sexta-feira, 18 de setembro de 2020

História 6º Ano A e B-----Prof.º Paulo Marcos----3º Bimestre

 


Exercícios de revisão – Roma antiga ( exercícios de revisão) 


1- Observe a imagem abaixo:



Considerando o contexto retratado pela imagem e seus  próprios conhecimentos, responda : 


A - Que relação tem a figura acima com a origem lendária de Roma? 


B - Indique os grupos que compunham a sociedade romana nos tempos da Monarquia.   


2- Leia as afirmativas abaixo: 


I - A cidade de Roma foi fundada pelos latinos, um povo que habitava a Península Itálica. Roma foi fundada na região do Lácio.    


II - Além dos latinos, a Península Itálica foi ocupada na Antiguidade por vários povos. Como exemplos, podemos citar os fenícios, os egípcios e os macedônios.   


III - O rio que atravessa a cidade de Roma chama-se Tibre. 


Agora, assinale a alternativa correta: 


a-(   ) todas as afirmativas estão corretas. 

b-(   ) somente a afirmativa II está errada. 

c-(   ) somente a afirmativa III está correta. 

d-(   ) todas as afirmativas estão erradas.

e-(   ) somente a afirmativa I está correta.









3- Assinale a alternativa correta: 


 “ A cidade de Roma foi o berço de uma esplêndida civilização que chegou a conquistar boa parte da Europa, o norte da África e a Ásia Menor. Antes de ser conquistadora, porém, Roma foi dominada por um povo que vivia no norte da Itália. Nós estamos falando dos “ : 


a-(   ) fenícios. 

b-(   ) cartagineses.   

c-(   ) etruscos.  

d-(   ) gauleses. 

e-(   ) árabes.


4-Observe e interprete o mapa a seguir : 



















Com base no contexto retratado pelo mapa e em seus conhecimentos, responda: 


A - Que povo da Antiguidade, que também criou o alfabeto, fundou Cartago? Qual foi a causa da primeira guerra que envolveu Roma e Cartago? 


B – Após a terceira Guerra Púnica, o que aconteceu com Cartago? Atualmente, onde ficam as ruínas de Cartago?










5- Relacione as colunas abaixo: 


A - Pretores   (  ) inspecionavam a limpeza das ruas e cuidavam da segurança.  

B - Questores     (  ) elaboravam a contagem da população de Roma.     

C - Censores      (  ) cuidavam do dinheiro público (impostos).  

D - Edis              (  ) responsáveis pela aplicação da justiça.  

E - Cônsules      (  ) presidiam o Senado e comandavam o exército.


6- Assinale a alternativa correta: 


“ No ano 494 antes de Cristo, a plebe romana rebelou-se e quis abandonar Roma porque não tinha direitos políticos. O governo da República romana, percebendo que Roma iria entrar em colapso, decidiu “ :  


a-(   )  expulsar os plebeus e os escravos de Roma. 

b-(   )  abolir os direitos religiosos dos plebeus. 

c-(   )  ceder terras à plebe romana. 

d-(   ) criar o cargo de tribuno da plebe para defender os plebeus. 

e-(   ) abolir o cargo de cônsul, bem como extinguir os poderes do Senado.      


7-Observe a imagem abaixo: 

             

Essa imagem mostra um senador romano fazendo um discurso no Senado. Na história da Roma antiga, o que era o Senado? Cite duas de suas funções e o grupo social que poderia fazer parte dele


8-Com o passar do tempo Roma tornou-se senhora de um vasto império. Que áreas continentais fizeram parte do Império Romano? A conquista desse império foi realizada de modo pacífico? Explique.   


9-Relacione a expansão territorial romana com o aumento do número de escravos na sociedade romana. 


10-O latim era a língua falada pelos romanos. Com o passar  do tempo, latim  deu origem a outras línguas europeias. Quais são as cinco línguas neolatinas (derivadas do latim ) ?


11- Coloque  V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo :    


a-(  ) A terceira e última fase da história política de Roma foi o Império, cujo início deu-se em 27 antes de Cristo.    

b-(  ) Em 494 a. C., os patrícios, devido à falta de direitos políticos, decidiram abandonar a cidade de Roma e o exército romano. Diante desta manifestação, o governo da República romana criou o Senado, órgão que defendia os interesses dos patrícios. 

c-(  ) Adria, Mântua, Veios e Cápua eram os nomes de algumas cidades-Estado etruscas. 

d-(  ) Durante o domínio etrusco sobre Roma,  foi construído o Circo Máximo, misto de estádio e hipódromo de modelo grego, utilizado para corridas de cavalos e competições esportivas.          

e-(  ) Segundo a mitologia greco-romana, o pai dos gêmeos Rômulo e Remo era o deus Marte.

 

12-Relacione as colunas abaixo: 


A -Lei Canuleia ( ) permitia o acesso dos plebeus ás magistraturas da República.          

B - Lei Licínia        (   )  aboliu a escravidão por dívidas   

C - Lei Poetélia     (   ) permitiu o casamento entre plebeus e patrícios. 

D - Lei Olgúnia      (   )  permitia o acesso dos plebeus ao sacerdócio. 

E - Decênviros       (  )  responsáveis pela criação da Lei das Doze Tábuas.


13-Relacione as colunas abaixo: 


A-Rômulo   

B-Numa Pompílio 

C-Túlio Hostílio 

D-Anco Márcio  

E-Tarquínio Prisco

F-Sérvio Túlio

G-Tarquínio Soberbo


(    ) guerra contra os latinos e expansão das fronteiras. 

(    ) reformas sociais e fortalecimento do poder real. 

(    ) início do domínio etrusco e grandes obras públicas. 

(    ) reformas religiosas e construção do Templo de Jano. 

(    ) greves e abusos do poder real. Uma revolta estabelece a República. 

(    ) fundação de Roma e guerra contra os sabinos. 

(    ) guerras contra os albanos ( Alba Longa) e prosperidade gerada pelo comércio.