ATIVIDADE DE QUÍMICA EJA (2SA, 2SB, 2SC, 2SD) REFERENTE A SEMANA DO DIA 10/08/2020 À 14/08/2020
1º BIMESTRE
NOME: ___________________________ Nº: _________ SÉRIE:_____
DATA: __________________ PROF. EVERTON
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evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
ÁGUA POTÁVEL NÃO SIGNIFICA ÁGUA PURA: SAIBA A DIFERENÇA
Que a água é muito importante, todos nós sabemos. Entretanto existe uma pequena diferença entre a água que bebemos, chamada água potável, para a àgua totalmente pura.
A água potável não contém substâncias nocivas à saúde, tanto dos seres humanos quanto dos outros seres vivos. Porém, existem vários minerais que estão diluídos nela, como o flúor, o cloro, o cálcio e o magnésio, dentre outros elementos químicos aplicados pelas companhias de saneamento para a retirada das impurezas, como terra, substâncias nocivas e bactérias.
Já a água pura não possui nenhuma substância em sua composição, além de hidrogênio e oxigênio. É muito utilizada em usinas para refrigeração e produção de energia elétrica. Ao contrário da água potável, não é encontrada na natureza. Para obter a água pura é preciso que ela passe por um processo de destilação.
Vale ressaltar que a água pura não é própria para o consumo, tanto humano quanto animal ou vegetal, por não possuir os sais minerais que são necessários aos seres vivos. Os purificadores mantém estes sais, retirando as impurezas e o excesso de substâncias químicas deixadas pelo tratamento das companhias de saneamento.
QUESTÃO 1
A água é um elemento de fundamental importância para a vida de todas as espécies da natureza. Quais as principais contribuições da água para o ser humano?
QUESTÃO 2
(Enem) Segundo uma organização mundial de estudos ambientais, em 2025, duas de cada três pessoas viverão situações de carência de água, caso não haja mudanças no padrão atual de consumo do produto.
Uma alternativa adequada e viável para prevenir a escassez, considerando-se a disponibilidade global, seria:
a) desenvolver processos de reutilização da água.
b) explorar leitos de água subterrânea.
c) ampliar a oferta de água, captando-a em outros rios.
d) captar águas pluviais.
e) importar água doce de outros estados.
QUESTÃO 3
(Enem) A possível escassez de água é uma das maiores preocupações da atualidade, considerada por alguns especialistas como o desafio maior do novo século. No entanto, tão importante quanto aumentar a oferta é investir na preservação da qualidade e no reaproveitamento da água de que dispomos hoje.
A ação humana tem provocado algumas alterações quantitativas e qualitativas da água:
I. Contaminação de lençóis freáticos.
II. Diminuição da umidade do solo.
III. Enchentes e inundações.
Pode-se afirmar que as principais ações humanas associadas às alterações I, II e III são, respectivamente:
a) uso de fertilizantes e aterros sanitários / lançamento de gases poluentes / canalização
de córregos e rios.
b) lançamento de gases poluentes / lançamento de lixo nas ruas / construção de aterros sanitários.
c) uso de fertilizantes e aterros sanitários / desmatamento/impermeabilização do solo urbano.
d) lançamento de lixo nas ruas / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
e) construção de barragens / uso de fertilizantes / construção de aterros sanitários.
QUESTÃO 4
(Enem) Considerando a riqueza dos recursos hídricos brasileiros, uma grave crise de água em nosso país poderia ser motivada por:
a) reduzida área de solos agricultáveis.
b) ausência de reservas de águas subterrâneas.
c) escassez de rios e de grandes bacias hidrográficas.
d) falta de tecnologia para retirar o sal da água do mar.
e) degradação dos mananciais e desperdício no consumo.
QUESTÃO 5
(Enem) A falta de água doce no planeta será, possivelmente, um dos mais graves problemas deste século. Prevê-se que, nos próximos vinte anos, a quantidade de água doce disponível para cada habitante será drasticamente reduzida.
Por meio de seus diferentes usos e consumos, as atividades humanas interferem no ciclo da água, alterando:
a) a quantidade total, mas não a qualidade da água disponível no planeta.
b) a qualidade da água e sua quantidade disponível para o consumo das populações.
c) a qualidade da água disponível, apenas no subsolo terrestre.
d) apenas a disponibilidade de água superficial existente nos rios e lagos.
e) o regime de chuvas, mas não a quantidade de água disponível no Planeta.
