quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Química 2º SA, 2º SB,2º SC e 2º SD-----Prof.º Everton

 ATIVIDADE DE QUÍMICA    EJA  (2SA, 2SB, 2SC, 2SD) REFERENTE A SEMANA DO DIA 14/09/2020 À 18/09/2020


NOME: ________________________________________   Nº: _________   SÉRIE: _________

DATA: __________________     PROF. EVERTON

RESPONDA NO CADERNO, TIRE FOTO E ENVIE PARA O EMAIL 

evertonlara@professor.educacao.sp.gov.br

 

6 QUESTÕES REFERENTE A PESQUISA FEITA SOBRE OS ASSUNTOS:

  • ÁCIDOS

 

1. (PUC-SP) – A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:

I) têm poder corrosivo;

II) são capazes de neutralizar bases;

III) são compostos por dois elementos químicos;

IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.

Ele cometeu erros somente em:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

2. (ENEM) – Grande quantidade dos maus odores do nosso dia a dia está relacionada a compostos alcalinos. Assim, em vários desses casos, pode-se utilizar o vinagre, que contém entre 3,5% e 5% de ácido acético, para diminuir ou eliminar o mau cheiro. Por exemplo, lavar as mãos com vinagre e depois enxaguá-las com água elimina o odor de peixe, já que a molécula de piridina (C5H5N) é uma das substâncias responsáveis pelo odor característico de peixe podre.

SILVA, V. A.; BENITE, A. M. C.; SOARES, M. H. F. B. Algo aqui não cheira bem… A química do mau cheiro. Química Nova na Escola, v. 33, n. 1, fev. 2011 (adaptado).

A eficiência do uso do vinagre nesse caso se explica pela

a) sobreposição de odor, propiciada pelo cheiro característico do vinagre.

b) solubilidade da piridina, de caráter ácido, na solução ácida empregada.
c) inibição da proliferação das bactérias presentes, devido à ação do ácido acético.
d) degradação enzimática da molécula de piridina, acelerada pela presença de ácido acético.
e) reação de neutralização entre o ácido acético e a piridina, que resulta em compostos sem mau odor.

3. (UERJ) – O suco gástrico contém um ácido, produzido pelas células da parede do estômago, que desempenha papel fundamental para a eficiência do processo digestório no ser humano.

O ânion do ácido produzido no estômago corresponde ao elemento químico pertencente ao grupo 17 e ao terceiro período da tabela de classificação periódica. Esse ácido é denominado:

a) nítrico.

b) sulfúrico.

c) clorídrico.

d) fluorídrico.

4.  (PUC-SP) A respeito das substâncias denominadas ácidos, um estudante anotou as seguintes características:

I) têm poder corrosivo;

II) são capazes de neutralizar bases;

III) são compostos por dois elementos químicos;

IV) formam soluções aquosas condutoras de corrente elétrica.

Ele cometeu erros somente em:

a) I e II

b) I e III

c) I e IV

d) II e III

e) III e IV

 

5.  (Cesgranrio-SP) O ácido clorídrico puro (HCℓ) é um composto que conduz muito mal a eletricidade. A água pura (H2O) é um composto que também conduz muito mal a eletricidade; no entanto, ao dissolvermos o ácido na água, formamos uma solução que conduz muito bem a eletricidade, o que se deve à:

a) dissociação da água em H+ e OH-.

b) ionização do HCℓ, formando H3O+ e Cℓ-.

c) transferência de elétrons da água para o HCℓ.

d) transferência de elétrons do HCℓ para a água.

e) reação de neutralização do H+ da água com o Cℓ- do HCℓ.


6. Escreva o nome dos seguintes ácidos:

a) HCl e HBr

b) HNOe HNO2

c) HClO, HClO2, HClOe HClO4


PODERÃO ASSISTIR A VÍDEO AULA: 

https://www.youtube.com/watch?v=7gHHpgA4CtA

HABILIDADES:

  • Reconhecer, identificar e classificar os diferentes compostos inorgânicos

  • Resolver situações problemas envolvendo os diferentes ácidos, bases, sais e óxidos encontrados na sociedade


BONS ESTUDOS!!

ENTREGAR ATÉ DIA 25/09