E.E. Prof. Lauro Pereira Travassos
Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra – Suplência 1ºSA e 1ºSB
Orientações:
As matérias e os exercícios deverão ser feitos no caderno do aluno;
Data de entrega das atividades: até 30/09/2020.
As atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br
Atividade via e-mail (envie somente as respostas)
1 ) Conotação e Denotação:
DENOTAÇÃO
É o que chamamos de sentido literal da palavra, ou seja, seu significado real no mundo. Quando afirmo que crianças morrem de fome ao redor do mundo, não é mera força de expressão para afirmar que sentem muita fome. Elas, de fato, estão morrendo por problemas de inanição e outros ocasionados pela alimentação precária ou mesmo falta dela.
Mais um exemplo: Meu primo tem um papagaio. (sentido real, meu primo tem uma ave)
CONOTAÇÃO
É o que chamamos de sentido figurado da palavra, o que significa que temos uma força de expressão, um modo de dizer. Este sentido está muito presente em figuras de linguagem como metáfora ou hipérbole, esta última sendo o caso da frase “estou morrendo de fome” para apontar estar sentindo muita fome. Eu posso afirmar que não tomei o café da manhã e agora estou morrendo de fome, por exemplo.
Mais um exemplo: Meu primo é um papagaio. (sentido figurado, meu primo não para de falar)
NUMERE EM QUE SENTIDO FORAM EMPREGADAS AS PALAVRAS
DENOTATIVO (1), ou CONOTATIVO (2):
1. (___). Meu pai é meu espelho
2. (___). Quebrei o espelho do banheiro
3. (___). Essa menina tem um coração de ouro.
4. (___) A Praça da Sé fica no coração de São Paulo.
5. (___). Fez um transplante de coração.
6. (___). Você é mesmo mau: tem um coração de pedra.
7. (___). Para vencer a guerra era preciso alcançar o coração do país.
8. (___). Completou vinte primaveras.
9. (___). Na primavera os campos florescem.
10. (___) O leão procurou o gerente da Metro.
11. (___) O metro é uma unidade de comprimento.
12. (___). Estava tudo em pé de guerra.
13. (___). Ela estava com os pés inchados.
14. (___). É órfão de afeto.
15. (___). Muito cedo ele ficou órfão de pai.
16. (___) Caíram da escada.
17. (___) O leão caiu num sono profundo.
18. (___). Feriu-se na boca.
19. (___) Vem o Flamengo apontando a boca do túnel.
20. (___) O alpinista conseguiu escalar a montanha.
2 - Sinônimos / Antônimos
Sinônimos são as palavras que são diferentes, mas que possuem significados semelhantes.
Ex: Feliz = alegre = contente
Antônimos são palavras que possuem significados exatamente opostos um ao outro.
Ex: Feliz – Infeliz / Alegre – Triste
Exercícios:
Copie as palavras a seguir. Depois, escreva um vocábulo que possa ser usado como antônimo de cada uma delas.
a) dia -
b) longo -
c) quente -
d) devagar -
e) forte -
f) duro -
2 - Use A para antônimo e S para sinônimo:
A) ( ) amigo, inimigo
B) ( ) salto, pulo
C) ( ) casa, lar
D) ( ) honesto, desonesto
E) ( ) aluno, estudante
F) ( ) dor, sofrimento
G) ( ) problema, solução
H) ( ) grande, amplo
LITERATURA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A literatura brasileira iniciasse mesmo antes do Descobrimento do Brasil, com as influências da colonização portuguesa.
O que são Escolas Literárias?
A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época.
Escolas Literárias Europeias ou Literatura Portuguesa: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral econsequentemente influenciaram a Literatura Brasileira. São elas:
1 - Trovadorismo (1189-1418)
É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
2 - Humanismo (1418-1527)
O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.
3 - Classicismo (1527-1580)
O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.
Literatura Brasileira:
A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal.
A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
Quinhentismo (de 1500 a 1601);
Barroco (de 1601 a 1768);
Arcadismo (de 1768 a 1808);
Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição.
Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.
A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:
- Estudadas no 2º ano do Ensino Médio:
Romantismo (de 1836 a 1881);
Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);
Parnasianismo (1882 a 1922)
Simbolismo (de 1893 a 1922);
- Estudadas no 3º ano do Ensino Médio:
Pré-Modernismo (1902 a 1922)
Modernismo (de 1922 a 1950);
Tendências contemporâneas.
- A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.
1 – Quinhentismo ou Literatura Informativa (1500-1601)
Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.
Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.
Principais autores:
Pero Vaz de Caminha;
José de Anchieta.
2 - Barroco (1601-1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento.
Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.
O cultismo e o conceptismo foram as principais características que marcaram esse movimento, que também é se caracterizado por ser exagerado e bastante requintado.
Principais autores:
Gregório de Matos;
Bento Teixeira;
Botelho de Oliveira.
3 - Arcadismo (1768-1808)
Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
O arcadismo é a linguagem marcada por ser mais simples. Havia exaltação da natureza e os temas eram considerados menos complexos e com mais simplicidade.
Principais autores:
Cláudio Manuel da Costa – Obra: Obras Poéticas
Santa Rita Durão – Obra: Caramuru
Tomás Antônio Gonzaga – Obra: Marília de Dirceu
Atividades: Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:
( ) A poesia e a música se misturam.
( ) Principal característica é a imitação dos modelos clássicos greco-romanos.
( ) Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples.
( ) Um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana.
( ) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.
( ) Ocorreu durante o período do Renascimento.
( ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.
( ) Valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem.
( ) Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.
( ) conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
( ) As cantigas eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
( ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.
(1) Arcadismo
(2) Barroco
(3) Quinhentismo
(4) Trovadorismo
(5) Humanismo
(6) Classicismo