sexta-feira, 25 de setembro de 2020

Eletivas 8º Ano e 9º Ano----Prof.ª Maria Helena----3º Bimestre

 ELETIVAS - 8° e 9°anos


Prof: Maria Helena Andrade Schuster.


NOME: 

NÚMERO:

SÉRIE:


Obs. Leiam com atenção, escrevam e respondam as questões no caderno. 

Tire fotos das respostas e anexe para correção, envie para o e-mail helenaschuster1308@outlook.com



SHOW DANCE = História da Dança.

dança nasceu com os primeiros seres humanos. Através do movimento do corpo, da batida do coração, do caminhar, os seres humanos criaram a dança como forma de expressão.

Por meio das pinturas encontradas nas cavernas, sabemos que homens e mulheres já dançavam desde a pré-história. A dança é uma expressão artística que usa o corpo como instrumento. Assim como o pintor utiliza pincéis e tela para criar seus quadros, o bailarino serve-se do corpo.

Presente em todos os povos e culturas, a dança pode ser executada em grupo, duplas ou solos. Pela dança se expressa à alegria, a tristeza, o amor e todos os sentimentos humanos.

A origem e evolução da dança


Dança Primitiva: chamamos dança primitiva aquela que surge de maneira espontânea e é praticada por uma comunidade. Geralmente, é uma dança usada para celebrar um ritual específico como as colheitas ou a chegada de uma estação do ano.

Nas culturas indígenas, a dança é usada em festas ou a fim de se preparar para a guerra. Também é utilizada nos rituais de passagem, como o início da vida adulta.

Danças milenares: nas civilizações antigas, como a egípcia ou a mesopotâmica, a dança tinha um caráter sagrado, sendo mais uma forma de honrar os deuses. Esse tipo de dança sobrevive até hoje em países como Índia e Japão.

Na Grécia antiga, a dança também tinha um caráter ritual, sendo usada nos cultos aos deuses. Uma das danças mais descritas na Antiguidade era aquela que se usava para as festas do Minotauro ou do deus do vinho, Baco.

Dança na Europa Ocidental: com a expansão do cristianismo na Europa, a dança perde seu caráter sagrado. A moral do cristianismo colocava o corpo como fonte do pecado e, assim, precisava ser controlado.

Por isso, ao contrário das outras artes, “a dança  não entra nas igrejas” e se restringe às festas populares e às celebrações nos castelos. Basicamente, podemos diferenciar dois tipos de dançar na Idade Média: em pares, em roda ou formando cadeias.

Foi este tipo de baile que deu origem às danças cortesãs e mais tarde, ao balé, como o entendemos hoje.

Queridos alunos agora que conheceram um pouquinho do inicio da história da dança, responda as questões:

  1. Você gosta de dançar?

  2. Qual ritmo mais gosta?

  3. Agora, aproveite que esta em casa, coloque uma musica para ouvir,  dance, escreva-me e conte como foi essa experiência.

Cuidem-se!