Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra
1ºs anos SA, SB e SC – 2º bimestre
Orientações:
- As matérias deverão ser copiadas no caderno e as atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br até 24/07/2020.
Interpretação de texto
O nome
Não tinha jeito! O Chico não gostava do nome dele e pronto.
— Mãe, por que você foi escolher o nome de Francisco pra mim? Eu não gosto desse nome porque vira Chico e o João falou que Chico é o nome até de macaco.
A mãe dele não sabia direito o que responder. Afinal, quando ela era pequena, também não gostava de seu nome. As crianças viviam fazendo gozação:
— Ivete canivete põe no fogo e não derrete!
Foi pensando nisso que ela argumentou:
— Sabe, Chico, quando a gente é pequeno, a gente não gosta do nome. Acho que isso acontece com todo mundo...
O Chico nem deixou que ela terminasse:
— Com todo mundo, nada. O João gosta do nome dele. Ele já me falou. O meu é que é feio. De hoje em diante meu nome vai ser Pli, como você me chama. Esse eu acho bonito! — falou, convicto.
De fato, desde que Chico era pequeno, sua mãe o chamava carinhosamente de Pli. E, por isso, o pai e a Joana — que era a moça que cuidava dele — também passaram a chamá-lo assim. E ele adorava. Nunca ninguém tinha feito gozação com esse nome. Ao contrário de Chico, que sempre vinha com uma brincadeirinha besta:
— Chico, cara de penico! Incomodam seus amiguinhos na escola.
No começo ele até que não ligava muito. Mas, com o passar do tempo, cada vez mais gente ficava falando isso. Até gente grande! Ele tinha vontade de falar um daqueles palavrões bem feios. Às vezes até falava. E falava com gosto. Ora! Que coisa mais chata era aquilo. Será que ninguém percebia que enchia a paciência?
Até que um dia ele foi viajar com os pais. Avistou um rio lindo, cheio de água e vida como jamais tinha visto e perguntou ao seu pai que rio era aquele. O pai respondeu:
Esse é o Rio São Francisco meu filho, conhecido também como Velho Chico. É um dos rios mais importante do Brasil.
Emocionado, os olhos de Chico se encheram de lágrimas e a partir desse dia ele passou a ter muito orgulho do seu nome e percebeu que todos os nomes são bonitos e cheios de vida.
1) Depois de ler, responda as questões:
a) Qual era a bronca do menino?________________________________________________________
b) Você concorda com ele?____________________________________________________________
c) Você tem alguma bronca parecida?_____________________________________________________
d) Você sabe quem escolheu o seu nome? Se você pudesse escolher o seu nome, qual escolheria? E porque?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
e) Você sabe o significado do seu nome? Ou o motivo que recebeu esse nome?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
f) Você conhece alguém que não goste do nome que tem? Você sabe a razão?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
g) Qual é o nome mais popular em sua família? Por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
h) Você tem um apelido? Explique o motivo:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
i) Por que as pessoas usam apelidos na sua opinião?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
e) Você sabe o significado do seu nome? Ou o motivo que recebeu esse nome?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
f) Você conhece alguém que não goste do nome que tem? Você sabe a razão?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
g) Qual é o nome mais popular em sua família? Por quê?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
h) Você tem um apelido? Explique o motivo:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
i) Por que as pessoas usam apelidos na sua opinião?
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
Diferenças nos usos dos PORQUES:
1) POR QUE / POR QUÊ / PORQUE / PORQUÊ
*a) Por que: é usado no início de perguntas.
Ex: Por que você não foi à festa?
*b) por quê: é usado no final de pergunta.
Ex: Você não foi a festa por quê?
*c) porque: é usado em respostas, explicações ou justificativas.
Ex: Ele não foi a festa porque não quis.
*d) Porquê: é um substantivo usado que equivale a motivo, razão e sempre vem acompanhado do artigo.
Ex: Fale o porquê de sua falta na festa.
artigo motivo
2) Diferença de Mais, Mas, Mal e Mau:
a) MAIS / MAS:
* Mais – é um advérbio que indica quantidade.
Ex: Jorge tem mais irmãos que eu.
quantidade
* Mas – é uma palavra que dá ideia de oposição, contrariedade.
Ex: Edna era uma pessoa agradável, mas nem todos gostavam dela.
b) MAU / MAL
*Mau: é um adjetivo, que tem como antônimo bom.
