segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Língua Portuguesa 1º SA, 1º SB-----Prof.ª Dôra

 


E.E. Prof. Lauro Pereira Travassos

Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra  – Suplência 1ºSA  e 1ºSB

Orientações: 

  1. As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno; 

  2. Data de entrega das atividades: até 30/09/2020.

  3.  As atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br

Atividade via e-mail (envie somente as respostas)

1 ) Conotação e Denotação:

DENOTAÇÃO

É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela. 

Mais um exemplo: Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)

CONOTAÇÃO

É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo. 

Mais um exemplo: Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)

NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS 

DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):

1. (___). Meu pai é meu espelho
2. (___). Quebrei o espelho do banheiro
3. (___). Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___). Fez um transplante de coração.
6. (___). Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___). Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país. 
8. (___). Completou vinte primaveras.
9. (___). Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___). Estava tudo em pé de guerra.
13. (___). Ela estava com os pés inchados.
14. (___). É órfão de afeto.
15. (___). Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___). Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.

                       2 - Sinônimos / Antônimos

Sinônimos são as palavras que são diferentes, mas que possuem significados semelhantes. 

Ex: Feliz = alegre = contente

Antônimos  são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.

Ex: Feliz – Infeliz / Alegre – Triste

Exercícios:

  1. Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.

a) dia -

b) longo -

c) quente -

d) devagar -

e) forte -

f) duro -

  

2 - Use A para antônimo e S para sinônimo:


A)  (   ) amigo, inimigo
B) (   ) salto, pulo
C) (   ) casa, lar
D) (   ) honesto, desonesto
E) (   ) aluno, estudante
F) (   ) dor, sofrimento
G) (   ) problema, solução
H) (   ) grande, amplo





                             LITERATURA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

            A literatura brasileira iniciasse mesmo antes do Descobrimento do Brasil, com as influências da colonização portuguesa.

           O que são Escolas Literárias?

          A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época. 

Escolas Literárias Europeias ou Literatura Portuguesa: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

         Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral econsequentemente  influenciaram a Literatura Brasileira. São elas:

1 - Trovadorismo (1189-1418)

         É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média. 

2 - Humanismo (1418-1527)

         O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

3 - Classicismo (1527-1580)

         O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.

                                      Literatura Brasileira:

         A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal. 

A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

  • Quinhentismo (de 1500 a 1601);

  • Barroco (de 1601 a 1768);

  • Arcadismo (de 1768 a 1808); 

Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição. 

         Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.

            A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:

- Estudadas no 2º ano do Ensino Médio:

  • Romantismo (de 1836 a 1881);

  • Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);

  • Parnasianismo (1882 a 1922)

  • Simbolismo (de 1893 a 1922);

- Estudadas no 3º ano do Ensino Médio:

  • Pré-Modernismo (1902 a 1922)

  • Modernismo (de 1922 a 1950);

  • Tendências contemporâneas.

 - A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:

      As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.

 1 – Quinhentismo ou Literatura Informativa (1500-1601)

         Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.

         Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios.  Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar. 

Principais autores:

  • Pero Vaz de Caminha;

  • José de Anchieta.


2 - Barroco (1601-1768)

        Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento. 

         Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.

          O cultismo e o conceptismo foram as principais características que marcaram esse movimento, que também é se caracterizado por ser exagerado e bastante requintado.

Principais autores:

  • Gregório de Matos;

  • Bento Teixeira;

  • Botelho de Oliveira.


3 - Arcadismo (1768-1808)

         Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

      O arcadismo é a linguagem marcada por ser mais simples. Havia exaltação da natureza e os temas eram considerados menos complexos e com mais simplicidade.

 

Principais autores:

  • Cláudio Manuel da Costa –  Obra: Obras Poéticas

  • Santa Rita Durão – Obra: Caramuru

  • Tomás Antônio Gonzaga – Obra: Marília de Dirceu



Atividades:   Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:

(    )  A poesia e a música se misturam.

(    )   Principal característica é a imitação dos modelos clássicos greco-romanos.

(    ) Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples.

(    )  Um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana.

(    ) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.

(    ) Ocorreu durante o período do Renascimento.

(    ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.

(    ) Valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem.

(    ) Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.  

(    ) conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.

(    )  As cantigas eram carregadas de valores típicos de Idade Média.

(    ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.

(1) Arcadismo

(2) Barroco

(3) Quinhentismo

(4) Trovadorismo

(5) Humanismo

(6) Classicismo