terça-feira, 11 de agosto de 2020

EJA--- Língua Portuguesa------2º SC----Prof.ª Cida Vieira

Língua Portuguesa – Prof.ª Cida Vieira – Suplência 2º SC – 2º semestre

Orientações: 

  1. As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno; 

  2. Data de entrega das atividades: até 11/09/2020.

  3.  As atividades deverão ser entregues via e-mail: vieiracida21@gmail.com


Atividade via e-mail (envie somente as respostas)


Visita


  Sobre a minha mesa, na redação do jornal, encontrei-o, numa tarde quente de verão. É um inseto que parece um aeroplano de quatro asas translúcidas e gosta de sobrevoar os açudes, os córregos e as poças de água. É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, em pleno coração da metrópole?

  Parecia morto, mas notei que movia nervosamente as estranhas e minúsculas mandíbulas. Estava morrendo de sede, talvez pudesse salvá-lo. Peguei-o pelas asas e levei-o até o banheiro. Depois de acomodá-lo a um canto da pia, molhei a mão e deixei que a água pingasse sobre a sua cabeça e suas asas. Permaneceu imóvel. E não tem mais jeito – pensei comigo. Mas eis que ele se estremece todo e move a boca molhada. A água tinha escorrido toda, era preciso arranjar um meio de mantê-la ao seu alcance sem, contudo, afogá-lo. A outra pia talvez desse mais jeito. Transferi-o para lá, acomodei-o e voltei para a redação.

  Mas a memória tomara outro rumo. Lá na minha terra, nosso grupo de meninos chamava esse bicho de macaquinho voador e era diversão nossa caçá-los, amarrá-los com uma linha e deixá-los voar acima de nossa cabeça. Lembrava também do açude, na fazenda, onde eles apareciam em formação de esquadrilha e pousavam na água escura. Mas que diabo fazia na Avenida Rio Branco esse macaquinho voador? Teria ele voado do Coroatá até aqui, só para me encontrar? Seria ele uma estranha mensagem da natureza a este desertor? Voltei ao banheiro e em tempo de evitar que servente o matasse. “Não faça isso com o coitado! ” “Coitado nada, esse bicho deve causar doença. ” Tomei-o da mão do homem e o pus de novo na pia. O homem ficou espantado e saiu, sem saber que laços de afeição e história me ligavam àquele estranho ser. Ajeitei-o, dei-lhe água e voltei ao trabalho. Mas o tempo urgia, textos, notícias, telefonemas, fui para casa sem me lembrar mais dele.

GULLAR, Ferreira. O menino e o arco-íris e outras crônicas. Para gostar de ler, 31. São Paulo : Ática, 2001.


Questões:

  1. Ao encontrar um inseto quase morto em sua mesa, o homem

  1. Colocou-o dentro de um pote de água.

  2. Escondeu-o para que ninguém o matasse.

  3. Pingou água sobre sua cabeça.

  4. Procurou por outros insetos no escritório.


  1. O homem interessou-se pelo inseto porque

  1. Decidiu descansar do trabalho cansativo que realizava no jornal.

  2. Estranhou a presença de um inseto do mato em plena cidade.

  3. Percebeu que ele estava fraco e doente por falta de água.

  4. Resolveu salvar o animal para analisar o funcionamento do seu corpo.


  1. A mudança na rotina do homem deveu-se

  1. À chegada do inseto na redação do jornal.

  2. Ao intenso calor daquela tarde de verão.

  3. À monotonia do trabalho no escritório.

  4. À transferência de local onde estava o inseto.

