insuficiência renal e até mesmo  morte.

→ Prevenção do coronavírus
Para se prevenir de doenças causadas por coronavírus, as principais medidas são:
  • Evitar contato próximo com pessoas que apresentam infecções respiratórias;
  • Lavar bem as mãos;
  • Evitar tocar os olhos, nariz e boca sem ter higienizado as mãos;
  • Evitar compartilhamento de objetos de uso pessoal, tais como copos e talheres;
  • Evitar contato com animais doentes;
  • Cozinhar bem ovos e carne.
→ Síndromes respiratórias agudas graves causadas por coronavírus
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) são duas ocorrências graves causadas pelo coronavírus.
Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars) foi identificada pela primeira vez na China, em 2002. Essa doença espalhou-se rapidamente e causou a morte de mais de 800 pessoas. A epidemia global da doença foi controlada em 2003. Os sintomas da Sars são febre, tosse e dificuldade respiratória, evoluindo rapidamente para insuficiência respiratória. Não há casos da doença desde 2004. Hoje se sabe que a transmissão da doença apresentava relação com gatos selvagens que continham o vírus.
A Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers) foi identificada pela primeira vez na Arábia Saudita, no ano de 2012. Os sintomas são semelhantes aos de outras doenças causadas por coronavírus, ou seja, febre, tosse e falta de ar. Alguns pacientes também relataram sintomas gastrointestinais. Hoje se sabe que o vírus ligado à Mers tinha nos dromedários um importante reservatório. Esses animais eram, portanto, os transmissores da doença.→ Coronavírus (COVID-19)
https://s2.static.brasilescola.uol.com.br/be/2020/03/sars.jpg
O SARS-CoV-2, identificado na China, é um novo tipo de coronavírus.
SARS-CoV-2 é o coronavírus mais recentemente descoberto. Inicialmente recebeu a denominação de 2019-nCoV, mas, no dia 11 de fevereiro de 2020, passou a ser chamado de SARS-CoV-2. O vírus foi isolado no dia 7 de janeiro de 2020 e detectado primeiramente na cidade chinesa de Wuhan. Antes dessa identificação, a China já havia informado a Organização Mundial de Saúde, no dia 31 de dezembro de 2019, da ocorrência de uma pneumonia de causa desconhecida.
A primeira morte ocorrida em decorrência desse novo vírus aconteceu no dia 11 de janeiro de 2020. Rapidamente a doença, que ficou conhecida por COVID-19, alastrou-se pelo planeta. Em março de 2020, todos os continentes já haviam sido afetados. Isso levou a OMS a declarar, no dia 11 de março de 2020, que a COVID-19 é, sim, uma pandemia.
Até o dia 31 de março de 2020, foram registrados pela OMS 44.494 mil mortes decorrentes da doença e 846.576 mil casos confirmados. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 31 de março, 5.717 casos foram confirmados pelo Ministério da Saúde e 201 mortes ocorreram no país até a data. No mundo, a letalidade do vírus é de cerca de 4,7%.
Inicialmente, acreditou-se que a doença era transmitida apenas de animais para humanos. Entretanto, após o aumento do número de casos, descobriu-se que a transmissão poderia ocorrer também de uma pessoa para outra. Os sintomas da infecção causada pelo novo coronavírus são: febre, dificuldade respiratória, tosse e falta de ar. Os casos mais graves podem evoluir para insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. Vale destacar que, de acordo com uma pesquisa realizada na China, os principais fatores de risco para a morte por COVID-19 são a idade avançada e problemas de coagulação.
A recomendação para se prevenir da doença é lavar as mãos regularmente, fazer a higienização das mãos utilizando álcool em gel e evitar tocar nos olhos, nariz e boca. Recomenda-se também evitar contato próximo com pessoas com sintomas de doenças respiratórias. As máscaras só são recomendadas para pessoas com sintomas respiratórios, como tosse e dificuldade respiratória, e para profissionais de saúde que cuidarão de pessoas com esses sintomas. Caso não tenha nenhum sintoma respiratório, o uso da máscara não é necessário.
Por Vanessa Sardinha dos Santos
Professora de Biologia

SANTOS, Vanessa Sardinha dos. "Coronavírus: a família de vírus que causou a pandemia de COVID-19"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/doencas/coronavirus.htm. Acesso em 29 de abril de 2020.

