terça-feira, 18 de agosto de 2020

Biologia 1ª Série B C, D, E, F, G e H----Prof.º Durão e Prof.º Wemerson 3º Bimestre

 Crescimento Populacional 

O crescimento populacional no mundo é caracterizado como o aumento do número de habitantes no planeta. Esse fenômeno é consequência do crescimento vegetativo, obtido através do saldo entre as taxas de natalidade (nascimentos) e de mortalidade (mortes). Quando a taxa de natalidade é superior à taxa de mortalidade, temos um crescimento vegetativo positivo, caso contrário, a taxa é negativa.

Somente no final do século XVII e início do século XVIII, o crescimento populacional no mundo se intensificou, visto que antes desse período a expectativa de vida era muito baixa, fato que elevava as taxas de mortalidade. Em 1930, a Terra era habitadas por cerca de 2 bilhões de pessoas e, em 1960, esse número atingiu a marca de 3 bilhões, com média de crescimento populacional de 2% ao ano. Durante a década de 1980, a população mundial ultrapassou a marca de 5 bilhões de pessoas.

Atualmente, a taxa de crescimento populacional mundial, inferior a 1,2% ao ano, está em constante declínio. Porém, a expectativa de vida está em ascensão em virtude dos avanços na medicina, saneamento ambiental, maiores preocupações com a saúde, entre outros fatores. Sendo assim, o número de habitantes no mundo continua aumentando.

De acordo com dados divulgados em 2010 pelo Fundo de População das Nações Unidas (Fnuap), a população mundial é de 6,908 bilhões de habitantes. Segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), o contingente populacional do planeta atingirá a marca de 9 bilhões de habitantes em 2050, ou seja, um acréscimo de aproximadamente 2,1 milhões de habitantes, sendo a taxa de crescimento de 0,33% ao ano.

É importante ressaltar que o aumento populacional ocorre de forma distinta conforme cada continente do planeta. A África, por exemplo, registra crescimento populacional de 2,3% ao ano. A Europa, por sua vez, apresenta taxa de 0,1% ao ano. América e Ásia possuem taxa de 1,1% ao ano e a Oceania, 1,3% ao ano.

Quais fatores influenciam o crescimento populacional?

Muitos fatores estão relacionados com o aumento da população de um país, tais como:

  • Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida;

  • Avanços das áreas da medicina e da tecnologia;

  • Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural);

  • Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

O crescimento da população mundial

O crescimento populacional no mundo foi positivo nos últimos anos em alguns locais e, segundo dados do relatório da ONU (2019), é possível que em 2100 a população mundial chegue aos 11 bilhões de pessoas.

Atualmente, a taxa de crescimento demográfico está por volta de 1,2% ao ano, o que é baixo, contudo, o número de habitantes continua a subir.

É necessário ressaltar que em alguns países o número de habitantes não aumentou nas últimas décadas e possivelmente se manterá estável no futuro.

A projeção realizada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA) apresenta o aumento populacional dos continentes.

Dentre todos os continentes, o qual terá uma subida considerável na taxa populacional durante as próximas décadas será a África.

População continentesGráfico de projeção do crescimento populacional mundial por continentes

Nos outros continentes, a projeção se mostra mais estável com pequenos aumentos populacionais a partir de 2020 como a Ásia, a América do Norte e a América Latina e o Caribe (ALC). Já na Europa e na Oceania os números tendem a permanecer estáveis ou mesmo baixarem.

De modo a compreender melhor as taxas do crescimento populacional nos continentes entre os anos de 1950 e 2010, confira o gráfico abaixo:

dados crescimento população mundial

É importante referir que, de acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA), a taxa de crescimento anual foi maior nos países menos desenvolvidos.

Dessa forma, nota-se uma descida considerável nos países mais desenvolvidos, sendo que a maioria deles estão no continente europeu.

crescimento natural dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos

Sobre esse fator, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, afirma:

Muitas das populações que crescem mais rapidamente estão nos países mais pobres, onde o crescimento da população traz desafios adicionais ao esforço para erradicar a pobreza, alcançar uma maior igualdade, combater a fome e a malnutrição e fortalecer a cobertura e a qualidade dos sistemas de saúde e de educação para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Entenda mais sobre a Densidade demográfica.

O crescimento da população brasileira

A evolução da população brasileira tem ocorrido de maneira natural nas últimas décadas.

Foi no século XX que houve uma explosão demográfica no Brasil, consequência da melhoria da qualidade e expectativa de vida da população. O pico demográfico aconteceu em 1960 e nas décadas seguintes esteve em declínio.

Segundo o IBGE, a projeção da quantidade de habitantes no Brasil em 2020 é de cerca de 210 milhões de pessoas.

Com isso, o Brasil ocupa o sexto lugar dos países mais populosos do mundo, ficando atrás da China (1 402 509 320), da Índia, (1 361 865 555), dos Estados Unidos (329 634 908), da Indonésia (266 911 900) e do Paquistão (220 892 311).

É provável que a taxa de crescimento populacional Brasil aumente nos últimos anos, no entanto, especialistas não preveem uma explosão demográfica.

Gráfico de crescimento e projeção da população brasileira

Leia mais sobrecrescimento da população brasileira  

Como calcular a taxa de crescimento de populacional?

O cálculo de crescimento populacional é baseado em dois dados:

  • Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %.

  • Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório. O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.


Responda as questões no link a seguir : 

https://forms.gle/CSHLajHyTh8JN1pQ8