Queridos alunos !
Está chegando o final do 3º Bimestre
Finalize suas atividades propostas e encerre com êxito o fechamento do bimestre !
Boa Sorte!
Queridos alunos !
Está chegando o final do 3º Bimestre
Finalize suas atividades propostas e encerre com êxito o fechamento do bimestre !
Boa Sorte!
Atividade de Geografia 6ª Séries – 3º Bimestre – ATIVIDADE 4
Semana de 28/09/2020 a 02/10/2020
Data de Entrega do Trabalho: 09/10/2020
Professor: Geraldo Pereira Chagas
Habilidade: EF06GE04B* Identificar os componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e analisar a as relações com a cobertura vegetal, a topografia e a ocupação do solo urbano e rural.
Unidade Temática: Conexões e escalas.
Objeto de conhecimento: Relações entre os componentes físico-naturais.
Uma bacia hidrográfica costuma ser definida e influenciada pela área de captação de água de um determinado rio.
Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes. É a porção do espaço em que as águas das chuvas, das montanhas, subterrâneas ou de outros rios escoam em direção a um determinado curso d’água, abastecendo-o.
É importante, portanto, ter consciência de que, ao andarmos pelas ruas ou em uma mata, por exemplo, estamos andando necessariamente sobre a área de uma bacia hidrográfica, pois as águas que eventualmente escoam nesses locais tendem a se direcionar para um rio.
Esquema representativo da área de uma bacia hidrográfica
O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água. Eles são como uma espécie de fronteira em que, de um lado, escoa a água em direção a um rio e, de outro, escoa a água em direção a outro rio.
Em razão da força da gravidade, as águas correm sempre do ponto mais alto da superfície em direção aos pontos com menores altitudes. Assim, podemos dizer que as localidades mais elevadas são os divisores de água e os pontos menos elevados costumam abrigar o leito dos rios.
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
As bacias hidrográficas podem ser classificadas conforme a sua grandeza. Isso porque todo o rio possui a sua bacia, mas alguns deles desaguam em outros rios, formando uma bacia hidrográfica maior, ou seja, as bacias de maior grandeza englobam as áreas de outras bacias menores. Veja o esquema abaixo, nele temos a situação de uma bacia hidrográfica hipotética, formada por um rio principal e seus afluentes.
Representação gráfica de uma rede hidrográfica hipotética
Podemos notar, no esquema acima, que a bacia número três – de terceira grandeza – é envolvida pela bacia de segunda grandeza que, por sua vez, é parte da bacia maior de primeira grandeza. Assim, temos a formação de uma rede hidrográfica.
Como a bacia hidrográfica costuma coletar toda água superficial ou subterrânea de suas águas em direção ao leito de um curso d’água, não é difícil imaginar que o índice de poluição de sua área inevitavelmente irá afetar o rio em questão. Sendo assim, podemos perceber que o bom uso e a conservação dos nossos recursos hídricos estão diretamente relacionados à conservação dos solos e das áreas subterrâneas.
Site: https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/geografia/o-que-e-bacia-hidrografica.htm
Atividade:
O que são bacias hidrográficas?
Na sua cidade, tem algum recurso hídrico (rio)? Em caso afirmativo, como ele se chama? E Qual a importância dele para a população local?
Cmsp: 24/09 - 6º ano EF - Geografia - Recursos hídricos
Acessar o link da atividade
https://forms.gle/4iqgTLsX3pZwM33R7
Acessar o link abaixo
https://forms.gle/6Jz6s5bbd9vChgHG8
Acessar o link para a atividade
https://forms.gle/ip9Vt9xp4xtok8848
Boa Tarde, queridos alunos!
Façam a recuperação com atenção e responsabilidade através do link abaixo
https://forms.gle/GtcZ3JX8tKErQ8GW9
Obs (O link estará disponível de 29/09/2020 à 03/10/2020)
Boa sorte!
