segunda-feira, 4 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 3ª SÉRIE A e B



Atividades para a 3ª série do ensino médio.

EE Lauro Pereira Travassos
Língua portuguesa
Profª. Gi

As questões a seguir serão referentes aos livros de Literatura, que enviei por e-mail para os alunos estudarem durante o recesso, férias, ou melhor por causa da pandemia no mundo.

Para quem leu o livro de Gregório de Matos.

Leia o poema abaixo, de Gregório de Matos Guerra.
Retrato/ Dona Ângela

Anjo no nome, angélica na cara
Isso é ser flor e Anjo juntamente:
Ser Angélica flor e Anja florente
Em quem, senão em vós se uniformara?

Quem veria uma flor, que a não cortara
De verde pé de rama florescente!
E quem um Anjo vira tão luzente
Que por seu Deus o não idolatrará?

Se como Anjo sois dos meus altares
Fôreis o meu custódio, e minha guarda,
Livrara eu de diabólicos azare.

Mas vejo, tão bela, e tão galharda
Posto que os Anjos nunca dão pesares
Sois Anjo, que me tenta, e não me guarda.

Questão 1

Considere as seguintes afirmações sobre o poema

I – O poeta explora o paralelo entre Anjo e Angélica e revela a condição perecível e doméstica da flor, permitindo que se perceba a uniformização pretendida pelo barroco, a qual estabelece regras poéticas rígidas.

II- A mulher Anjo Luzente, no poema, encara tanto o anjo protetor que livra “de diabólicos azares”, quanto a criatura feminina tão tentadora que provoca a imaginação e a sensualidade.

III- A associação e o contraste da flor, que seria cortada do verde pé, com o Anjo Luzente a ser idolatrada, indica o diálogo do poeta (vós) com o Anjo enviado dos céus para proteger os altares, de sua esposa.
Quais estão corretas.
  1. Apenas I
  2. Apenas II
  3. Apenas I e II
  4. Apenas I e III
  5. I, II e III 

Para quem leu o livros de Machado de Assis.
Quincas Borba e Dom Casmurro.

Questão 2 

(UFRGS/2016) Considere as seguintes afirmações sobre o livro Dom Casmurro, de Machado de Assis:

                I - O romance de Machado de Assis, narrado em terceira pessoa, expõe o triângulo amoroso entre Bentinho, Capitu e Escobar. O narrador, que ingressa na consciência de todos as personagens, revela ao leitor a traição de Capitu e a paternidade de seu filho Ezequiel.
               
               II - O livro está estruturado em forma de diário, por isso guarda  as lembranças mais íntimas de Dom Casmurro . A personagem registra que não quer ter suas memórias reveladas, por isso macularia sua imagem ante a sociedade fluminense.

              III - O agregado da família Santiago, José Dias, desempenha funções elevadas de conselheiro e rebaixados de mandalete. Sua acomodação nessa família dá mostras dos arranjos sociais entre homens livres e classe dominante.  

    Quais estão corretas?
  1. Apenas I
  2. Apenas II
  3. Apenas III
  4. Apenas II e III
  5. I, II e III  

Questão 3 

(VUNESP) O trecho abaixo pertence a célebre romance de Machado de Assis.
“Rubião, logo que chegou a Barbacena e começou a subir a rua que ora se chama de Tiradentes” Exclamou parando.
_ Ao vencedor, as batatas!
De qual romance estamos falando? _________________________________.

Questão 4

(UFV- MG) Em se tratando de Quincas, romance de machado de Assis, todos as alternativas abaixo estão 
Corretas, exceto:

  1. Humanitismo, teoria filosófica de Quincas Borba, defende o princípio da liberdade de conservação.
  2. A narrativa é lenta com abundância de detalhes.
  3. Os personagens são escrupulosos e despidos de egoísmo.
  4. A burguesia frívola da corte constitui a sociedade ficcional machadiana.
  5. Rubião, personagem- central, traz as marcas da fraqueza na luta pela sobrevivência.


Obs. 
Os monitores de cada sala, por favor! Enviem as atividades para aqueles (as) que ainda não estão conectados. 
Não esqueçam de entregar o resumo do livro com as respostas das questões acima. Pode ser no e-mail gfranarruda@yahoo.com.br ou pelo blog do Lauro ou ainda na escola, depois passarei lá para pegar. 
Sei que está sendo difícil para todos nós, vamos ter fé, ficar em casa para salvar vidas.
Quanto as aulas do Centro de mídias ou TV... vou elaborar algumas atividades para complementar.