ELETIVAS - 6° e 7°anos
Prof: Maria Helena Andrade Schuster.
ESCREVA SEU;
NOME:
NÚMERO:
SÉRIE:
Obs. Leiam com atenção, escrevam e respondam as questões no caderno.
.
Tire fotos das respostas e anexe para correção, envie para o e-mail helenaschuster1308@outlook.com
MUSICAS – DANÇAS
História da Música
A História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade.
Portanto, a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções.
Na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza.
Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros. Nessa época, tais experimentações não eram consideradas arte propriamente e estavam relacionadas à comunicação, aos ritos sagrados e à dança.
A Evolução da Música
No Egito Antigo, ainda no século 4.000 a.C., a música era muito presente, configurando um importante elemento religioso. Os egípcios consideravam que essa forma de arte era uma invenção do deus Thoth e que outro deus, Osíris, utilizou- a como uma maneira para civilizar o mundo.
A música era empregada de forma a complementar os rituais sagrados em torno da agricultura, que era farta na região e os instrumentos utilizados eram harpas, flautas, instrumentos de percussão e cítara - que é um instrumento de cordas derivado da lira.
Queridos alunos agora que conheceram um pouquinho do inicio da história da música, RESPONDA:
QUAL SEU GOSTO MUSICAL?
ESCREVA A LETRA COMPLETA DA MÚSICA QUE VOCÊ MAIS GOSTA.
Bons estudos!
Cuidem-se!