A partir do que você sabe sobre o novo coronavírus, elabore um artigo de opinião de, no mínimo, 20 linhas, contendo título, introdução, desenvolvimento e proposta de intervenção, falando sobre o isolamento social.
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E.E.Prof. Dr. Lauro Pereira Travassos
Nome:___________________________________________nº____ Série: 1º ABC   Data:____/___/2020.

Para realizar esta atividade é imprescindível que pesquise sobre figuras de palavras nos aspectos sonoros, de pensamento, semânticas e de sintaxe, respectivamente. 

Atividade de Figuras de Linguagem

Figuras de som
  1. Leia o trecho da música Águas de março, de Tom Jobim, e marque a alternativa que corresponde à figura de linguagem que se destaca no trecho.
É pau, é pedra, é o fim do caminho”.
a) Aliteração
b) Pleonasmo
c) Onomatopeia
d) Assonância
e) Sinestesia

2 - Em qual das alternativas há uma frase na qual predomina a figura de som onomatopeia?

a) O pé da cadeira quebrou de novo.
b) Nem acredito que encontrei o Totó, o meu melhor amigo.
c) A Tatá me ligou ontem para dizer que não viria.
d) Estava dormindo ainda quando ouvi: cocoricóóóóóó.
e) Minha irmã joga pingue-pongue na escola todos os dias.

3 - Marque a alternativa que contenha APENAS figuras de linguagem sonoras:
a) Aliteração – Onomatopeia
b) Assonância – Sinestesia;
c) Onomatopeia – Eufemismo;
d) Zeugma – Onomatopeia;
e) Zeugma – Anacoluto.
4- Leia o trecho da música “O que é, o que é”, de Gonzaguinha, e indique a alternativa na qual esteja escrita a figura de linguagem presente no trecho.
É bonita, é bonita e é bonita!”.
a) Onomatopeia
b) Metáfora
c) Metonímia
d) Pleonasmo
e) Assonância

5- Nomeie as figuras de som utilizadas nos enunciados abaixo:
a) O rato roeu a roupa do rei de Roma.
b) Tic-tac, tic-tac fazia o relógio na parede.
c) Venha, Vera, venha ver as velas ao vento.
d) Quem conta um conto sempre aumenta um ponto.
6- Relacione as colunas de acordo com as figuras sonoras utilizadas nas frases.
a) O gato fez “miau"                                                    (    ) Aliteração                                                                           
b) Quem casa, quer casa.                                                         (    ) Assonância                                                                           
c) “A bela bola rola: a bela bola de Raul”.C.Meireles (    ) Paronomásia                   
d) O peito do pé de Pedro é preto.                                (    ) Onomatopeia  
7) Observe a sequência de frases abaixo e responda a seguir.

(1) E no dia lindo vi que vinhas vindo, minha vida. (Guilherme de Almeida) 
(2) Conhecer as manhas e as manhãs. (Almir Sater e Renato Teixeira) 
(3) E as cantilenas de serenos sons amenos fogem fluidas. (Eugênio de Castro)

Nas frases apresentadas em (1), (2) e (3), temos, respectivamente, as seguintes figuras de estilo que exploram a sonoridade das palavras:
a) assonância, paranomásia e aliteração.
b) onomatopeia, assonância e paranomásia.
c) aliteração, onomatopeia e assonância.
d) paranomásia, assonância e aliteração.
e) assonância, onomatopeia e paranomásia.

8) Identifique a figura de linguagem usada nas alternativas abaixo:
Ouvimos um enorme bum!
Já não aquento mais esse tique-taque!
Quando eu menos esperava, plim, ele apareceu.

