sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Língua Portuguesa----2º SD---EJA----Prof.ª Suellen----3º Bimestre----

2º SD - 1º bimestre

Variações Linguísticas

As variações linguísticas reúnem as variantes da língua que foram criadas pelos homens e são reinventadas a cada dia.

Dessas reinvenções surgem as variações que envolvem diversos aspectos históricos, sociais, culturais, geográficos, entre outros.

No Brasil, é possível encontrar muitas variações linguísticas, por exemplo, na linguagem regional.


chico bento e o regionalismo

Nas falas do Chico bento e de seu primo Zé Lelé notamos o regionalismo

Tipos e exemplos de variações linguísticas

Há diversos tipos de variações linguísticas segundo o campo de atuação:


1. Variação geográfica ou diatópica

Está relacionada com o local em que é desenvolvida, tal como as variações entre o português do Brasil e de Portugal, chamadas de regionalismo.


Exemplo de regionalismo

português do Brasil e de Portugal

2. Variação histórica ou diacrônica

Ela ocorre com o desenvolvimento da história, tal como o português medieval e o atual.

Exemplo de português arcaico

variação linguística histórica

    "Elípticos", "pega-la-emos" são formas que caíram em desuso

3. Variação social ou diastrática

É percebida segundo os grupos (ou classes) sociais envolvidos, tal como uma conversa entre um orador jurídico e um morador de rua. Exemplo desse tipo de variação são os socioletos.


Exemplo de socioleto

linguagem médicaA linguagem técnica utilizada pelos médicos nem sempre é entendida pelos seus pacientes


4. Variação situacional ou diafásica

Ocorre de acordo com o contexto, por exemplo, situações formais e informais. As gírias são expressões populares utilizadas por determinado grupo social.

Exemplo de gíria

gíria em LIBRAS

    A Língua Brasileira de Sinais (Libras) também tem as suas gírias

Linguagem Formal e Informal

Quanto aos níveis da fala, podemos considerar dois padrões de linguagem: a linguagem formal e informal.

Certamente, quando falamos com pessoas próximas utilizamos a linguagem dita coloquial, ou seja, aquela espontânea, dinâmica e despretensiosa.

No entanto, de acordo com o contexto no qual estamos inseridos, devemos seguir as regras e normas impostas pela gramática, seja quando elaboramos um texto (linguagem escrita) ou organizamos nossa fala numa palestra (linguagem oral).

Em ambos os casos, utilizaremos a linguagem formal, que está de acordo com a normas gramaticais.

Observe que as variações linguísticas são expressas geralmente nos discursos orais. Quando produzimos um texto escrito, seja em qual for o lugar do Brasil, seguimos as regras do mesmo idioma: a língua portuguesa.


Preconceito Linguístico

O preconceito linguístico está intimamente relacionado com as variações linguísticas, uma vez que ele surge para julgar as manifestações linguísticas ditas "superiores".

Para pensarmos nele não precisamos ir muito longe, pois em nosso país, embora o mesmo idioma seja falado em todas as regiões, cada uma possui suas peculiaridades que envolvem diversos aspectos históricos e culturais.

Sendo assim, a maneira de falar do norte é muito diferente da falada no sul do país. Isso ocorre porque nos atos comunicativos, os falantes da língua vão determinando expressões, sotaques e entonações de acordo com as necessidades linguísticas.

De tal modo, o preconceito linguístico surge no tom de deboche, sendo a variação apontada de maneira pejorativa e estigmatizada.

Quem comete esse tipo de preconceito, geralmente tem a ideia de que sua maneira de falar é correta e, ainda, superior à outra.

Entretanto, devemos salientar que todas as variações são aceitas e nenhuma delas é superior, ou considerada a mais correta.

Fonte: https://www.todamateria.com.br/variacoes-linguisticas/

Aproveitamento de leitura...

  • Após realizar esta atividade a envie para o e-mail: sconceicao@prof.educacao.sp.gov.br até dia 04/09/2020. Não se esqueça de se identificar com nome completo, número e turma.


  1. Faça o resumo do texto em seu caderno.

Obs.: Um resumo é um gênero textual que parte das informações mais relevantes de um texto, por isso, ele não deve ser nem curto demais e nem maior que o texto original. Leia o texto a ser resumido com atenção e, se possível, grife as passagens mais importantes depois transcreva com suas palavras utilizando a norma-culta, ou seja, não use abreviações e termos e/ou expressões informais. 

