quarta-feira, 12 de maio de 2021

Atividade de História 2º Bimestre 6º Ano A,B e C-----Prof.º Paulo Marcos

                     AS ORIGENS DA CIVILIZAÇÃO: A MESOPOTÂMIA 

                Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “terra entre rios”. Trata-se de uma região desértica localizada entre os rios Tigre e Eufrates. Nos dias atuais, é território pertencente ao Iraque. Por ter sido uma região de passagem, a Mesopotâmia foi ocupada por vários povos de diferentes origens, como os sumérios, acádios e babilônicos.

                 Esses eram povos guerreiros, que expandiam seus domínios por toda a região. Os persas derrotaram as últimas populações que ocuparam a Mesopotâmia em 539 a.C. Os legados culturais dos povos mesopotâmicos são a arquitetura de seus palácios e templos e o estudo da astronomia e geometria.

Mapa

Descrição gerada automaticamente

História da Mesopotâmia

 

               O Crescente Fértil, onde se localizava a Mesopotâmia, é uma região que foi habitada por vários povos da Antiguidade oriental. Geograficamente, o Crescente Fértil está localizado entre o Egito e a Mesopotâmia e é caracterizado como uma região desértica (quente e seca), mas com rios volumosos. Foi às margens desses rios que surgiram as primeiras civilizações do Oriente. A civilização egípcia surgiu às margens do rio Nilo, e as civilizações da Mesopotâmia, às margens do Tigre e do Eufrates. A proximidade desses últimos povos com os rios fez com que vários autores dessem a esses povos o nome de sociedades hidráulicas.  

               Tais rios saciavam a sede das pessoas, mas também serviam de meios de transporte. Além disso, e o mais importante, as águas dos rios serviam para irrigar as plantações. Em suas vazantes, as margens eram utilizadas para o plantio, pois o baixar das águas tornava o solo fértil. Quando os rios subiam de volume, os povos da Antiguidade oriental construíam diques e represas para que a água não faltasse durante os seus períodos de seca.

               A religião teve um papel de destaque. Ao utilizarem a escrita, esses povos registravam os ritos praticados em suas cerimônias religiosas. Eram povos politeístas, isto é, acreditavam em vários deuses, e além disso não mediam esforços para construírem belos templos religiosos por meio de refinadas técnicas arquitetônicas.

 

Vídeo complementar:   https://www.youtube.com/watch?v=Y7iCZYaTy4A 

ROTEIRO DE QUESTÕES 

1-Qual é o significado da palavra “Mesopotâmia“?

2-Dê a localização geográfica da Mesopotâmia. Atualmente, qual país ocupa o território da antiga Mesopotâmia? 

3-Cite alguns dos povos que ocuparam as terras da antiga Mesopotâmia. Em 539 a. C., que povo conquistou as terras da Mesopotâmia? 

4-Quais são os legados culturais dos povos mesopotâmicos? 

5-O que é o Crescente Fértil? Dê a sua localização e indique os rios que ficam nessa região. 

6-Por que os egípcios e os povos mesopotâmicos foram chamados de sociedades hidráulicas? 

7-Indique a importâncias dos rios do Crescente Fértil para as populações que ali viviam. 

8-Qual era a principal característica da religião dos povos mesopotâmicos? 

As próximas questões referem-se às informações dada no vídeo complementar.

9-Onde foram fabricadas as primeiras armas e ferramentas de metal? Qual foi o primeiro metal utilizado para fabricar essas armas e ferramentas?

10-Como os povos da Mesopotâmia conseguiram obter o bronze? 

11-Por que o uso do ferro foi importante para os povos antigos? 

       

E-mail PAULOMSILVA@PROF.EDUCACAO.SP.GOV.BR.