Atividade de arte
Fundamental II
Professora: Catia Borges
Música
Competências : Explorar o universo sonoro percebendo a riqueza de sons, conhecendo os elementos, teóricos e práticos da linguagem musical
Habilidades: criar peças, explorando diversidade de timbres, comparar diferentes arranjos,
Apreciar obras variadas, cantar e apresentar
Música é, antes de mais nada, movimento. Ritmo; sons, silêncios e ruídos; estruturas que engendram formas vivas. Música é igualmente tensão e relaxamento, expectativa preenchida ou não, organização e liberdade de abolir uma ordem escolhida; controle e acaso.
É por isso que se pode perceber música não apenas naquilo que o hábito convencionou chamar de música, mas - e sobretudo - onde existe a mão do ser humano, a invenção. Invenção de linguagens: forma de ver, representar, transfigurar e de transformar o mundo.
O QUE É O RUÍDO?
O ruído é qualquer som indesejável, desagradável e que perturba, tanto de forma física como de forma psicológica para todo aquele que percebe o ruído, ou seja, para aquele que o ouve.
O ruído varia na sua composição naquilo que se refere à frequência, intensidade e duração. Como conceito, é o som ou a mistura de sons que são capazes de causar dano à saúde de quem o percebe. Ou seja, ruído é um som ou um conjunto de sons desagradáveis ao ouvido dos indivíduos.
https://youtu.be/YFle2rlG1cw Este link é da sinfonia dos brinquedos de Mozart.
Bom trabalho!!
Atividade
1- Identificar os sons ou ruídos existentes durante a apreciação;
2 - Quais são os instrumentos utilizados e que são considerados convencionais?
3 - Quais os instrumentos não-convencionais
4 – O que sentiram ouvindo essa música?
5 – O que acharam da idéia do compositor?
6 – Representem suas emoções através de desenho
7 – Criem uma música com brinquedos, aparelhos eletrônicos, qualquer objeto ( podem gravar o som ).
)