E.E. Prof. Lauro Pereira Travassos
Roteiro de plano de aula e atividades online
Professor: RITA DAS DORES FONSECA- Dôra
Disciplina: L. Portuguesa
Série/ano: 3º SA e 3º SB, – Suplência.
Semana: de 4 a 8/05/2020.
Habilidades: Ler e compreender o gênero textual levando em conta as características próprias do gênero (Crônica). Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso das palavras em diferentes contextos de linguagem.
Atividade: Texto: Visita – Realizar a leitura e a interpretação do texto. Figuras de Linguagem – Leitura, acompanhamento das aulas do CMSP – telecurso – e realização de exercícios.
Metodologia: Os alunos assistirão ao vídeo, lerão os conteúdos explicativos e realizarão os exercícios, bem como as questões do texto a serem interpretadas.
Ferramenta para disponibilização: Uso do blog/educalauro.blogspot.com e vídeos do CMSP – telecurso.
Instrumentos avaliativos: Os alunos realizarão a atividade e enviarão via e-mail, onde ocorrerá a correção e será dada a devolutiva de erros, acertos e ajustes a serem feitos por cada aluno. Ou, entregarão trabalho físico.
Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra – Suplência 3º SA e 3º SB
Orientações:
- As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno;
- Data de entrega das atividades: até 22/05/2020.
- Atividade via e-mail (envie somente as respostas)
Estudo do Texto:
Visita
Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?
Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. E não tem mais jeito – pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo, afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.
Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na Avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor? Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que servente o matasse. “Não faça isso com o coitado! ” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença. ” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.
GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo : Ática, 2001.
Questões:
- Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem
- Colocou-o dentro de um pote de água.
- Escondeu-o para que ninguém o matasse.
- Pingou água sobre sua cabeça.
- Procurou por outros insetos no escritório.
- O homem interessou-se pelo inseto porque
- Decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.
- Estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.
- Percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.
- Resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.
- A mudança na rotina do homem deveu-se
- À chegada do inseto na redação do jornal.
- Ao intenso calor daquela tarde de verão.
- À monotonia do trabalho no escritório.
- À transferência de local onde estava o inseto.
- Em “Não faça isso com o coitado! ”, a palavra sublinhada sugere sentimento de
- Maldade
- Afeição
- Desprezo
- Esperança
- A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem
- Curiosidade científica.
- Lembranças da infância.
- Medo de pegar uma doença.
- Sensação de espanto.
- Com base na leitura do texto, pode-se concluir que a questão central é
- A presença inesperada de um inseto do mato na cidade.
- A saudade dos amigos de infância.
- A vida agitada da grande cidade.
- A preocupação com a proteção aos animais.
- “Parecia morto, mas notei que movia nervosamente...” a palavra destacada pode ser substituída por :
- Logo
- Pois
- Porém
- E
- “Não faça isso com o coitado! ” O verbo destacado indica:
- Ação
- Obséquio
- Ordem
- Vontade
- “Estava morrendo de sede...” a palavra destacada é usada para:
- Caracterizar a sede
- Para acompanhar o nome
- Para substituir um nome
- Para ligar os termos
- “É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, pleno coração da metrópole? ” O conectivo usado expressa:
- Uma explicação
- Uma alternativa
- Uma conclusão
- Uma oposição
EXERCÍCIO: FIGURAS DE LINGUAGEM
1. Classifique as figuras de linguagem presentes nos fragmentos abaixo:
a) Você é o sol da minha vida.
b) O pé do vaso está quebrado.
c) Seus olhos brilham como estrelas.
d) O tilintar dos metais.
e) Esse homem é uma fera!
f) Meu coração é um almirante louco.
g) O rapaz lhe estendeu uma folha. Era um poema.
h) Já lhe disse isso um milhão de vezes.
i) A mocidade é um noivado.
j) Bebeu dois copos cheios.
k) O tique-taque dos relógios.
l) O livro está cheio de orelhas.
m) O carro andava, corria, voava.
n) Ele entregou a alma a Deus.
o) As árvores são imbecis: se despem justamente quando começa o inverno.
p) Oh, Deus, onde estás?
q) Existem pedras no caminho.
r) Quase morri de estudar.
s) Vi tudo com os meus próprios olhos.
t) Ele está lendo Jorge amado.