ATIVIDADES DE ELETIVAS – ENTREGAR ATÉ 02.10.2020
6ºs. e 7ºs. Anos – Música para Iniciantes
8ºs e 9ºs. Anos - Show Music
Assistir a aula do Centro de Mídias SP, para fazer as atividades propostas.
Segue o link para assistir a aula:
Pebsp.com/vídeos/7-ano-eletiva-artesanato-sustentavel-18-09-2020/
ATIVIDADE:
Fazer um texto, no mínimo de 20linhas, sobre a importância do Artesanato Sustentável.
Muito obrigado.
Prof. João Batista.
ATIVIDADE DE TECNOLOGIA – 6ºs. e 7ºs. Anos
Entregar até 02.10.2020
Para fazer as atividades, assistam a aula do Centro de Mídias SP com os links abaixo:
6ºs. Anos: pebsp.com/vídeos/6-ano-tecnologia-sistema-binario-25-09-2020/
7ºs. Anos:
Pebsp.com/vídeos/7-ano-tecnologia-sistema-binario-25-09-2020/
ATIVIDADES:
1– Escrever os números nas posições do Sistema Binário:
a) _ _ _ _ _ _
b) _ _ _ _
c) _ _ _
d) _ _ _
2- Quanto é ?
0 1 0 0 0
0 0 0 1 1 1
0 1 1 0 0 0 1
0 1 1
ATIVIDADE DE PROJETO DE VIDA - 9º ANO D.
ENTREGAR ATÉ 02.10.2020.
ASSISTIR A AULA DO CENTRO DE MÍDIAS SP PARA FAZER A ATIVIDADE PROPOSTA:
LINK: cLNkoQbt4kQ&ab_channel=9oanoEF-CMSP
Muito obrigado
Prof. João Batista.
ATIVIDADE:
Fazer um texto no mínimo de 25 linhas sobre:
COMO PODEREI DESENVOLVER O MEU PLANO DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL.
FEPRO ON CRUZEIRO DO SUL EDUCACIONAL
Olá Professor/Aluno (a)!
O terceiro ano do ensino médio é, para muitos, a hora de tomar decisões. E para, como sempre, contribuirmos com esse momento delicado e importante, nossa FEIRA DE PROFISSÕES – FEPRO, que é oferecida todos os anos às escolas parceiras, foi toda remodelada para garantir a segurança desse público tão importante e passa a ter a versão VIRTUAL.
VEM AÍ A FEPRO ON 2020.
Escolher a profissão é um momento difícil, tanto para os alunos quanto para o colégio, que tem uma importante participação em orienta-los e direciona-los, de acordo com as características e desempenhos pessoais de cada um, por isso os especialistas recomendam que a fase deve ser enfrentada com tranquilidade, porém buscando sempre manter-se informado e atualizado quanto ao universo profissional.
Nos dias, 27,28 e 29/10 a partir das 09H, “estaremos de portas abertas” expondo nossos mais de 60 cursos de graduação.
ATIVIDADE DE QUÍMICA EJA (3SA, 3SB, 3SC) REFERENTE A SEMANA DO DIA 28/09/2020 À 02/10/2020
1º BIMESTRE
NOME: ____________________________ Nº: _________ SÉRIE: ___
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres. O oxigênio e o nitrogênio são os gases mais abundantes, sendo que os outros gases são encontrados em quantidades menores. Além dos gases citados, o ar atmosférico também apresenta vapor de água (cuja quantidade depende de alguns fatores como clima, temperatura e local), que se apresenta na forma de neblina, nuvens e chuva. No ar também encontramos em suspensão poluentes, poeira, cinzas, microrganismos e pólen.
O oxigênio (O2) presente no ar atmosférico é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta, pois ele é o gás utilizado na respiração de todos os seres vivos e também é necessário para que ocorra a combustão. Calcula-se que o ar atmosférico seja composto por aproximadamente 21 % de oxigênio.