  1. Em “Não faça isso com o coitado! ”, a palavra sublinhada sugere sentimento de 

  1. Maldade

  2. Afeição

  3. Desprezo

  4. Esperança


  1. A presença do inseto na redação do jornal provocou no homem

  1. Curiosidade científica.

  2. Lembranças da infância.

  3. Medo de pegar uma doença.

  4. Sensação de espanto.


  1. Com base na leitura do texto, pode-se concluir que a questão central é

  1. A presença inesperada de um inseto do mato na cidade.

  2. A saudade dos amigos de infância.

  3. A vida agitada da grande cidade.

  4. A preocupação com a proteção aos animais.


  1. “Parecia morto, mas notei que movia nervosamente...” a palavra destacada pode ser substituída por :

  1. Logo

  2. Pois

  3. Porém

  4. E



  1. “Não faça isso com o coitado! ” O verbo destacado indica:

  1. Ação

  2. Obséquio

  3. Ordem

  4. Vontade


  1. “Estava morrendo de sede...” a palavra destacada é usada para: 

  1. Caracterizar a sede

  2. Para acompanhar o nome

  3. Para substituir um nome

  4. Para ligar os termos


  1. “É um bicho do mato e não da cidade. Mas que fazia ali, sobre a minha mesa, pleno coração da metrópole? ” O conectivo usado expressa: 

  1. Uma explicação

  2. Uma alternativa

  3. Uma conclusão

  4. Uma oposição


3) Diferenças nos usos das palavras abaixo: Atenção

1) POR QUE / POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ

* Por que: é usado no início de perguntas.

  Ex: Por que você não foi à festa?

* por quê: é usado no final de pergunta.

  Ex: Você não foi a festa por quê?

* porque: é usado em respostas, explicações ou justificativas.

  Ex: Ele não foi a festa porque não quis.

* Porquê: é um substantivo usado que equivale a motivo, razão e sempre vem acompanhado do artigo.

  Ex: Fale o porquê de sua falta na festa.

                    artigo         motivo

2) MAIS / MAS

* Mais – é um advérbio que indica quantidade.

  Ex: Jorge tem mais irmãos que eu.

                                      quantidade

* Mas – é uma palavra que dá ideia de oposição, contrariedade.

  Ex:  Edna era uma pessoa agradável, mas nem todos gostavam dela.

3) MAU / MAL

*Mau: é um adjetivo, que tem como antônimo bom.

  Ex: Este menino é mau.

        Este menino é bom.

* Mal: palavra que indica o contrário de Bem.

  Ex: Não te desejo o mal.

        Não te desejo o Bem.

Exercício:


1. Complete as frases abaixo utilizando: porqueporquêpor que ou por quê: 

a) O clima da Terra está se alterando______________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio. 
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude. 
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas. 
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos. 
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado. 
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show. 
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas.

2). Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS:

a)    . Tenho _____ amigos que você.

b)    . Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.

c)    . Este ano estou _____ dedicado aos estudos.

d)    . Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.

e)    . Este é o terno _____ caro da loja.

f)     Ele estudou muito, _____ não foi bem na prova.

g)    O carro está com problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.

h)    . Os professores lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.

i)      . Há _____ crimes à luz do dia atualmente.

j)      . Não consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.

k)    . Quanto ______ estudo _____ aprendo.

l)      . Queria comprar um carro novo, _____ não tinha dinheiro.

m)  Pelé jogou _____ que Maradona.

n)    . Eles correram bastante, ______ perderam o ônibus.

o)    . Esses alunos conversam demais, _____ fazem as tarefas.

p)    . Na cidade há _____ assaltos do que no campo.



4) Conotação e Denotação:

DENOTAÇÃO   

É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela. 

Mais um exemplo: Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)

CONOTAÇÃO

É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo. 

