EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS
Língua Portuguesa
Profª Helenice
Turmas 8º anos ( A, B e C)
Atividade complementar
Mascarados
Cora
Coralina
Saiu o Semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam.
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
Cora Coralina (Ana Lins do Guimarães Peixoto Brêtas), 20/08/1889 — 10/04/1985, é a grande poetisa do Estado de Goiás. Em 1903 já escrevia poemas sobre seu cotidiano, tendo criado, juntamente com duas amigas, em 1908, o jornal de poemas femininos "A Rosa". Em 1910, seu primeiro conto, "Tragédia na Roça", é publicado no "Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás", já com o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911 conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas, com quem foge. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Enéias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Seu marido a proíbe de integrar-se à Semana de Arte Moderna, a convite de Monteiro Lobato, em 1922. Em 1928 muda-se para São Paulo (SP).
Em 1934, torna-se vendedora de livros da editora José Olímpio que, em 1965, lança seu primeiro livro, "O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais". Em 1976, é lançado "Meu Livro de Cordel", pela editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, como era de seu feitio, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogiando seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e a faz ficar conhecida em todo o Brasil.
Após a leitura responda as questões:
1. O poema de Cora coralina apresenta uma ação que aparece em todo o
texto. Que ação é essa?
transcreva o poema, organizando-o em três partes:
1ª parte
saiu o semeador a semear
Semeou o dia todo
e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de semente
2ª parte
Ele semeava tranquilo
sem pensar na colheita
porque muito tinha colhido
do que outros semearam
3ª parte
Jovem, seja você esse semeador
Semeia com otimismo
Semeia com idealismo
as sementes vivas
da Paz e da Justiça.
a) Agora, copie as palavras e expressões a seguir, associando-as a cada uma das partes do poema.
b) Que outras palavras ou expressões podem ser associadas a cada parte
do poema?
3. Releia estes versos:
[...] e a noite o apanhou ainda
com as mãos cheias de sementes.
a) No trecho destacado, a autora personifica o substantivo noite, ou
seja, empresta a esse substantivo uma ação atribuída a pessoas, uma ação humana.
Como se dá nessa frase a personificação?
b) Identifique, entre os significados do verbo apanhar apresentados a
seguir, aquele que se refere ao sentido que esse verbo apresenta nos versos do
poema destacados acima.
I. Levar uma pancada uma surra.
II. Surpreender alguém em determinado estado, situação ou lugar.
III. Ser derrotado em uma competição; perder.
4. Leia a informação a seguir:
Figuras de linguagem são recursos estilísticos
utilizados na linguagem oral e escrita que aumentam a expressividade da
mensagem. Os recursos estilísticos podem ser de ordem sintática, sonora ou de sentido, e o autor os utiliza
para se expressar com elegância, arte e estilo.
A personificação ou prosopopeia constitui-se uma figura de
linguagem caracterizada pela atribuição de características próprias de seres
humanos a seres inanimados.
A aliteração constitui-se de uma figura de linguagem
caracterizada pela repetição de sons de consoantes iguais ou semelhantes,
normalmente no início das palavras que compõem versos ou frases, mas que também
pode estar no meio ou no fim.
Metáfora é uma figura de linguagem e recurso expressivo
que transfere o sentido literal, próprio de uma palavra, para um sentido
conotativo, figurado, por meio de comparação sem utilizar os termos que
caracterizam uma comparação. Nesse caso, é utilizada com a intenção de que um
sentido implícito se manifeste e conduza a interpretação do que está sendo
dito.
a) Transcreva do poema um verso em que é possível observar uma
aliteração.
b) Em sua opinião, de que maneira o uso da aliteração contribui para as
variações no ritmo do verso e para as modulações no tom de voz quando você lê
oralmente?
c) Em que estrofe(s) do poema a palavra semeador e o verbo semear foram
empregados em sentido literal, denotativo?
d) Em que estrofe(s) do poema a palavra semeador e o verbo semear foram
empregados em sentido figurado metafórico?
e) Que sentido o eu lírico pretende passar ao utilizar nessa(s)
estrofe(s) a palavra semeador e semear em sentido, metafórico?
5) E você, acha importante semear mesmo sem a certeza de colher os
frutos de suas sementes? Justifique sua resposta.
Revisão da aula do CMSP do dia 11/08/2020 sobre Morfemas.
As palavras da língua portuguesa são formadas por pequenas partículas,
chamadas de morfemas. Os AFIXOS são morfemas responsáveis por transformar uma
palavra primitiva em uma outra, derivada desta. Ex:
Pedra (palavra primitiva)
-eira (afixo)
pedra + eira = PEDREIRA (palavra derivada de pedra, que tem um
significado próprio, diferente de sua palavra de origem)
DEFINIÇÃO: Afixos são morfemas que podem ser ligados ao radical da
palavra, formando assim uma nova palavra, chamada no português de palavra
DERIVADA.
Dependendo do local onde se encontram, os morfemas podem ser chamados de
PREFIXOS, SUFIXOS ou INFIXOS.
PREFIXO: quando o afixo é adicionado no início da palavra. Chamamos este
processo de derivação prefixal. Exemplos:
Des confortável
Re fazer
Des leal
I legal
SUFIXO: quando o afixo é adicionado no final da palavra. Este processo,
por sua vez, é chamado de derivação sufixal. Exe mplos:
Plant ação
Folha gem
Legal mente
Livra ria
INFIXO: quando o afixo é adicionado do meio da palavra, dividindo-a em
duas partes. Pode ser uma consoante ou vogal de ligação entre duas raízes ou
entre uma raíz e um outro afixo. Exemplos:
Gas ô metro
Cafe z al
Cafe t eria
OBS: Há ainda palavras que recebem prefixos e sufixos ao mesmo tempo.
Este processo de formação de palavras é chamado de derivação parassintética.
Exemplos:
a manh ecer
a benç oar
6. Explique qual o processo de formação das seguintes palavras:
tempestade - ensolarado -pançudo- entediado- soneca- enraizado-florescer
amado- degenerar- estudioso - brasileiro - espelhado - infiltrar
Fontes:
http://pt.wikibooks.org/wiki/Portugu%C3%AAs/Estrutura_das_palavras/Afixos
http://pre-vestibular.arteblog.com.br/r1057/GRAMATICA/
http://www.brazilianportugues.com/index.php?idcanal=241
Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/portugues/afixos/
Enviar as atividades para o e-mail: helenicejesus@prof.educacao.sp.gov.br
Quem já consegue acessar o Google Class Room, pode realizar as
atividades direto no aplicativo.
Para Refletir!!!