Atividade de Arte
Ensino Médio
Professora Catia Borges
O que o aluno poderá aprender com esta aula
perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira;
conhecer o conceito de música de protesto;
interpretar uma música de protesto;
empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal);
interpretar uma música do mesmo;
produzir uma paródia.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Os alunos deverão conhecer o que é uma paródia e o que representou o período da Ditadura Militar no Brasil..
Estratégias e recursos da aula
ATIVIDADE 01
A Ditadura e a música de protesto
O aluno para iniciar a atividade deverá primeiro acessar o link abaixo e assistir o vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM&feature=fvsr
Durante a exibição do vídeo, são demonstrados alguns fragmentos de canções consideradas de protesto.
Individualmente, pesquisem na internet os seguintes pontos:
o que são músicas de protesto;
quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc);
o que representou o exílio para muitos desses artistas.
Links para a pesquisa:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil#Censura_durante_o_regime_militar
http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=6146
http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2008/07/msica-e-censura-da-ditadura-militar.html
http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html
Após as pesquisas resumidas , o aluno deverá criar uma paródia pensando na política de hoje.
Os trabalhos deverão ser entregues até o final do bimestre e se algum aluno quiser fazer algum vídeo cantando para demonstrar o trabalho também serve
Bom trabalho!!