Exercícios de revisão – Roma antiga ( exercícios de revisão)
1- Observe a imagem abaixo:
Considerando o contexto retratado pela imagem e seus próprios conhecimentos, responda :
A - Que relação tem a figura acima com a origem lendária de Roma?
B - Indique os grupos que compunham a sociedade romana nos tempos da Monarquia.
2- Leia as afirmativas abaixo:
I - A cidade de Roma foi fundada pelos latinos, um povo que habitava a Península Itálica. Roma foi fundada na região do Lácio.
II - Além dos latinos, a Península Itálica foi ocupada na Antiguidade por vários povos. Como exemplos, podemos citar os fenícios, os egípcios e os macedônios.
III - O rio que atravessa a cidade de Roma chama-se Tibre.
Agora, assinale a alternativa correta:
a-( ) todas as afirmativas estão corretas.
b-( ) somente a afirmativa II está errada.
c-( ) somente a afirmativa III está correta.
d-( ) todas as afirmativas estão erradas.
e-( ) somente a afirmativa I está correta.
3- Assinale a alternativa correta:
“ A cidade de Roma foi o berço de uma esplêndida civilização que chegou a conquistar boa parte da Europa, o norte da África e a Ásia Menor. Antes de ser conquistadora, porém, Roma foi dominada por um povo que vivia no norte da Itália. Nós estamos falando dos “ :
a-( ) fenícios.
b-( ) cartagineses.
c-( ) etruscos.
d-( ) gauleses.
e-( ) árabes.
4-Observe e interprete o mapa a seguir :
Com base no contexto retratado pelo mapa e em seus conhecimentos, responda:
A - Que povo da Antiguidade, que também criou o alfabeto, fundou Cartago? Qual foi a causa da primeira guerra que envolveu Roma e Cartago?
B – Após a terceira Guerra Púnica, o que aconteceu com Cartago? Atualmente, onde ficam as ruínas de Cartago?
5- Relacione as colunas abaixo:
A - Pretores ( ) inspecionavam a limpeza das ruas e cuidavam da segurança.
B - Questores ( ) elaboravam a contagem da população de Roma.
C - Censores ( ) cuidavam do dinheiro público (impostos).
D - Edis ( ) responsáveis pela aplicação da justiça.
E - Cônsules ( ) presidiam o Senado e comandavam o exército.
6- Assinale a alternativa correta:
“ No ano 494 antes de Cristo, a plebe romana rebelou-se e quis abandonar Roma porque não tinha direitos políticos. O governo da República romana, percebendo que Roma iria entrar em colapso, decidiu “ :
a-( ) expulsar os plebeus e os escravos de Roma.
b-( ) abolir os direitos religiosos dos plebeus.
c-( ) ceder terras à plebe romana.
d-( ) criar o cargo de tribuno da plebe para defender os plebeus.
e-( ) abolir o cargo de cônsul, bem como extinguir os poderes do Senado.
7-Observe a imagem abaixo:
Essa imagem mostra um senador romano fazendo um discurso no Senado. Na história da Roma antiga, o que era o Senado? Cite duas de suas funções e o grupo social que poderia fazer parte dele
8-Com o passar do tempo Roma tornou-se senhora de um vasto império. Que áreas continentais fizeram parte do Império Romano? A conquista desse império foi realizada de modo pacífico? Explique.
9-Relacione a expansão territorial romana com o aumento do número de escravos na sociedade romana.
10-O latim era a língua falada pelos romanos. Com o passar do tempo, latim deu origem a outras línguas europeias. Quais são as cinco línguas neolatinas (derivadas do latim ) ?
11- Coloque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas abaixo :
a-( ) A terceira e última fase da história política de Roma foi o Império, cujo início deu-se em 27 antes de Cristo.
b-( ) Em 494 a. C., os patrícios, devido à falta de direitos políticos, decidiram abandonar a cidade de Roma e o exército romano. Diante desta manifestação, o governo da República romana criou o Senado, órgão que defendia os interesses dos patrícios.
c-( ) Adria, Mântua, Veios e Cápua eram os nomes de algumas cidades-Estado etruscas.
d-( ) Durante o domínio etrusco sobre Roma, foi construído o Circo Máximo, misto de estádio e hipódromo de modelo grego, utilizado para corridas de cavalos e competições esportivas.
e-( ) Segundo a mitologia greco-romana, o pai dos gêmeos Rômulo e Remo era o deus Marte.
12-Relacione as colunas abaixo:
A -Lei Canuleia ( ) permitia o acesso dos plebeus ás magistraturas da República.
B - Lei Licínia ( ) aboliu a escravidão por dívidas
C - Lei Poetélia ( ) permitiu o casamento entre plebeus e patrícios.
D - Lei Olgúnia ( ) permitia o acesso dos plebeus ao sacerdócio.
E - Decênviros ( ) responsáveis pela criação da Lei das Doze Tábuas.
13-Relacione as colunas abaixo:
A-Rômulo
B-Numa Pompílio
C-Túlio Hostílio
D-Anco Márcio
E-Tarquínio Prisco
F-Sérvio Túlio
G-Tarquínio Soberbo
( ) guerra contra os latinos e expansão das fronteiras.
( ) reformas sociais e fortalecimento do poder real.
( ) início do domínio etrusco e grandes obras públicas.
( ) reformas religiosas e construção do Templo de Jano.
( ) greves e abusos do poder real. Uma revolta estabelece a República.
( ) fundação de Roma e guerra contra os sabinos.
( ) guerras contra os albanos ( Alba Longa) e prosperidade gerada pelo comércio.