quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Língua Portuguesa 8º Ano A, B e C---Prof.ª Helenice----3º Bimestre--

 EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS

Língua Portuguesa                  Profª Helenice

Turmas 8º anos ( A, B e C)

Atividade  complementar

Mascarados

                                     Cora Coralina

Saiu o Semeador a semear

Semeou o dia todo

e a noite o apanhou ainda

com as mãos cheias de sementes.

Ele semeava tranquilo

sem pensar na colheita

porque muito tinha colhido

do que outros semearam.

Jovem, seja você esse semeador

Semeia com otimismo

Semeia com idealismo

as sementes vivas

da Paz e da Justiça.

Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Em 1903 já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos "A Rosa". Em 1910, seu primeiro conto, "Tragédia na Roça", é publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", já com o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP).

 Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olímpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.

Após a leitura responda as questões:

1. O poema de Cora coralina apresenta uma ação que aparece em todo o texto. Que ação é essa?

transcreva o poema, organizando-o em três partes:

1ª parte

saiu o semeador a semear

Semeou o dia todo

e a noite o apanhou ainda

com as mãos cheias de semente

2ª parte

Ele semeava tranquilo

sem pensar na colheita

porque muito tinha colhido

do que outros semearam

3ª parte

Jovem, seja você esse semeador

Semeia com otimismo

Semeia com idealismo

 as sementes vivas

da Paz e da Justiça.

a) Agora, copie as palavras e expressões a seguir, associando-as a cada uma das partes do poema.

 ação - esperança - trabalho - obra inacabada - senso de coletividade - perseverança

b) Que outras palavras ou expressões podem ser associadas a cada parte do poema?

3.  Releia estes versos:

[...] e a noite o apanhou ainda

com as mãos cheias de sementes.

a) No trecho destacado, a autora personifica o substantivo noite, ou seja, empresta a esse substantivo uma ação atribuída a pessoas, uma ação humana. Como se dá nessa frase a personificação?

b) Identifique, entre os significados do verbo apanhar apresentados a seguir, aquele que se refere ao sentido que esse verbo apresenta nos versos do poema destacados acima.

I. Levar uma pancada uma surra.

II. Surpreender alguém em determinado estado, situação ou lugar.

III. Ser derrotado em uma competição; perder.


4. Leia a informação a seguir:

Figuras de linguagem são recursos estilísticos utilizados na linguagem oral e escrita que aumentam a expressividade da mensagem. Os recursos estilísticos podem ser de ordem sintática,  sonora ou de sentido, e o autor os utiliza para se expressar com elegância, arte e estilo.

A personificação ou prosopopeia constitui-se uma figura de linguagem caracterizada pela atribuição de características próprias de seres humanos a seres inanimados.

A aliteração constitui-se de uma figura de linguagem caracterizada pela repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes, normalmente no início das palavras que compõem versos ou frases, mas que também pode estar no meio ou no fim.

Metáfora é uma figura de linguagem e recurso expressivo que transfere o sentido literal, próprio de uma palavra, para um sentido conotativo, figurado, por meio de comparação sem utilizar os termos que caracterizam uma comparação. Nesse caso, é utilizada com a intenção de que um sentido implícito se manifeste e conduza a interpretação do que está sendo dito.

a) Transcreva do poema um verso em que é possível observar uma aliteração.

b) Em sua opinião, de que maneira o uso da aliteração contribui para as variações no ritmo do verso e para as modulações no tom de voz quando você lê oralmente?

c) Em que estrofe(s) do poema a palavra semeador e o verbo semear foram empregados em sentido literal, denotativo?

d) Em que estrofe(s) do poema a palavra semeador e o verbo semear foram empregados em sentido figurado metafórico?

e) Que sentido o eu lírico pretende passar ao utilizar nessa(s) estrofe(s) a palavra semeador e semear em sentido, metafórico?

5) E você, acha importante semear mesmo sem a certeza de colher os frutos de suas sementes? Justifique sua resposta.

Revisão da aula do CMSP   do dia 11/08/2020 sobre Morfemas.

As palavras da língua portuguesa são formadas por pequenas partículas, chamadas de morfemas. Os AFIXOS são morfemas responsáveis por transformar uma palavra primitiva em uma outra, derivada desta. Ex:

Pedra (palavra primitiva)

-eira (afixo)

pedra + eira = PEDREIRA (palavra derivada de pedra, que tem um significado próprio, diferente de sua palavra de origem)

DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra DERIVADA.

Dependendo do local onde se encontram, os morfemas podem ser chamados de PREFIXOS, SUFIXOS ou INFIXOS.

PREFIXO: quando o afixo é adicionado no início da palavra. Chamamos este processo de derivação prefixal. Exemplos:

Des confortável

Re fazer

Des leal

I legal

SUFIXO: quando o afixo é adicionado no final da palavra. Este processo, por sua vez, é chamado de derivação sufixal. Exe mplos:

Plant ação

Folha gem

Legal mente

Livra ria

INFIXO: quando o afixo é adicionado do meio da palavra, dividindo-a em duas partes. Pode ser uma consoante ou vogal de ligação entre duas raízes ou entre uma raíz e um outro afixo. Exemplos:

Gas ô metro

Cafe z al

Cafe t eria

OBS: Há ainda palavras que recebem prefixos e sufixos ao mesmo tempo. Este processo de formação de palavras é chamado de derivação parassintética.

Exemplos:

a manh ecer

a benç oar

6. Explique qual o processo de formação das seguintes palavras:

tempestade - ensolarado -pançudo- entediado- soneca- enraizado-florescer

amado- degenerar- estudioso - brasileiro - espelhado -  infiltrar

 

Fontes:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Estrutura_das_palavras/Afixos

http://pre-vestibular.arteblog.com.br/r1057/GRAMATICA/

http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=241

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/portugues/afixos/

Enviar as atividades para o e-mail: helenicejesus@prof.educacao.sp.gov.br

Quem já consegue acessar o Google Class Room, pode realizar as atividades direto no aplicativo.

 

Para Refletir!!!