O nitrogênio (N2) compõe aproximadamente 78% do ar atmosférico, e é de extrema importância para todos os seres vivos, pois participa da formação de diversas moléculas orgânicas necessárias para o seu metabolismo. De todos os organismos vivos, apenas alguns microrganismos são capazes de captar o nitrogênio (ciclo do nitrogênio) disponível na atmosfera e degradá-lo de forma que os seres vivos possam aproveitá-lo.
O gás carbônico (CO2) é encontrado em proporções muito pequenas na atmosfera, contribuindo com apenas 0,03% da composição do ar. É um gás de extrema importância para a realização da fotossíntese pelos vegetais, e é liberado para a atmosfera através da combustão e também pela respiração dos animais.
Dentre os gases nobres que fazem parte da composição do ar podemos citar: argônio (Ar), neônio (Ne), radônio (Rn), hélio (He), criptônio (Kr) e xenônio (Xe), sendo que eles compõem cerca de 0,93% do ar atmosférico. Esses gases não produzem nenhum tipo de reação química com outras substâncias e por isso são considerados nobres.
O vapor de água que também participa da composição do ar provém da evaporação das águas de rios, mares e lagos, respiração dos seres vivos, transpiração das plantas, evaporação da água do solo e evaporação da água de dejetos (fezes e urina de animais).
O ar é composto principalmente por oxigênio e nitrogênio
EXERCÍCIOS:
Qual gás está presente em maior quantidade na atmosfera terrestre? Ele é absorvido por nós?
A atmosfera do planeta Terra é igual à dos outros planetas?
Comente sobre a importância do gás carbônico e do vapor d’ água para a composição do ar atmosférico.
Destilação fracionada é um método usado para separação de misturas homogêneas (conjunto de substâncias solúveis entre si). Exemplos de misturas homogêneas: petróleo, mistura de água e sal, água com álcool, líquidos miscíveis com pontos de fusão diferenciados, entre outras.
Todas estas misturas citadas podem ter seus componentes isolados através da Destilação fracionada, assim como o ar que respiramos. O ar atmosférico é uma mistura de vários gases, estes podem ser obtidos a partir de uma coluna de fracionamento que você passa a conhecer agora.
A obtenção dos principais componentes do ar constitui um método industrial, vejamos como este processo é possível:
- Primeiramente o ar seco é convertido em ar líquido através do resfriamento a - 200 °C;
- O ar liquefeito é então transferido para a coluna de fracionamento;
- Na coluna existem compartimentos com diferentes temperaturas onde cada componente é fracionado de acordo com sua T. E (temperatura de ebulição). Os produtos resultantes do processo são:
Oxigênio líquido (O2) T.E. = 183 °C
Gás Argônio (Ar) T.E. = 186 °C
Gás nitrogênio (N2) T.E. = 196 °C
Utilização: O Nitrogênio é usado na obtenção de fertilizantes e é componente da amônia (NH3), o Argônio é o gás presente no filamento das lâmpadas fluorescentes e o Oxigênio preenche os balões de respiração artificial.
O método permite obter os três produtos, mas, como sabemos, o ar seco é constituído ainda por dióxido de carbono (CO2), ozônio (O3) e outros gases nobres: Neônio (Ne), Hélio (He), Criptônio (Kr), Xenônio (Xe), Radônio (Rn).
EXERCÍCIOS:
No que consiste a destilação fracionada do ar? Explique
BONS ESTUDOS!!
ENTREGAR ATÉ DIA 09/10
28/09/2020
ATIVIDADE DE QUÍMICA (3C)
REFERENTE A SEMANA DO DIA 28/09/2020 À 02/10/2020
3º BIMESTRE
NOME: ________________________ Nº: _________ SÉRIE: ____
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
O fenol (hidroxibenzeno) é corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins. Que função hidrocarboneto o fenol apresenta?
Fenol
Benzeno
Alqueno
Álcool
2- Qual o nome do composto abaixo?
Ácido Butanóico
Butanal
Butanamida
Butan-oxi-metano
3- Qual o nome do composto abaixo?
2 – metil – butanal
2- etil – propanal
2 – metil – butano
3 – etil – metanal
4- Qual o nome do composto abaixo?
