2º SD - 1º bimestre
Caros (as) alunos (as),
Estamos iniciando um novo ciclo e sei que a situação não tem sido fácil devido à pandemia, mas temos que ser perseverantes em nossas atividades cotidianas e escolares para vivermos o “novo normal”, por isso não deixem de realizar as atividades escolares. Estarei à disposição para qualquer esclarecimento necessário e que tenhamos um bom semestre de estudos!
Tríade da Comunicação: Linguagem, Língua e Fala
Linguagem: a linguagem é todo sistema verbal e não verbal pré-estabelecido que nos permite a realização da comunicação. Características do sistema verbal e não-verbal:
a) Verbal: o destaque na comunicação são as palavras.
b) Não-verbal: não considera as palavras, mas outros sinais. Como exemplo de linguagem não-verbal são os sinais de trânsito, gestos faciais, gestos corporais, etc.
Língua: é uma forma de linguagem. A língua é baseada em palavras, ou seja, em uma comunidade, um determinado grupo de indivíduos usa a linguagem verbal. Como exemplo, duas falas estrangeiras são línguas diferentes.
Fala: os sinais utilizados pelo indivíduo é a linguagem oral. É um ato singular, pois cada indivíduo pode optar pelas variedades da língua que desejar para exposição da fala. Conforme o momento, o contexto, sua personalidade, o ambiente sociocultural que está inserido, etc.
Na unidade da língua existe uma enorme variação nos diversos níveis da fala. Além da sua própria fala é importante conhecer a fala dos outros para sermos capazes de efetuar um diálogo eficaz. Mesmo que a comunicação seja com diversas pessoas de variadas culturas e que haja algumas alterações na linguagem delas.
Níveis da fala
Há uma característica individual da fala, por isso observamos variados níveis:
Nível coloquial/popular: é uma fala mais utilizada na rotina das pessoas, constantes nas situações informais. É mais usada na fala espontânea, a maioria dos indivíduos não se preocupa com a forma culta da língua ao falar em um ambiente não-formal.
Exemplo: “Xaxado, já imaginô se nois dois fosse astrornata?”. (Chico Bento e a Turma do Xaxado.)
Nível formal/culto: existe nesse nível preocupação com a forma correta das regras gramaticais da nossa língua. Geralmente utilizada em situações formais. Há cautela com o vocabulário e obediência com a norma culta da língua.
Exemplo: “A busca para compreender o cérebro humano acaba de dar um passo importante. Um estudo publicado na revista americana "Science" apresentou o primeiro modelo computacional do cérebro capaz de simular comportamentos humanos complexos, como realizar somas e completar séries de números”. (Folha de São Paulo, 16 de dezembro de 2012, Ciência.)
O signo linguístico é um elemento representativo na tríade da comunicação. Existem dois aspectos: o significado e o significante. A nossa memória é um fator fundamental nesse processo. Escutamos uma palavra e logo após a reconhecemos devido a nossa lembrança. Essa lembrança ocorre porque o nosso cérebro armazenou uma real imagem sonora dessa palavra, isso acontece devido o elemento significante. Ao realizar o conceito da palavra escutada denominamos de significado que também se encontra armazenado na nossa memória.
Deve-se obedecer aos padrões determinados de organização. É essencial em uma língua tanto o reconhecimento de seus signos, como o uso correto de suas regras gramaticais convencionais.
O que é um texto?
A pergunta parece ingênua, mas você sabe o que é um texto? Passamos boa parte de nossos dias lendo os mais diversos textos, interpretando-os e reagindo a eles por meio de novos textos. Desde os textos mais corriqueiros, como placas de trânsito ou cumprimentos, até os mais elaborados, como as obras de arte ou tratados científicos, a humanidade lê e escreve textos. Mas, de fato, o que é um texto?