Ex: Este menino é mau.
Este menino é bom.
* Mal: palavra que indica o contrário de Bem.
Ex: Não te desejo o mal.
Não te desejo o Bem.
Exercício:
1. Complete as frases abaixo utilizando: porque, porquê, por que ou por quê:
a) O clima da Terra está se alterando______________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio.
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude.
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas.
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos.
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado.
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show.
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas.
a) O clima da Terra está se alterando______________ os gases expelidos sobretudo pelas indústrias destroem a camada de ozônio.
b) ____________há tantos casos de doenças no pulmão nos dias de hoje?
c) Ele não explicou o ____________ de sua atitude.
d) Você não foi à nossa casa ____________?
e) Não queremos saber _____________ as ruas estão tão esburacadas; queremos que sejam consertadas.
f) O governo deve esclarecer o ____________ de tantos impostos.
g) Não volte tarde _____________ há risco de ser assaltado.
h) Ela ficou irritada _______________ ?
i) Todos querem saber ______________houve tanto rigor na entrada do show.
j) ____________ houve tanto rigor na entrada do show?
k) Houve tanto rigor na entrada do show _____________ ?
l) Conseguimos perceber ______________ você se retirou: ficou magoado com a falta de respeito das pessoas.
2). Complete as frases a seguir com MAS ou MAIS e MAL ou MAU
a) . Tenho _____ amigos que você.
b) . Pesquisei bastante, ______ não achei nada sobre esse assunto.
c) . Este ano estou _____ dedicado aos estudos.
d) . Divirta-se, _____ antes cumpra com suas obrigações.
e) . Este é o terno _____ caro da loja.
f) Ele estudou muito, _____ não foi bem na prova.
g) O carro está com problemas, ____ vou usá-lo assim mesmo.
h) Os professores lutaram por um aumento, ____ não conseguiram.
i) Há _____ crimes à luz do dia atualmente.
j) Não consegui chegar a tempo, _____ ninguém percebeu.
k) O vereador foi ____ recebido pela população.
l) Ficamos preocupados até passei ____ quando ouvi a notícia.
m) Patrícia está com um ____ incurável .
n) O balconista era um homem muito ____- humorado.
0) ____ saímos de casa nos deparamos com um assaltante.
p) Antônio fala ____ o Português.
q) Não seja pessimista, nem todo político tem ____ caráter.
r) As forças do bem e do ____ vivem em eterno combate.
s) Sonia não sabe o ____ que me fez.
t) O ____ está sempre à nossa volta, por isso precisamos vigiar.
LITERATURA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
A literatura brasileira iniciasse mesmo antes do Descobrimento do Brasil, com as influências da colonização portuguesa.
O que são Escolas Literárias?
A Literatura é tradicionalmente dividida em Escolas Literárias. Essa divisão também pode ser conhecida como Movimentos Literários ou como Estilos de Época.
Escolas Literárias Europeias ou Literatura Portuguesa: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
Como falamos, algumas Escolas Literárias não chegaram ao Brasil. Apesar disso, é importante estudá-las já que elas influenciaram a literatura de forma geral econsequentemente influenciaram a Literatura Brasileira. São elas:
1 - Trovadorismo (1189-1418)
É o primeiro movimento literário da língua portuguesa. Nessa Escola Literária a poesia e a música se misturam e há 4 tipos diferentes de cantigas: Cantigas de Amor, de Amigo, de Escárnio e de Maldizer. As cantigas do trovadorismo eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
2 - Humanismo (1418-1527)
O Humanismo é um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.
3 - Classicismo (1527-1580)
O Classicismo foi um movimento que ocorreu durante o período do Renascimento. Esse movimento tem como principal característica a imitação dos modelos clássicos greco-romanos, o humanismo e a busca pela perfeição.
Literatura Brasileira:
A Literatura Brasileira pode ser dividida em duas formas: Escolas Literárias da Era Colonial e Escolas Literárias da Era Nacional. A Era Colonial representa toda a literatura produzida no Brasil Colônia, quando ainda não possuíamos uma identidade literária, tendo em vista a grande influência da cultura europeia, principalmente de Portugal.
A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
- Quinhentismo (de 1500 a 1601);
- Barroco (de 1601 a 1768);
- Arcadismo (de 1768 a 1808);
Entre os anos 1808 e 1836 há um período de transição.