3 – hexanol
2- hexanona
Ácido Butanóico
3 – hexanona
5- Qual o nome do composto abaixo?
etil-metil-vinilamina
Propano-amina
N,N-etil, metil-propanamida
Et-oxi-etanamina
6- Qual o nome do composto cuja fórmula molecular é CH3-COO-CH3 ?
a) Metanoato de Metila
b) Etanoato de Etila
c) Et-oxi-etano
d) Etanoato de Metila
7- Dê o nome dos compostos a seguir:
a)
b)
c) HCOO-C6H5
d)
e)
f) CH3CH2-O-CH2CH2CH
8-. O aspartame, estrutura representada a seguir, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para causar a doçura aos alimentos preparados, já que esta é cerca de duzentas vezes mais doce do que a sacarose.
As funções orgânicas presentes na molécula desse adoçante são, apenas:
(A) éter, amida, amina e cetona.
(B) éter, amida, amina e ácido carboxílico.
(C) aldeído, amida, amina e ácido carboxílico.
(D) éster, amida, amina e cetona.
(E) éster, amida, amina e ácido carboxílico.
9 - Associe os nomes comerciais de alguns compostos orgânicos e suas fórmulas condensadas na coluna de cima com os nomes oficiais na coluna de baixo.
I. Formol (CH2O)
II. Acetileno
III. Vinagre (CH3 – COOH)
IV. Glicerina (CH2OH – CHOH – CH2OH)
(P) Propanotriol
(Q) Ácido etanóico
(R) Metanal
(S) Fenil amina
(T) Etino
A associação correta entre as duas colunas é
(A) I-P, II-T, II-Q, IV-R
(B) I-Q, II-R, II-T, IV-P
(C) I-Q, II-T, III-P, IV-R
(D) I-R, II-T, III-Q, IV-P
(E) I-S, II-R, III-P, IV-Q
10)
O acebutolol pertence a uma classe de fármacos utilizada no tratamento
da hipertensão. Estão presentes na estrutura do acebutolol as seguintes funções:
(A) éster, álcool, amina, amida, alqueno.
(B) amida, alqueno, álcool, amina, fenol.
(C) amina, fenol, aldeído, éter, álcool.
(D) cetona, álcool, amida, amina, alqueno.
(E) amida, cetona, éter, álcool, amina.
11- Os xampus, muito utilizados para limpar e embelezar os cabelos, de modo geral, contêm em sua constituição, no mínimo, as seguintes substâncias: detergente, corante, bactericida, essência e ácido cítrico (regula o pH).
As funções orgânicas, presentes na fórmula estrutural do ácido mencionado, são:
(A) cetona e álcool
(B) álcool e aldeído
(C) ácido carboxílico e álcool
(D) ácido carboxílico e aldeído
(E) cetona e éster
BONS ESTUDOS!!
ENTREGAR ATÉ DIA 09/10
28/09/2020
ATIVIDADE DE QUÍMICA EJA (1SA, 1SB) REFERENTE A SEMANA DO DIA 28/09/2020 À 02/10/2020
1º BIMESTRE
NOME: _________________________________ Nº: _________ SÉRIE: ___
DATA: __________________ PROF. EVERTON
RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL
evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br
As fases ou estados físicos da matéria são três: sólido, líquido e gasoso.
A Fase sólida caracteriza-se por apresentar uma grande força de atração entre as partículas, força essa de origem elétrica, o que implica em uma forma e volume definidos (exemplo: gelo).
Na Fase líquida, a força entre as partículas é menor do que as do estado sólido, o que implica em um volume definido e uma forma variável (exemplo: água num copo).
Já na Fase gasosa, a força entre as partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis (exemplo: vapor da água).
A pressão e a temperatura, que são as variáveis de estado, influenciam no estado físico em que uma substância se encontra e ao receber ou perder certa quantidade de calor ela pode sofrer uma mudança/transição desse estado. A figura 1 mostra o nome que se dá às transições de fase:
Fusão: passagem da fase sólida para a líquida. Exemplo: o gelo derretendo e se transformando em água líquida.
Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares.
Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo.
Condensação: passagem da fase gasosa para a líquida. Exemplo: o vapor da água se transformando em gotículas de água quando sua temperatura fica abaixo de 100 ºC.
Sublimação: passagem que se dá de forma direta, da fase sólida para a gasosa ou da fase gasosa para a sólida; como acontece com a naftalina, por exemplo.
Observação: a condensação também pode ser chamada de liquefação.
Como dito acima, tanto a pressão quanto a temperatura influenciam no estado físico que se encontra determinada substância. A água, por exemplo, em condições normais de pressão, 1 atm, está na fase sólida a temperaturas abaixo de 0 ºC; na fase líquida em temperaturas entre 0 ºC e 100 ºC e no estado gasoso para temperaturas acima de 100 ºC.
Quando o gelo recebe calor suficiente e se transforma em água dizemos que ele sofreu uma mudança de estado físico denominada fusão
Assista a videoaula
https://youtu.be/NurgtpqrUzU
Questão 1
(UFSM) Quando se está ao nível do mar, observa-se que a água ferve a uma temperatura de 100 °C. Subindo uma montanha de 1 000 m de altitude, observa-se que:
a) a água ferve numa temperatura maior, pois seu calor específico aumenta.
b) a água ferve numa temperatura maior, pois a pressão atmosférica é maior.
c) a água ferve numa temperatura menor, pois a pressão atmosférica é menor.
d) a água ferve na mesma temperatura de 100 °C, independente da pressão atmosférica.
e) a água não consegue ferver nessa altitude.
Questão 2
(MED. POUSO ALEGRE - MG) Observe os seguintes fatos:
I - Uma pedra de naftalina deixada no armário.
II - Uma vasilha com água deixada no freezer.
III - Uma vasilha com água deixada no fogo.
IV - O derretimento de um pedaço de chumbo quando aquecido.
Nesses fatos, estão relacionados corretamente os seguintes fenômenos:
a) I. sublimação, II. solidificação, III. evaporação, IV. fusão;
b) I. sublimação, II. solidificação, III. fusão, IV. evaporação;
c) I. fusão, II. sublimação, III. evaporação, IV. solidificação;
d) I. evaporação, II. solidificação, III. fusão, IV. sublimação;
e) I. evaporação, II. sublimação, III. fusão, IV. solidificação.
Questão 3
Observe na tabela a seguir o ponto de ebulição e de fusão de algumas substâncias:
Identifique quais dessas substâncias são encontradas no estado líquido em temperatura ambiente (aproximadamente 25 ºC).
a) Chumbo, metano, água e mercúrio;
b) Ácido acético, álcool, mercúrio e água;
c) Metano, álcool, água e mercúrio;
d) Álcool, água, metano e chumbo;
e) Ácido acético, metano, chumbo e água.
Questão 4
O ponto de fusão do bromo é -7,2 ºC, já o seu ponto de ebulição é 58,8 ºC. Identifique o estado físico dessa substância nas seguintes temperaturas:
a) - 30ºC
b) 0 ºC
c) 35 ºC
d) 80 ºC
e) 110ºC
De uma forma geral, as substâncias puras dificilmente são encontradas isoladas na natureza, sendo encontradas na forma de misturas, isto é, associadas às outras substâncias. Isso quer dizer que nós e quase tudo que está a nossa volta são exemplos de misturas das mais variadas substâncias puras.
Neste texto vamos aprender o que é e quais são as classificações das substâncias puras e misturas.
Substâncias puras
Substâncias puras são materiais que possuem composição química e propriedades físicas e químicas constantes, já que não se modificam em pressão e temperatura constantes.
