HISTÓRIA - 8° ANO “A, B, C” 3° BIMESTRE.
Professora: Maria Helena Andrade Schuster.
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Olá queridos alunos, continuamos trabalhando a apostila 3° bimestre, o assunto é abordado a partir da página 33 e nos links abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=rIU5ZHTwLlQ
https://www.youtube.com/watch?v=YNR4pYDo4M0&t=302s
AS REBELIÕES REGENCIAS
Várias revoltas eclodiram no Brasil entre 1831 e 1840, provocando grande instabilidade política no complexo processo de construção do Estado nacional.
Após a abdicação de dom Pedro I, em 1831, o governo foi exercido por regentes eleitos entre os membros do Congresso, uma vez que o sucessor, Pedro de Alcântara, futuro dom Pedro II, ainda tinha 5 anos de idade. Nesse período eclodiram revoltas que provocaram forte reação do governo, com medidas como a criação da Guarda Nacional e a aprovação do Código de Processo Penal e de atos destinados a ampliar a autonomia das províncias.
Os regentes representavam a elite agrária brasileira e identificavam-se com as tendências políticas conservadoras, defensoras da centralização do poder, em oposição aos liberais adeptos do federalismo, sistema de governo em que se permite a autonomia dos estados, compartilhando o poder.
ATIVIDADE I
Baseados na leitura, nas aulas do CMSP e na leitura da apostila pg 33, Pesquise as principais REVOLTAS DO PERIODO REGÊNCIAL.
ATIVIDADE II
Qual foi o objetivo da criação da Guarda Nacional?
Cite duas decisões do Ato Adicional de 1834.
Por que podemos afirmar que a Regência Uma foi uma “experiência republicana” no Brasil?
Explique a seguinte afirmação: “O período regencial é considerado um dos mais agitados da monarquia.”
Explique a Primeira Constituição brasileira.
Obs. Leiam com atenção, escrevam e respondam as questões no caderno.
Destaque as respostas com uma cor diferente das perguntas.
Tire fotos e anexe para correção, envie para o e-mail helenaschuster1308@outlook.com
Bons estudos!
Cuidem-se!