Roteiro de estudos de 22 a 26 de junho
LÍNGUA PORTUGUESA -6º ANO A, B, C e D
Professora Patrícia – ( 6 aulas)
Orientações: As atividades deverão ser respondidas no caderno e enviadas para para o e-mail patricialdomingos@yahoo.com.br até 10/07/2020.
Atividade 1: Assista atentamente ao vídeo a seguir e responda as questões.
1-O que você faria se existisse uma máquina do tempo de verdade? Por quê?
2-Em determinado momento da história Cascão também diz ter inventado uma máquina do tempo que nada mais é que uma caixa de papelão. Qual o principal “item” que o Cascão usa para que a máquina funcione?
3-Na frase “Você está tirando uma com a minha cara?” o que o Franjinha quis dizer?
4- O que acontece no final da história que surpreende Franjinha?
Observe o quadrinho a seguir:
Calvin e Haroldo, criação de Bill Watterson. O uso da conotação confere o efeito de humor da tirinha
Na tirinha encontramos uma expressão empregada no sentido figurado, ou seja, a palavra está em sentido conotativo ou metafórico. Quando o valentão diz “você vai comer asfalto”, não quer dizer que isso será cumprido ao pé da letra. Ou você acha consegue imaginar alguém com um pedaço de asfalto no prato e comendo? Nesse caso dizemos que foi usado uma METÁFORA que é quando usamos uma palavra para dizer outra coisa de modo a intensificar o que se quer passar. Veja outros exemplos onde a mesma palavra tem sentidos diferentes.
“Você vai quebrar o vidro da janela se jogar a bola lá”
“Você vai quebrar a cara com essa situação.”
Atividade 2:
a) Você conseguiu perceber que a palavra em destaque usada nas frases acima tem sentidos diferentes?
b)Reescreva as frases e explique qual o sentido da palavra quebrar em cada uma delas.