sexta-feira, 11 de setembro de 2020

História 7º Ano A, B, C e D----Prof.ª Cristiane---3º Bimestre----

 ATIVIDADE 7º ANO, TERCEIRO BIMESTRE: O CICLO DA CANA- DE- AÇÚCAR NO BRASIL COLONIAL

O Ciclo da cana-de- açúcar teve início no Brasil Colônia, na época em que foram criadas as Capitanias Hereditárias. A empresa açucareira brasileira foi durante os séculos XVI e XVIII  a maior empresa agrícola do Mundo Ocidental.

Portugal já tinha experiência no cultivo de cana, na produção e comércio de açúcar. Por volta de 1440, as Colônias Portuguesas de Açores, Madeira e Cabo Verde tinham uma produção que abastecia não só a Metrópole, mas ainda a Inglaterra, Portos de Flandres e algumas cidades da Itália. Em 1530 as primeiras mudas de cana-de-açúcar foram trazidas da Ilha da Madeira, na expedição colonizadora de Martim Afonso de Sousa.

Foi no Nordeste do país, que a empresa atingiu seu grau maior de desenvolvimento. A área em que se desenvolveu a cana-de- açúcar foi na Zona da Mata, que se estende numa faixa Litorânea, do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano. Com o crescimento da produção açucareira, notadamente em Pernambuco e na Bahia, o Nordeste tornou-se o centro dinâmico da vida social, política e econômica do Brasil.

                     O ENGENHO: A UNIDADE DE PRODUÇÃO DE AÇÚCAR

          

O engenho açucareiro era o local onde se fabricava o açúcar, ou seja, o local onde estava a moenda, a fornalha e a casa de purgar o açúcar. Com o tempo, passou a se chamar de "engenho" a toda grande propriedade produtora de açúcar.

Engenho era onde se localizava a casa grande, a capela, a senzala, a fábrica do açúcar, os canaviais e as casas de alguns trabalhadores livres, como o feitor, o mestre do açúcar, alguns lavradores contratados e outros.  Alguns engenhos chegavam a ter até 4000 habitantes.


 


O SENHOR DE ENGENHO VIVIA NA CASA GRANDE COM SEUS AGREGADOS E PARENTES, EXERCENDO SOBRE ELES GRANDE AUTORIDADE. OS NEGROS EXPLORADOS COMO MÃO DE OBRA ESCRAVA HABITAVAM AS SENZALAS.



                                                                                                                                              O FIM DO CICLO DA CANA-DE-AÇÚCAR
Até o começo do século XVIII, a produção açucareira no brasil não parou de crescer, alcançando o apogeu nas três primeiras décadas desse século. As principais causas do fim do ciclo da cana-de-açúcar foram:  em 1580, portugal passou para o domínio da espanha; A Espanha estava em guerra com a Holanda; No início do século XVIII, os holandeses controlavam o comércio marítimo dos países europeus; Portugal perdeu para a holanda a melhor parte de sua colônia, que eram as terras já cultivadas e prósperas de Pernambuco; O mercado de açúcar, para portugal, desorganizou-se e a produção começou a cair.

                                                       ATIVIDADE

1-No periodo colonial, existia vários engenho, mas todos eles tinham em comum, a casa grande, a senzala, as roças de cana,  as plantações de subsistências, a criação de animais,  a casa de purgar e  os escravos. Assim represente um engenho de cana- de- açucar em uma folha de sulfite,  folha a3, cartolina ou  no caderno de desenho. Tirar uma foto e enviar para o email.

cristianeribeiro@prof.educacao.sp.gov.br