quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Eletivas 7º Ano Prof.ª Elisa-----3º Bimestre

 EE PROF DR LAURO PEREIRA TRAVASSOS

PROFESSORA: ELISA

COMPONENTE CURRICULAR: ELETIVA-GRAFITE

TURMAS DE APLICAÇÃO: 7º ANOS 



TEXTO: PINTANDO O MURO


 Michelângelo, Picasso, Di Cavalcanti, Zé Carratu, Rui Amaral e Oséias Duarte. O que esses

nomes têm em comum? São todos artistas. No entanto, a arte dos três últimos não se

manifesta de quadros. Eles trabalham com o grafite, fazendo de muros de concreto seus

cavaletes e denunciando as mazelas sociais e os preconceitos sofridos pelos excluídos. A arte

do grafite é hoje uma das mais fortes expressões culturais das grandes cidades. No Brasil, a

cidade de São Paulo concentra um verdadeiro berçário do grande público diante do grafite,

que o liga diretamente à pichação – este sim, um ato criminoso.

 Com o surgimento do Hip-Hop no final da década de 1960, o grafite apareceu como forma

de expressão das classes marginalizadas. O grafite já foi classificado como pichação, já que as

duas coisas tinham essencialmente a mesma ideia: enfeitar muros se utilizando de tintas de

spray. A diferença entre pichação e grafite está tanto nos fins quanto nos meios: os pichadores

fazem agressão ao patrimônio, sem a autorização dos proprietários das áreas utilizadas e não

há em seus trabalhos uma manifestação de técnicas reconhecíveis de pintura.

 O movimento Hip Hop, como forma de luta e resistência na cultura negra, pode ser

facilmente identificado em suas letras que denunciam o racismo, a desigualdade as mortes nas

periferias e principalmente apontam os problemas políticos, claramente voltado contra a

burguesia. É um movimento de afirmação cultural entre os negros que enfrentavam diversos

problemas sociais como a miséria, violência, racismo, tráfico de drogas, carência de infra

estrutura, problemas de educação entre outros..

 Por isso, não é de se estranhar os ataques sofridos pelo movimento negro por parte de

grupos de direita, dentre eles o hip hop, o graffiti, que não são vistos como arte de expressão

popular.

Interpretação do texto:

1 – Segundo o texto, qual a diferença entre grafite e pichação? Você concorda?

2 – Quando o texto compara os grafiteiros a artistas consagrados como Michelângelo, Picasso

e Di Cavalcanti, ele valorizou ou desvalorizou o trabalho de quem faz grafite?

 3 – Que tipo de mazelas sociais e preconceitos são normalmente, na sua opinião,

denunciados pelos grafiteiros?




Entregar as atividades até dia 25/09/2020

elisa_perceval@yahoo.com.br ,pelo classroom ou  pelo Whats 991318399