De uma forma geral, as substâncias puras podem ser classificadas de duas formas:
a) Substâncias simples
São compostos químicos formados por átomos de um mesmo elemento químico. Por exemplo:
→ H2 (Gás Hidrogênio)
As moléculas do Gás Hidrogênio são formadas por dois átomos do elemento químico Hidrogênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
→ O3 (Gás Ozônio)
As moléculas do Gás Ozônio são formadas por três átomos do elemento químico Oxigênio, por isso, trata-se de uma substância simples.
Existe ainda a possibilidade de átomos de um mesmo elemento químico formarem substâncias simples completamente diferentes, os alótropos. Um exemplo de alotropia é o caso do elemento químico Oxigênio, o qual forma as substâncias gás oxigênio (O2) e gás ozônio (O3).
Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
São compostos químicos formados por átomos de elementos químicos diferentes. Exemplos:
→ CO2 (Gás Carbônico ou Dióxido de Carbono)
As moléculas do Gás Carbônico são formadas por um átomo do elemento carbono e dois átomos do elemento oxigênio. Como os elementos químicos são diferentes, trata-se de uma substância composta.
→ KMnO4 (permanganato de potássio)
O íon-fórmula do permanganato de potássio é formado por um átomo do elemento potássio, um átomo do elemento manganês e quatro átomos do elemento oxigênio.
* Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Misturas
Mistura é a união de duas ou mais substâncias diferentes (independentemente se são simples ou compostas). Ela apresenta características físicas (ponto de fusão, ponto de ebulição, densidade, tenacidade etc.) diferentes e variáveis (não fixas) em comparação com as substâncias que a compõem.
A mistura de água e cloreto de sódio, por exemplo, apresenta um ponto de fusão totalmente diferente em relação aos pontos de fusão da água ( 0oC) e do cloreto de sódio (803oC) isoladamente.
a) Misturas homogêneas
O soro fisiológico é uma mistura homogênea formada por água, glicose e cloreto de sódio
As misturas homogêneas apresentam apenas uma fase (um único aspecto visual). São formadas quando um material tem a capacidade de dissolver outro. Exemplos:
água e cloreto de sódio;
água e glicose;
gasolina e etanol;
ar atmosférico (gás oxigênio, gás nitrogênio, gás carbônico, vapor de água etc);
ácido acético e água;
petróleo (gasolina, querosene, óleo lubrificante etc.);
soro fisiológico.
b) Misturas heterogêneas
O leite é uma mistura heterogênea porque possui uma fase líquida (água) e uma fase sólida (gordura)
As misturas heterogêneas apresentam mais de uma fase (dois ou mais aspectos visuais). São formadas quando um material não dissolve outro. Exemplos:
Granito;
Leite;
Sangue;
Água e areia;
Água e óleo;
Água e gasolina.
Assista a videoaula
https://youtu.be/hbwKwNhIFM4
QUESTÃO 1
(Vunesp-SP) O rótulo de uma garrafa de água mineral está reproduzido a seguir:
Composição química potável:
Sulfato de cálcio 0,0038 mg/L
Bicarbonato de cálcio 0,0167 mg/L
Com base nessas informações, podemos classificar a água mineral como:
a) substância pura.
b) substância simples.
c) mistura heterogênea.
d) mistura homogênea.
e) suspendo coloidal.
QUESTÃO 2
(MACK-SP) Dentre as alternativas a seguir, a única que é uma mistura é:
a) a glicose.
b) o cloreto de sódio.
c) o ar atmosférico.
d) o nitrato de prata.
e) o iodo sólido.
QUESTÃO 3
Assinale a única alternativa que apresenta uma substância pura:
a) Água dos rios.
b) Água da torneira.
c) Água mineral.
d) Água destilada.
e) Água da chuva.
QUESTÃO 4
Considere os seguintes sistemas:
I. Ferro;
II. Leite;
III. Gasolina.
a) II e III são misturas homogêneas.
b) I, II e III são misturas homogêneas.
c) I é uma substância pura.
d) I e II são misturas homogêneas.
e) II e III são misturas heterogêneas.
BONS ESTUDOS!!
ENTREGAR ATÉ DIA 09/10
28/09/2020