ELETIVAS - 1° e 2°anos
Prof: Maria Helena Andrade Schuster.
NOME:
NÚMERO:
SÉRIE:
FOTOGRAFIA
Linha do tempo da fotografia
A linha do tempo da fotografia é composta de diversos avanços tecnológicos ao longo dos anos. Afinal, quem diria que o fenômeno fotográfico descoberto por Platão, em 375 a.C., iria originar o princípio de todas as câmeras?
Na obra A República, o filósofo descreve os princípios da fotografia no momento em que cita as sombras das pessoas nas cavernas. Porém, o primeiro a fazê-lo foi o filósofo chinês Mozi.
Ao observar um feixe de luz atravessar um quarto escuro, Alhazen percebeu que a luz viajava em linha reta e projetava na parede oposta a imagem de objetos do lado de fora.
Por volta do século XVI, os buracos da câmara escura foram acoplados a lentes, fazendo com que as imagens ficassem mais nítidas. Um pouco mais tarde, no século XVIII, artistas começaram a utilizar esse equipamento de forma regular para fazer retratos da nobreza e imagens campestres.
Primeiros experimentos e impressões temporárias da linha do tempo da fotografia.
Antes do século XX, a linha do tempo da fotografia reúne o surgimento de impressões temporárias e, mais tarde, permanentes. A técnica da impressão temporária de palavras era usada pelo professor e polímata alemão Johann Heinrich em meados de 1727.
Entretanto, ao utilizar estêncil e uma mistura de giz e nitrato de prata em ácido nítrico, ele percebeu que essa substância escurecia quando exposta à luz solar. Por volta de 1806, o químico Thomas Wedgwood fez um experimento de compostos de prata e outros materiais para tentar fixar uma imagem fotograficamente.
Origem da fotografia
Depois de vários experimentos, a fotografia permanente surge apenas em 1826, graças ao inventor Joseph Nicéphore Niépce. Mas essa não foi sua primeira tentativa. Niépce já havia registrado várias imagens, que se deterioravam em pouco tempo. O inventor francês utilizou diversas técnicas para chegar à que deu certo e cravar mais um marco na linha do tempo fotográfica.
Um dos primeiros marcos da evolução da fotografia, o daguerreótipo foi criado no século 1837 por Louis Daguerre. Nele, as fotos tinham detalhes e eram impressas em folhas de cobre revestidas de prata.
No início, o processo fotográfico demorava alguns minutos. Entretanto, conforme a técnica foi otimizada, era possível ter uma foto em questão de segundos, e isso foi essencial para que a linha do tempo da fotografia ganhasse novas conquistas.
Apesar de ter sido inventado em 1837, o “daguerreótipo” só foi apresentado publicamente em 1839, depois de uma série de melhorias. Por ser um equipamento revolucionário e inovador, ele foi considerado de domínio público pelo governo francês.
A origem da fotografia colorida
Em meados de 1848, o físico francês Alexandre Edmond Becquerel fez as primeiras fotografias coloridas da época. Para que uma foto colorida fosse revelada, era necessária uma exposição que durava horas ou até mesmo dias. Entretanto, as cores eram tão sensíveis que desapareciam pouco tempo depois.
Anos mais tarde, em 1861, surge a primeira fotografia colorida permanente. Ela foi invenção do físico escocês James Clerk Maxwell. A fotografia colorida era feita por meio do processo de cores aditivas, utilizando o método das três cores. Para que a imagem colorida surgisse, James usava três imagens em preto e branco, projetadas em filtros de cores vermelho, verde e azul.
Com a evolução da fotografia acontece também a evolução da câmera fotográfica.
ATIVIDADE
REALIZE UMA PESQUISA DA EVOLUÇÃO DA CAMERA FOTOGRÁFICA, se possível anexe imagens.
Obs. Leiam com atenção envie para o e-mail helenaschuster1308@outlook.com