terça-feira, 18 de agosto de 2020

Arte 1ª Série A-----Prof.ª Cátia Borges----3º Bimestre---

 

Atividade de Arte

Ensino Médio

Professora Catia Borges

 

 

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • perceber o que representou a Ditadura Militar para a classe artística brasileira;

  • conhecer o conceito de música de protesto;

  • interpretar uma música de protesto;

  • empreender uma pesquisa sobre um artista musical (por exemplo: Wilson Simonal);

  • interpretar uma música do mesmo;

  • produzir uma paródia.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão conhecer o que é uma paródia e o que representou o período da Ditadura Militar no Brasil..

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

A Ditadura e a música de protesto

O aluno para iniciar a atividade deverá primeiro acessar o link abaixo e assistir o vídeo.

http://www.youtube.com/watch?v=qhvXQj8CFmM&feature=fvsr

Durante a exibição do vídeo, são demonstrados alguns fragmentos de canções consideradas de protesto.

 Individualmente, pesquisem na internet os seguintes pontos:

  • o que são músicas de protesto;

  • quem foram os principais compositores de músicas dessa natureza (Chico Buarque, Geraldo Vandré, Caetano Veloso, etc);

  • o que representou o exílio para muitos desses artistas.

Links para a pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Censura_no_Brasil#Censura_durante_o_regime_militar 

http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=6146 

http://virtualiaomanifesto.blogspot.com/2008/07/msica-e-censura-da-ditadura-militar.html 

http://edmelander.blogspot.com/2009/09/musica-de-protesto-durante-ditadura_20.html 

Após as pesquisas resumidas , o aluno deverá criar uma paródia pensando na política de hoje.

 

 

Os trabalhos deverão ser entregues até o final do bimestre e se algum aluno quiser fazer algum vídeo cantando para demonstrar o trabalho também serve

 

 

Bom trabalho!!