segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Língua Portuguesa 9º Ano A, B, C e D-----Prof.ª Cleyde Bastos-----


Escola Estadual Prof. Drº Lauro Pereira Travassos

Atividade de Recuperação de Língua Portuguesa

Ensino Fundamental – Anos Finais

2º Bimestre 2020


Nome:_____________Turma:_______Data:__________


O texto abaixo é o capítulo “O livro comestível”, do livro A reforma da natureza, de Monteiro Lobato. O livro narra as aventuras de Emília e sua amiga Rã, que juntas decidem fazer muitas reformas no sítio. Neste capítulo, elas decidem reformar os livros e torná-los comestíveis. Leia-o para responder as seis questões seguintes.


O livro comestível

A maior parte das ideias da Rã eram desse tipo. Pareciam brincadeiras, e isso irritava Emília, que estava tomando muito a sério o seu programa de reforma do mundo. Emília sempre foi uma criaturinha muito séria e convencida. Não fazia nada de brincadeira. 

— Parece incrível, Rã! - disse ela. - Chamei você para me ajudar com ideia na reforma, mas até agora não saiu dessa cabecinha uma só coisa aproveitável - só “desmoralizações...” 

— Isso não! A ideia das tetas com torneiras na Mocha foi minha e você gostou muito. A da pulga também.

 — Só essas. Todas as outras eu tive de jogar no lixo. Vamos ver mais uma coisa. Que acha que devemos fazer para a reforma dos livros? 

A Rãzinha pensou, pensou e não se lembrou de nada. 

— Não sei. Parecem-me bem como estão.

— Pois eu tenho uma ideia muito boa - disse Emília. - Fazer o livro comestível.

— Que história é essa? — 

Muito simples. Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei os livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. A tinta será estudada pelos químicos - uma tinta que não faça mal para o estômago. O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas; lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura está almoçado ou jantado. Que tal?

 A Rãzinha gostou tanto da ideia que até lambeu os beiços. 

— Ótimo, Emília! Isto é mais que uma ideia-mãe. E cada capítulo do livro será feito com papel de um certo gosto. As primeiras páginas terão gosto de sopa; as seguintes terão gosto de salada, de assado, de arroz, de tutu de feijão com torresmos. As últimas serão as da sobremesa - gosto de manjar branco, de pudim de laranja, de doce de batata. 

— E as folhas do índice - disse Emília - terão gosto de café - serão o cafezinho final do leitor. Dizem que o livro é o pão do espírito. Por que não ser também pão do corpo? As vantagens seriam imensas. Poderiam ser vendidos nas padarias e confeitarias, ou entregues de manhã pelas carrocinhas, juntamente com o pão e o leite. 

— Nem precisaria mais pão, Emília! O velho pão viraria livro. O Livro-Pão, o Pão-Livro. Quem soube ler, lê o livro e depois come; quem não souber ler, come-o só, sem ler. Desse modo, o livro pode ter entrada em todas as casas, seja dos sábios, seja dos analfabetos. Otimíssima ideia, Emília! 

— Sim - disse está muito satisfeita com o entusiasmo da Rã. - Porque, afinal de contas, isso de fazer os livros só comíveis para o caruncho é bobagem - podemos fazê-los comíveis para nós também.

 — E quem deu a você essa ideia, Emília? — Foi o raciocínio. O livro existe para ser lido, não é? Mas depois que o lemos e ficamos com toda a história na cabeça, o livro se torna uma inutilidade na casa. Ora, tornando-se comestível, diminuímos uma inutilidade.

 — E quando a gente quiser reler um livro?

 — Compra outro, do mesmo modo que compramos outro pão todos os dias. 

A ideia, depois de discutida em todos os seus aspectos, foi aprovada, e Emília reformou toda a biblioteca de Dona Benta. 

Fez um papel gostosíssimo e de muito fácil digestão, com sabor e cheiro bastante variados, de modo que todos os paladares se satisfizessem. Só não reformou os dicionários e outros livros de consulta. Emília pensava em tudo. [...]


Agora, responda as questões 1, 2, 3, 4,5 e 6:  

1- Emília deseja fazer a reforma dos livros com o objetivo principal de:

A) Variar o cardápio de comidas. 

B) Fazer o livro chegar a todos.

C) Matar a fome dela e da Rã. 