 

Leia o texto abaixo e responda as questões 2 e 3.

 

ANTIGAMENTE

 

         Antigamente as moças se achavam mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo não sendo rapagões, faziam-lhes pés de alferes, arrastando as asas, mas ficavam longos meses debaixo do balaio. E, se levavam tábua, o remédio era tirar o cavalo da chuva e ir pregar noutra freguesia. As pessoas, quando corriam, antigamente, era para tirar o pai da forca, e não caíam de cavalo magro. Algumas jogavam verde para colher maduro, e sabiam com quantos paus se faz uma canoa. O que não impedia que, nesses entrementes, esse ou aquele embarcasse em canoa furada. Encontravam alguém que lhes passasse a manta e azulava, dando às de vila-diogo. Os mais idosos, depois da janta, faziam o quilo, saindo para tomar fresca; e também tomavam cautela de não apanhar sereno. Os mais jovens, esses iam ao animatógrafo, e mais tarde ao cinematógrafo, chupando balas de alteia. Ou sonhavam em andar de aeroplano; os quais, de pouco siso, se metiam em camisa de onze varas, e até em calças pardas, não admira que dessem com os burros n’ água. [...]

 

ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1988.

                                                                                              

  1. É correto afirmar após a leitura do texto que o título Antigamente se refere :

  1. Ao comportamento das pessoas em outra época e para isso são utilizadas palavras e expressões comuns naquele contexto.

  2. À atualidade, visto que a linguagem utilizada é empregada, em sua totalidade, até hoje.

  3. À única forma de se falar adequada em qualquer situação comunicativa.

  4. Ao emprego de expressões sem nexo e que não tornam o texto compreensível.


  1. O texto apresenta expressões muito utilizadas na linguagem oral. Assinale a alternativa que contempla em que só há expressões deste tipo:

  1. Declaro que estou ciente dos males..., A linguagem coloquial é a utilizada no cotidiano, Todos estarão sujeito a punições, Todos a cumprimentaram pelo dia de seu aniversário.;

  2. Não faziam anos: completavam primaveras., O remédio era tirar o cavalo da chuva e  ir pregar noutra freguesia., Era para tirar o pai da forca.

  3. Fez aniversário hoje., Precisava conformar-se diante da situação., Houve necessidade de procurar outro local para morar., Passou por uma situação delicada.

  4. A reunião foi cancelada., Todos estavam reunidos para comemorar a data., Esteve aqui, mas não deixou recado., Antigamente, todos tinham modos de vida diferentes.


  1. Leia com atenção os textos abaixo e escolha a alternativa correta:

Texto 1                         Texto 2               

As imagens acima representam um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. O mapa acima (texto 1) representa os diversos modos de falar do povo brasileiro, atualmente. O texto 2 apresenta alguns vocábulos em épocas distintas, mas que foram caindo em desuso ao longo dos tempos.  No entanto, ambos os casos as imagens representam um fenômeno linguístico conhecido como:

a. Gíria

b. Jargão

c. Dialeto

d. Sotaque


  1. Analise as afirmações abaixo:


  1. Vários fatores determinam nossa maneira de falar: tempo, espaço, escolaridade, classe social, faixa etária, atividade.

  2. Há várias diferenças entre a língua falada e a língua escrita. Podemos destacar, por exemplo, que a língua falada é mais rígida e a língua escrita não é apenas a representação da língua falada, mas sim um sistema espontâneo.

  3. O conhecimento da língua-padrão permite o acesso à cultura em geral- um direito de todo cidadão. Além disso, quem domina essa língua pode se sair bem em concursos, entrevistas de trabalho, entre outros.

É correto o que se afirma em:

A.  I

B. II

C. III

D. I e III

6. Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:

A. (   ) Variantes regionais ou geográficas são aquelas que ocorrem de uma região para outra. 

B. (   )Jargão é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. 

C. (   ) Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação. 

D. (    ) O sotaque é a pronúncia, a forma como se fala. É marcado pelo ritmo com que as palavras são expressadas verbalmente.

E. (   )Denominamos a linguagem utilizada no meio virtual de internetês. 


Bons estudos!