terça-feira, 18 de agosto de 2020

Arte----8º Ano A , 9º Ano C e D-----Prof.ª Cátia Borges------3º Bimestre

 Atividade de arte

Fundamental II

Professora:  Catia Borges

Música

Competências : Explorar o universo sonoro percebendo a riqueza de sons, conhecendo os elementos, teóricos e práticos da linguagem musical

Habilidades:  criar peças, explorando diversidade de timbres, comparar diferentes arranjos,

Apreciar obras variadas, cantar e apresentar







https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiL9GY5fiOA21xUsZEkCoaxWTH5yBd6OpSntSWFUIYejMgd2CyRubQeTLogeflCEGHAi3ejZrM_39_iCqTOYlVgssadlkAmnr0hcYT_iwgf73eOMikpxLGCkwnnQG380OlYfljNDlcQNjI/s400/1f345f5f23f6f457725a57bc6c6ba4c5_1422562870.jpg



Música é, antes de mais nada, movimento. Ritmo; sons, silêncios e ruídos; estruturas que engendram formas vivas. Música é igualmente tensão e relaxamento, expectativa preenchida ou não, organização e liberdade de abolir uma ordem escolhida; controle e acaso.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgN7DbCyOQihaOCWPkFxUG9Wr0pftdyTp6jhSv00W-zkM7XIu1qLMY9yFzrONl3xztN2MBjyTe3lN7jG1PC9GzizLNJMR7oUj9GKH1Ry8emldrp43SwrfNFav5fneSd_Ju_BVWk4BpYX7s/s400/frase-a-musica-expressa-o-que-nao-pode-ser-dito-em-palavras-mas-nao-pode-permanecer-em-silencio-victor-hugo-118038.jpg

É por isso que se pode perceber música não apenas naquilo que o hábito convencionou chamar de música, mas - e sobretudo - onde existe a mão do ser humano, a invenção. Invenção de linguagens: forma de ver, representar, transfigurar e de transformar o mundo.

O QUE É O RUÍDO?

 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiPb0f8ur_eEIyEyOCJIW_yZFxIVhM08EMABr_JBeWzw3nRkbj9KOzX2BZxFMbHpafli-u9ODgIBf65sP4ds6Q7ZGEvwdNVpESI7syys7hG4kJSdt8zM8zkUkIQTsaCHdB7Aq67ChTCcPA/s400/ilustra_rp_sonoro_7211.jpg

 

O ruído é qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, tanto de forma física como de forma psicológica para todo aquele que percebe o ruído, ou seja, para aquele que o ouve.

O ruído varia na sua composição naquilo que se refere à frequência, intensidade e duração. Como conceito, é o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saúde de quem o percebe. Ou seja, ruído é um som ou um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido dos indivíduos.


https://youtu.be/YFle2rlG1cw  Este link é da sinfonia dos brinquedos de Mozart.

Bom trabalho!!


Atividade


1- Identificar os sons ou ruídos existentes durante a apreciação;

2 - Quais são os instrumentos utilizados e que são considerados              convencionais?  

3 -       Quais os instrumentos não-convencionais

4 – O que sentiram ouvindo essa música?

5 – O que acharam da idéia do compositor?

6 – Representem suas emoções através de desenho

7 – Criem uma música com brinquedos, aparelhos eletrônicos, qualquer objeto ( podem gravar o som ).

 

 

)