D) Acabar com todos os livros.


2- Sobre o cardápio que Emília e sua amiga Rã elaboram para o livro, é possível verificar que:

A) Elas não gostam das comidas escolhidas. 

B) Elas fazem um cardápio com comidas americanas.

C) Elas inventam um cardápio de comidas brasileiras.

D) O cardápio inventado não mata a fome do leitor.


3- Sobre a participação da amiga Rã na reforma dos livros, nota-se que:


 A) Todas as ideias para reformar os livros são elaboradas pela Rã.

 B) A Rã não elabora nenhuma ideia para se reformar dos livros.

 C) No início, a Rã não deseja mudar os livros, mas depois muda de ideia. 

 D) A Rã acha que os livros comestíveis irão engordar todos os leitores.


4- Emília diz à Rã que as ideias para a reforma vieram do raciocínio e que o livro foi feito para ser lido. Isso significa que:

A) Emília era esperta e sabia a importância da leitura para a imaginação.

B) Emília pensa que os livros não servem para nada, só ocupam espaço.

C) Emília acha que a leitura de jornais estimula o raciocínio e a criatividade. 

D) Emília não valoriza nenhum livro e quer só transformá-los em comida.


5- Por que Emília não reformou os dicionários e livros de consulta?

  1. Porque são livros grandes e pesados.

  2. Porque eles já eram livros comestíveis.

  3. Porque eles não são livros importantes.

  4. Porque geralmente são muito usados.


6- Inspirado pelo texto acima, de Monteiro Lobato, vamos entrar neste jogo da imaginação e da literatura? Imagine que você vai criar um livro comestível de literatura, contendo uma boa história. Como será esse livro? Preencha os itens abaixo, pois eles irão ajudar você a imaginar o projeto deste livro.


  1. Quem será o possível público leitor desse novo livro?


  1. Que história irá conter neste livro? Faça um pequeno esboço, escrevendo cerca de três linhas:


  1. Qual o objetivo deste livro? Exemplo: divertir, ensinar algo, instruir...


  1. No livro de Emília, as partes do livro comestível eram formadas por diferentes tipos de comidas e bebidas. A partir desta mesma ideia, imagine e escreva abaixo qual o sabor de cada parte do seu livro:


  • Capa: 

  • Índice: 

  • Capítulos: 

  • Contracapa:


  1. Onde este livro poderia ser vendido?


Leia o texto a seguir para responder os exercícios:


Observe um recorte de uma bula de remédio


Número de lotes e datas de fabricação e validade: vide embalagem.

Não use medicamento com prazo de validade vencido.

Para a sua segurança, mantenha o medicamento na embalagem original.

Antes de usar, observe o aspecto do medicamento.


Caso você observe alguma mudança no aspecto do medicamento que ainda esteja no prazo de validade, consulte o médico ou o farmacêutico para saber se poderá utilizá-lo.


Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance de crianças.



7- A finalidade do texto apresentado no recorte é


  1. Informar sobre como o medicamento atua no corpo humano.

  2. Convencer o leitor dos benefícios do uso do medicamento.

  3. Descrever as reações que o uso desse medicamento pode apresentar.

  4. Informar sobre os cuidados com a conservação do medicamento.



8- O texto informa claramente que:  


  1. Esse medicamento pode ficar ao alcance de crianças.

  2. O medicamento deve ser mantido em sua embalagem original. 

  3. Não é possível verificar a data de validade do medicamento. 

  4. O medicamento não oferece risco se usado após a data de validade


9- Leia o texto e responda às questões:




Conscientização sobre abandono de animais | Subprefeitura Pirituba ...

  1. Na comunidade, o abandono de animais é um problema? Por quê?


  1. Como ajudar a resolvê-lo?


  1. Que medidas para combater o abandono de animais a propaganda divulga?













Leia o texto e responda: 


O infográfico a seguir ilustra o que pode acontecer com adolescentes que passam muito tempo on-line:


10- De acordo com o infográfico, podemos afirmar que:


  1. Adolescentes que usam a internet são mais atentos que seus responsáveis. 

  2. O uso prolongado de atividades on-line pode causar danos à saúde dos adolescentes.

  3. Os responsáveis devem fazer atividades on-line com o máximo de cautela.

  4. As pesquisas em sites são recomendadas para melhorar a saúde dos adolescentes.