QUESTÃO 6
A poluição da água aliada ao desperdício tem gerado vários problemas para a manutenção desse bem tão precioso. Com o intuito de contribuir para a qualidade e uso responsável da água, cite algumas possíveis atitudes a serem tomadas.
Soluções
Soluções são misturas de duas ou mais substâncias e apresentam um aspecto uniforme, ou seja, são homogêneas. Elas são formadas por um ou mais solutos (substâncias dissolvidas) e um solvente, que é a substância presente em maior quantidade e que dissolve as outras substâncias.
Na maioria das vezes, quando falamos de soluções, o que vem à mente são as soluções aquosas usadas em laboratórios, como as mostradas na imagem acima. Elas geralmente são formadas por um soluto sólido ou líquido dissolvido na água.
No entanto, não são apenas esses tipos de soluções químicas que existem, mas muitas outras, que podem ser classificadas de acordo com três critérios principais:
Estados físicos do soluto e do solvente;
Natureza do soluto.
Segundo cada um desses critérios, as soluções podem ser classificadas em:
→ Soluções sólidas
As soluções sólidas são formadas apenas por solutos e solventes sólidos. No cotidiano, os principais exemplos desse tipo de solução são as ligas metálicas. A medalha a seguir, por exemplo, foi produzida com a liga de bronze, que é uma mistura de aspecto homogêneo formada por estanho e cobre.
Uma medalha de bronze é uma solução sólida
→ Soluções Líquidas
As soluções líquidas possuem o solvente líquido, geralmente a água, e os solutos podem ser sólidos, líquidos ou gasosos.
a) Sólido – Líquido
Quando misturamos sal ou açúcar (sólidos) na água (líquido), temos um exemplo desse tipo de solução. Outros exemplos são: água do mar, que é formada por vários sais dissolvidos nela; o álcool iodado (tintura de iodo), que contém iodo dissolvido em álcool; e o soro fisiológico (solução aquosa com 0,9% em massa de cloreto de sódio – sal de cozinha).
O soro fisiológico é uma solução sólido-líquido
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b) Líquido - Líquido
Tanto o soluto quanto o solvente são líquidos. Alguns exemplos são: água oxigenada, que é uma solução aquosa de peróxido de hidrogênio, e o álcool desinfetante ou álcool combustível, que é uma mistura de álcool e água.
O álcool hidratado é uma solução líquido-líquido
c) Gás - Líquido
O soluto é um gás e o solvente é um líquido. Exemplos: águas de aquários, mares, lagos e rios possuem os gases do ar dissolvidos, permitindo que os seres aquáticos sobrevivam. Além disso, os refrigerantes e a água com gás possuem o gás carbônico dissolvido.
A água com gás é uma solução gás-líquido
→ Soluções gasosas
Esse tipo de solução é formado pela mistura apenas de gases. O ar é um exemplo, pois sua composição aproximada é de 78% de gás nitrogênio, 21% de gás oxigênio e 1% de outros gases.
O ar atmosférico é uma solução gasosa
→ Soluções moleculares
São aquelas que possuem solutos moleculares que apenas se dissolvem em água e geram uma solução não eletrolítica, ou seja, que não conduz eletricidade. Um exemplo é a água com açúcar.
→ Soluções iônicas
Essas soluções são eletrolíticas, conduzem eletricidade e sua formação pode ocorrer de duas formas:
Quando colocamos solutos iônicos na água e eles sofrem uma dissociação iônica, ou seja, os seus íons são separados e ficam no meio aquoso. Exemplo: sal de cozinha (cloreto de sódio – NaCl – na água);
Quando colocamos solutos moleculares que reagem com a água, sofrendo ionização, ou seja, originam íons que ficam no meio aquoso. Exemplo: cloreto de hidrogênio (HCl) na água.
EXERCÍCIOS:
Defina:
Soluções SÓLIDAS
Soluções LÍQUIDAS.
Soluções GASOSAS
Soluções IÔNICAS
Soluções MOLECULARES
BONS ESTUDOS!!
ENTREGAR ATÉ DIA 21/08
11/08/2020