Mais um exemplo: Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)

NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS 

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):
1. (___). Meu pai é meu espelho
2. (___). Quebrei o espelho do banheiro
3. (___). Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___). Fez um transplante de coração.
6. (___). Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___). Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país. 
8. (___). Completou vinte primaveras.
9. (___). Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___). Estava tudo em pé de guerra.
13. (___). Ela estava com os pés inchados.
14. (___). É órfão de afeto.
15. (___). Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___). Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
21. (___). Ela disse uma montanha de absurdos.
22. (___) Este cavalo venceu a corrida.
23. (___) Você foi um cavalo durante a partida.
24. (___) Nosso goleiro engoliu um frango naquele jogo.
25. (___) Correu muito, mas não apanhou o frango carijó. 
26. (___) A tempestade já conspirava no ar.
27. (___) Os cascos do animal tiravam fogo dos seixos do caminho.
28. (___) O pescador vinha chegando.
29. (___) O chão era uma confusão desolada de galhos.
30. (___) A casa estava no meio de um vale que o sol beijava.
31. (___) A varanda corria ao longo da face norte da casa.
32. (___) Havia outros cães.


Sinônimos / Antônimos


Sinônimos são as palavras que são diferentes, mas que possuem significados semelhantes. 

Ex: Feliz = alegre = contente

Antônimos  são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.

Ex: Feliz – Infeliz / Alegre – Triste

Exercícios:

  1. Reescreva as frases no caderno, substituindo as palavras em destaque por um sinônimo.

a) Tânia me auxiliou na pesquisa.

b) Verônica é muito carinhosa com seus filhos.

c) O cabelo de Mariana está comprido.

d) No início do ano, Marcelo se tornou meu amigo.

e) O gato saltou o muro.


  1. Leia a conversa entre dois amigos.

-A professora deu uma tarefa difícil - disse Bruno.

-Eu achei a tarefa fácil - comentou Eduardo.


Agora, responda.

a) Os dois meninos tiveram opiniões semelhantes sobre a tarefa?

b) Que palavras ajudaram você a descobrir? Escreva-as. Como elas são chamadas?


  1. Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.


a) dia

b) longo

c) quente

d) devagar

e) forte

f) duro


Exercícios:

  1. Empregue (D) ou (C) nas orações:

  1. (  ) Você está no olho da rua.

  2. (  ) A fúria da ventania destruiu tudo.

  3. (  ) Ele mal abriu o livro.

  4. (  ) Jorge bicava tudo que via.

  5. (  ) Maria estava amarga hoje.

  6. (  ) O ônibus estava lotado.

  7. (  ) Colhi uma flor no jardim.

  8. (  ) Ele estava com uma pulga atrás da orelha.

  9. (  ) Quero mais fruta.

  10. (  ) Ninguém está nadando em ouro.


  1. Escreva uma oração Denotativa _- D e outra oração Conotativa – C:



  1. – Poste                

   D-__________________________________________________________________________  

            

                 C-__________________________________________________________________________                                                                

  1. – Túmulo              


    D -_________________________________________________________________________   

        

                  C – ________________________________________________________________________



  1. - Fogo   

              

   D-___________________________________________________________________________              

                                       

                C-___________________________________________________________________________

          

  1. – Coração    

       

  D- ___________________________________________________________________________

    

         

  C-___________________________________________________________________________


                                                                                             

  1. Empregue os antônimos e sinônimos corretamente:     


 Sinônimos:


  1. Ele estava________________________________. (exausto)

  2. Maria_________________________muito na corrida. (Suou)                                  

  3. João era_______________________________ (bagunceiro)

  4. Era uma pessoa____________________________(sensível)

  5. Ele______________________de irregularidade. (suspeitava)


              Antônimos:

  1. Nunca pensou em   ________________________.(regredir)

  2. Tudo era ______________________________. (destruição)

  3. Leni é uma pessoa __________________________. (tímida)

  4. Só vi ____________________________em Jorge. (virtudes)

  5. O_________________de amor era fundamental. (carência)


  1. Use A para antônimo e S para sinônimo:


A)  (   ) amigo, inimigo
B) (   ) salto, pulo
C) (   ) casa, lar
D) (   ) honesto, desonesto
E) (   ) aluno, estudante
F) (   ) dor, sofrimento
G) (   ) problema, solução
H) (   ) grande, amplo

Os três pássaros do rei Herodes (lenda)