Significado
Definir o significado da expressão “texto” pode parecer tarefa simples. Entretanto, ainda há muitas discussões na Linguística (ciência que estuda a linguagem) acerca dessa definição, existindo diversas correntes que, cada uma a seu modo, classificam texto de uma maneira. De forma geral, é possível dizer que:
Texto é uma unidade de sentido produzida por um autor e interpretada por um leitor.
AUTOR → TEXTO → LEITOR
Partindo dessa definição, é possível dizer que texto é tudo aquilo a que atribuímos um sentido ao ler e escrever.
Origem
A origem do texto confunde-se com a origem do próprio homem, uma vez que a comunicação entre os seres humanos ocorre por meio de textos. O texto, portanto, nasce no momento em que um homem se comunica com o mundo ou com o outro. Vale a pena ressaltar, não obstante, a origem etimológica de texto: o termo do latim textus, de textum (tecido, entrelaçamento). O texto, portanto, seria o entrelaçamento de signos linguísticos, que, juntos, produzem sentido.
Uma redação escolar escrita de modo desconexo, com partes confusas ou inconclusivas, por exemplo, pode ser considerada um texto mal escrito, haja vista que a tessitura entre as palavras está falhando. Uma boa redação, por outro lado, deve ter coesão e coerência entre as palavras, orações, frases e parágrafos.
Características
Cada área da Linguística categoriza os textos de acordo com seu interesse de observação científica. Não obstante, para fins escolares de leitura e escrita, é possível organizar a infinita quantidade de textos existentes em alguns grupos, tais como literários ou não literários, verbais ou não verbais, ou ainda pertencentes a determinados tipos de gêneros ou a outros.
Texto verbal e não verbal
Uma das possíveis divisões dadas aos textos é:
Texto verbal: tais textos são aqueles escritos com palavras. Todos os textos compostos por esse tipo de signo linguístico – feitos, portanto, em língua portuguesa, espanhol, francês etc., são considerados verbais.
Texto não verbal: por oposição, esses textos são aqueles produzidos sem palavras, usando significantes visuais (pinturas e fotografias, por exemplo) ou sonoros (tais como músicas instrumentais);
Texto misto: é importante lembrar que nem sempre os textos são apenas verbais ou não verbais. Na verdade, existem inúmeros textos que trazem elementos visuais e sonoros. Uma propaganda na televisão, por exemplo, costuma apresentar imagens e sons significativos, além de um conjunto de palavras que tentam convencer o espectador a comprar o que está se vendendo.
Texto literário e não literário
Outra forma de dividir os textos seria por meio do critério artístico. De um lado, há textos tradicionalmente literários, como romances, contos e poemas. De outro, um conjunto de produções eminentemente não literárias, como editoriais de jornais, anúncios de compra e venda ou tratados científicos.
Entretanto, nem sempre é tão simples dizer se um texto é literário ou não. O gênero textual crônica, por exemplo, não seria tradicionalmente literário. Mas há cronistas que usam de linguagem poética para produzir seus textos e, em muitos casos, há mesmo autores de literatura que também produziam crônicas. Carlos Drummond de Andrade, para citar um caso, passou a vida publicando crônicas e, atualmente, esses seus textos estão reunidos em livros que são, em grande medida, considerados literários.
Tipos e gêneros textuais
É possível classificar os textos por meio dos tipos e dos gêneros a que pertencem. Tipo ou tipologia textual são as diferentes formas que um texto pode apresentar-se. As principais tipologias são:
Expositiva;
Injuntiva.
Os gêneros textuais, por outro lado, são categorias que reúnem textos com características semelhantes. Por exemplo, há diversos textos publicados por jornais para afirmar seus respectivos pontos de vista: a esse tipo de texto chamamos editorial. Em outro exemplo, existem inúmeros textos usados para vender ou comprar itens ou serviços: são os chamados anúncios. Seria impossível listar todos os gêneros que existem, mas vale a pena conhecer as características dos seguintes:
⇒ Gêneros literários
⇒ Gêneros não literários
Crônicas jornalísticas;
Resumos;
Resenhas;
Notícias;
Reportagens;
Propagandas, etc.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/portugues/o-que-e-um-texto.htm
Aproveitamento de leitura...