Já a Era Nacional reúne toda a produção literária pós-período de transição, ou seja, de 1836 até a literatura contemporânea. Nela predomina a vertente estética, iniciada após os esforços dos primeiros escritores em construir nossa autonomia literária, criando assim uma literatura genuinamente brasileira, livre da influência europeia.
A Era Nacional é representada pelas seguintes Escolas Literárias:
- Estudadas no 2º ano do Ensino Médio:
- Romantismo (de 1836 a 1881);
- Realismo e Naturalismo (de 1881 a 1922);
- Parnasianismo (1882 a 1922)
- Simbolismo (de 1893 a 1922);
- Estudadas no 3º ano do Ensino Médio:
- Pré-Modernismo (1902 a 1922)
- Modernismo (de 1922 a 1950);
- Tendências contemporâneas.
- A Era Colonial é representada pelas seguintes Escolas Literárias: Estudadas no 1º ano do Ensino Médio:
As Escolas Literárias da Era Colonial refletem a influência da literatura portuguesa, afinal surge com o descobrimento do Brasil e dura até alguns anos antes da sua independência.
1 – Quinhentismo ou Literatura Informativa (1500-1601)
Essa Escola Literária se resume a toda e qualquer produção feita em 1500, na época do descobrimento do Brasil. O que marca o Quinhentismo é a carta que Pero Vaz de Caminha escreveu ao rei de Portugal relatando tudo que se passava no Brasil e suas riquezas.
Os textos desse movimento literário são de caráter informativo e de caráter pedagógico. É por isso que o Quinhentismo também é chamado de Literatura Informativa. Porém o Quinhentismo se destaca na Literatura Jesuíta através dos sermões com intenção de catequizar os habitantes brasileiros da época, ou seja, os índios. Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.
Principais autores:
- Pero Vaz de Caminha;
- José de Anchieta.
2 - Barroco (1601-1768)
Enquanto no mundo havia uma crise do homem com a igreja, essa Escola Literária aparece com a intenção de reconciliar o homem com a fé. Era comum encontrar o uso de imagens contrastantes como o crepúsculo (dia/noite) e a aurora (noite/dia). O Barroco é caracterizado pelos detalhes, pelo exagero e pelo rebuscamento.
Para diversos pesquisadores o Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, onde se formularam novos modos de entender o mundo, o homem e Deus.
O cultismo e o conceptismo foram as principais características que marcaram esse movimento, que também é se caracterizado por ser exagerado e bastante requintado.
Principais autores:
- Gregório de Matos;
- Bento Teixeira;
- Botelho de Oliveira.
3 - Arcadismo (1768-1808)
Essa Escola Literária é marcada principalmente pela simplicidade dos temas abordados. Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples. O Arcadismo é conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
O arcadismo é a linguagem marcada por ser mais simples. Havia exaltação da natureza e os temas eram considerados menos complexos e com mais simplicidade.
Principais autores:
- Cláudio Manuel da Costa – Obra: Obras Poéticas
- Santa Rita Durão – Obra: Caramuru
- Tomás Antônio Gonzaga – Obra: Marília de Dirceu
Atividades: Numere a primeira coluna de acordo com a segunda:
( ) A poesia e a música se misturam.
( ) Principal característica é a imitação dos modelos clássicos greco-romanos.
( ) Tem como características principais a exaltação da natureza e linguagem simples.
( ) Um movimento intelectual difundido na Europa no século XV e inspirado na civilização greco-romana.
( ) Literatura de informação que resgata as origens da nacionalidade brasileira, refletindo um certo didatismo.
( ) Ocorreu durante o período do Renascimento.
( ) Reconhecimento da realidade através dos sentidos, revelando uma preocupação com aspectos religiosos.
( ) Valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem.
( ) Os textos eram escritos de maneira informativa e pedagógica, com o intuito de ensinar.
( ) conhecido por se opor ao estilo barroco, inspirando-se em preceitos do Iluminismo.
( ) As cantigas eram carregadas de valores típicos de Idade Média.
( ) Utilização de linguagem simbólica para a expressão da fugacidade das coisas, marcadas pelo paradoxo e pela gradação.
(1) Arcadismo
(2) Barroco
(3) Quinhentismo
(4) Trovadorismo
(5) Humanismo
(6) Classicismo