Pela triste estrada de Belém, a Virgem Maria, tendo o Menino Jesus ao colo, fugia do rei Herodes.
Aflita e triste ia em meio do caminho quando encontrou um pombo, que lhe perguntou:
– Para onde vais, Maria?
– Fugimos da maldade do rei Herodes, – respondeu ela.
Mas como naquele momento se ouvisse o tropel dos soldados que a perseguiam, o pombo voou assustado.
Continuou Maria a desassossegada viagem e, pouco adiante, encontrou uma codorniz que lhe fez a mesma pergunta que o pombo e, tal qual este, inteirada do perigo, tratou de fugir.
Finalmente, encontrou-se com uma cotovia, que, assim que soube do perigo que assustava a Virgem, escondeu-a e ao menino, atrás de cerrado grupo de árvores que ali existia.
Os soldados de Herodes encontraram o pombo e dele souberam o caminho seguido pelos fugitivos.
Mais para a frente a codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo.
Ao fim de algum tempo de marcha, surgiram à frente da cotovia.
– Viste passar por aqui uma moça com uma criança no regaço?
– Vi, sim – respondeu o pequenino pássaro – Foram por ali.
E indicou aos soldados um caminho que se via ao longe. E assim afastou da Virgem e de Jesus os seus malvados perseguidores.
Deus castigou o pombo e a codorniz.
O primeiro, que tinha uma linda voz, passou a emitir, desde então, um eterno queixume.
A segunda passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente.

E a cotovia recebeu o prêmio de ser a esplêndida anunciadora do sol a cada dia que desponta.

1. O texto é uma lenda porque:

a) faz menção a uma passagem bíblica do Novo Testamento.
b) narra uma história fantasiosa transmitida pela tradição oral.
c) faz uma revelação importante.
d) está baseado num fato histórico, que realmente aconteceu.
e) os animais falam.

2. Com relação à expressão “Pela triste estrada de Belém”, podemos afirmar que:

a) a paisagem era deserta, sem árvores.
b) o autor estava triste quando escreveu o texto.
c) Maria estava angustiada e triste e, com isso, todo o ambiente parecia triste.
d) essa é uma pista que o narrador nos dá de que o desfecho será ruim.
e) o caminho era muito longo e assim deixava a impressão de tristeza.

3. Assinala o único item que NÃO se aplica nem ao pombo nem à codorniz:

a) covardia
b) medo
c) egoísmo
d) coragem
e) delação

4. A codorniz não hesitou em seguir o exemplo do pombo. O exemplo da:

a) fuga
b) mentira
c) violência
d) amizade
e) delação

5. Assinala o item que caracteriza a cotovia:

a) solidária
b) delatora
c) orgulhosa
d) esquiva
e) sarcástica

6. Como castigo, a linda voz do pombo passou a ser um:

a) pio
b) gorjeio
c) latido
d) uivo
e) arrulho

7. De acordo com o texto, a cotovia canta:

a) na aurora
b) de madrugada
c) ao meio-dia
d) ao anoitecer
e) no pôr do sol

8. A codorniz “passou a voar tão baixo, tão baixo, que se tornou presa fácil de qualquer caçador inexperiente. ” A expressão grifada dá a ideia de:

a) condição
b) consequência
c) causa
d) tempo
e) finalidade

9. Assinala a alternativa em que NÃO há correspondência entre a explicação e a significação da palavra no texto:

a) inteirada do perigo: cientificada do perigo
b) cerrado grupo de árvores: compacto grupo de árvores
c) com uma criança no regaço: com uma criança na garupa
d) não hesitou em seguir o exemplo: não titubeou em seguir o exemplo
e) cada dia que desponta: cada dia que surge

10. A cotovia deu aos perseguidores uma pista falsa porque:

a) era mentirosa.
b) queria se vingar das outras aves.
c) era inimiga de Herodes.
d) sabia que poderia ser punida por Deus.
e) queria salvar a Virgem Maria e o Menino Jesus.