  1. Onomatopeia
  2. aliteração
  3. assonância
  4. Paranomásia
FIGURAS DE PENSAMENTO
1- Quanto às afirmações listadas, o que está correto assinalar como verdadeiro?
I. “Enterrou o dedo no alfinete” é metonímia.
II. “Saio do hotel com quatro olhos,
- Dois do presente,
- Dois do passado.” é comparação.
III. Chorei bilhões de vezes naquele dia é hipérbole.
(A) Apenas I.
(B) Apenas II.
(C) Apenas III
(D) Apenas I e II.
(E) Nenhuma afirmação está correta.
2- Assinale a alternativa incorreta:
(A) Ele entregou a alma a Deus é eufemismo.
(B) “O mito é o nada que é tudo.” (Fernando Pessoa) é uma antítese.
(C) “embora quem quase morre esteja vivo, quem quase vive já morreu”(Luis Fernando Veríssimo) é uma comparação.
(D) A cidade maravilhosa continua linda é uma perífrase.
(E) Aqueles ali são uns anjos, vivem metidos em confusão é uma ironia.
3- (FUVEST) Identifique a figura de linguagem empregada nos versos destacados:
“No tempo de meu Pai, sob estes galhos,
Como uma vela fúnebre de cera,
Chorei bilhões de vezes com a canseira
De inexorabilíssimos trabalhos!”
  1. Antítese
  2.  Anacoluto
  3.  Hipérbole
  4.  Eufemismo
  5.  metáfora
4 - Classifique as figuras de linguagem usadas nas seguintes frases em hipérbole e eufemismo.
  1. Eu morri de rir com aquela história. 
    b) Minha filha mais nova já é mocinha. 
    c) Você está ficando muito cheinha. 
    d) Ele veio voando para casa. 
    e) Já disse isso um milhão de vezes. 
    f) Ele sempre foi meio desprovido de inteligência. 

5 - (ENEM-2001) Oxímoro (ou paradoxo) é uma construção textual que agrupa significados que se excluem mutuamente. Para Garfield, a frase de saudação de Jon (tirinha abaixo) expressa o maior de todos os oxímoros.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEqX2ZuBAwk_b1htn-MRTlngXNRZpcy9fdtZnfjRbIgkV8bUyh6dfTxMW3FDLLypjU_K8TKn5erIlBnMyoaOHiuVEqqcneyzIKoR7yITeXJ9YEF-1Ab4vewjp1Wk7nQOSfDitJfFgnVrQ/s640/Garfield-ox%C3%ADmoro-570x210.png

Nas alternativas abaixo, estão transcritos versos retirados do poema “O operário em construção”. Pode-se afirmar que ocorre um oxímoro em 

  1.  "Era ele que erguia casas 
                Onde antes só havia chão."

  1.   "... a casa que ele fazia 
                Sendo a sua liberdade 
                Era a sua escravidão."

  1.  "Naquela casa vazia
               Que ele mesmo levantara
               Um mundo novo nascia 
               De que sequer suspeitava."

  1. "... o operário faz a coisa 
               E a coisa faz o operário."

  1.  "Ele, um humilde operário
               Um operário que sabia
               Exercer a profissão." MORAES, Vinícius de. Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.



Figuras de Semânticas
1. Qual das seguintes figuras de linguagem não pertence ao grupo das figuras de palavra?
a) metáfora
b) comparação
c) metonímia
d) sinestesia
e) assonância
f) perífrase
g) catacrese
2. Relacione as colunas de acordo com as figuras de palavra utilizadas nas frases.
a) Seu pai é um touro.
b) Comprei um Ford.
c) A blusa não abotoava porque a casa do botão era pequena.
d) Havia um cheiro morno em sua pele.
e) Viajarei para a Veneza brasileira.
(  ) Metonímia
(  ) Metáfora
(  ) Sinestesia
(  ) Catacrese
(  ) Antonomásia
3 -  (PUC – SP) Nos trechos: “…nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major” e “…o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja” encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:
a) prosopopeia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopeia.
Figuras de sintaxe
1 - (VUNESP) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a
figura de linguagem chamada:
a) Polissíndeto
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número
2 - "Aquela personagem da novela é complicada: ela chora, e grita, e sofre, e teima, e perde, e ganha, e casa, e separa. Nunca vi igual.". O trecho exemplifica qual figura de linguagem?

  1. Assíndeto
  2. Metáfora
  3. Comparação
  4. Polissíndeto
  5. Anáfora

3 - Se o polissíndeto e a anáfora tem em comum a repetição, qual a diferença entre essas figuras de linguagem? 

  1. A anáfora tem uma repetição, mas não das conjunções. Elas são omitidas nesta figura
  2. de linguagem. 
  3. A repetição da anáfora é somente de sons, como 'três tigres comem três pratos de trigo',
  4. onde o som repetitivo do R é evidente.
  5. A afirmação está incorreta. A anáfora não tem repetição e é completamente oposta ao polissíndeto porque omite as conjunções.
  6. A anáfora é uma figura de linguagem que tem repetição de palavras e expressões.
  7. Ela não se prende só às conjunções.

Bons estudos!



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