Após realizar esta atividade a envie para o e-mail: sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até dia 21/08/2020. Não se esqueça de se identificar com nome, número e turma.
Faça o resumo do texto em seu caderno.
Obs.: Um resumo é um gênero textual que parte das informações mais relevantes de um texto, por isso, ele não deve ser nem curto demais e nem maior que o texto original. Leia o texto a ser resumido com atenção e, se possível, grife as passagens mais importantes depois transcreva com suas palavras utilizando a norma-culta, ou seja, não use abreviações e termos e/ou expressões informais.
Das afirmações abaixo indique V (verdadeiro) ou F (falso):
( ) Podemos definir texto como uma unidade de sentido completo responsável pela interação entre os indivíduos.
( ) Um texto é somente constituído de palavras.
( ) A língua é um conjunto de representações compartilhadas por um povo.
( ) A fala é individual, pois cada membro de uma comunidade linguística a realiza de uma maneira.
( ) A linguagem pode ser verbal ou não-verbal e varia de acordo com a situação comunicativa.
( ) A norma culta ou norma-padrão diz respeito ao falar do dia a dia em que não são respeitadas as regras gramaticais da língua.
( ) A norma coloquial está diretamente ligada às regras gramaticais, pois obedece o prestígio social.
( ) O texto é tudo aquilo que pode ser lido ou escrito, ou seja, uma pintura é um texto não verbal.
( ) Os gêneros textuais são categorias de textos que possuem características semelhantes. Exemplos: cardápio, notícia, reportagem, conto, fábula.
( ) Entende-se por tipologia textual a forma como um texto se apresenta, isto é, as características que possui. Exemplos: argumentativo, expositivo, injuntivo, narrativo e descritivo.
Classifique os textos abaixo em verbal, não verbal ou misto.
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O desembarque
Às nove e quinze de uma segunda-feira, o pessoal da tripulação se reuniu no convés e alguém deu a notícia de que iríamos desembarcar. Desembarcamos às dez e meia, depois de várias recomendações e de sermos passados em revista. Quando os ferros foram lançados, os prisioneiros correram para várias partes a fim de ver pela primeira vez a paisagem daquela nova terra, que nunca tinham enxergado antes e que seria a nova moradia de todos. Depois da longa travessia marítima, do enjoo dos passageiros e da espera de vários dias, todos iam pisar em terra firme, fora do continente, é verdade, mas numa ilha, no meio do oceano.
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Associe as colunas.
(1) Cardápio ( ) Expositivo
(2) Artigo de Opinião ( ) Injuntivo
(3) Conto ( ) Descritivo
(4) Receita Culinária ( ) Argumentativo
(5) Verbete de Dicionário ( ) Narrativo
Leia a tirinha e escolha a alternativa que responde as questões.
As tirinhas são gêneros textuais que exploram as linguagens verbal e não verbal. Suas principais características são:
a) Leitura atraente/produção em quadrinhos/apresentação descritiva.
b) Leitura atraente/produção injuntiva/posicionamento crítico.
c) Leitura atraente/produção em quadrinhos/narrativa de fatos.
d) Leitura atraente/narrativa de fatos/produção injuntiva.
No texto, a palavra “inquilino” é utilizada para
a) caracterizar o morador de um imóvel alugado.
b) caracterizar o coração da personagem do quadrinho.
c) caracterizar a importância da devolução do troco.
d) caracterizar a necessidade que a criança tem de comprar balas.
Em: “Esse que a gente tem aqui dentro”, no último quadrinho, o pronome demonstrativo encontrado na frase refere-se
a) ao troco.
b) ao pagamento.
c) ao inquilino.
d) ao coração.
Bons estudos!