sexta-feira, 3 de julho de 2020

Língua Portuguesa 3º SA e 3º SB ---Prof.ª Dora---2º Bimestre

Língua Portuguesa – Prof.ª Dôra 
3ºs anos SA e SB – 2º bimestre
          Orientações: 
  1. As matérias deverão ser copiadas no caderno e as atividades deverão ser entregues via e-mail: rdorafonseca@yahoo.com.br  até 24/07/2020.
1-Dissertação
   É o texto argumentativo onde o que importa é a exposição clara de um ponto de vista ou de uma ideia, através de razões, justificativas, provas que venham a convencer o leitor de sua defesa.
   A linguagem desse texto é objetiva, direta, clara e culta, atentando-se para a coesão (conectivos) e coerência (= lógica entre as ideias).
   Esse texto deve ser escrito em 3ª pessoa (exceto alguns textos em 1ª pessoa).
   O texto dissertativo tem uma estrutura a ser seguida:
   *Introdução: onde são apresentados o posicionamento e a ideia central do texto.
   *Desenvolvimento: onde se desenvolve e aprofunda a ideia principal exposta na introdução, por meio de apresentação de fatos, relações de causa e consequência, de aspectos positivos e negativos, razões, provas e argumentos.
   *Conclusão: fechamento do texto, onde conclui-se o ponto de vista exposto, apresentando uma proposta de solução para a questão trabalhada, ou retomando a ideia central em uma síntese com solução.
Atividade: via e-mail
PROPOSTA DE REDAÇÃO
Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema VIVER EM REDE NO SÉCULO XXI: OS LIMITES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.
Liberdade sem fio
A ONU acaba de declarar o acesso à rede um direito fundamental do ser humano – assim como saúde, moradia e educação. No mundo todo, pessoas começam a abrir seus sinais privados de wifi, organizações e governos se mobilizam para expandir a rede para espaços públicos e regiões onde ela ainda não chega, com acesso livre e gratuito.
ROSA, G.; SANTOS, P. Galileu. Nº 240, jul. 2011 (fragmento).

                                   A internet tem ouvidos e memória
     Uma pesquisa da consultoria Forrester Research revela que, nos Estados Unidos, a população já passou mais tempo conectada à internet do que em frente à televisão. Os hábitos estão mudando. No Brasil, as pessoas já gastam cerca de 20% de seu tempo on-line em redes sociais.     A grande maioria dos internautas (72%, de acordo com o Ibope Mídia) pretende criar, acessar e manter um perfil em rede. “ Faz parte da própria socialização do indivíduo do século XXI estar numa rede social. Não estar equivale a não ter uma identidade ou um número de telefone no passado”, acredita Alessandro Barbosa Lima, CEO da e.Life, empresa de monitoração e análise de mídias
     As redes sociais são ótimas para disseminar ideias, tornar alguém popular e também arruinar reputações. Um dos maiores desafios dos usuários de internet é saber ponderar o que se publica nela. Especialistas recomendam que não se deve publicar o que não se fala em público, pois a internet é um ambiente social e, ao contrário do que se pensa, a rede não acoberta anonimato, uma vez que mesmo quem se esconde atrás de um pseudônimo pode ser rastreado e identificado. Aqueles que, por impulso, se exaltam e cometem gafes podem pagar caro. 
Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 30 jun. 2011 (adaptado).
INSTRUÇÕES: A partir da leitura dos textos acima, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema proposto; lembrando que seu texto deverá conter a estrutura dissertativa e no mínimo 20 e máximo de 30 linhas.

2 - Conjunção:
 A ligação das orações
   Conjunção, como o próprio título já diz, é a palavra invariável que liga orações ou termo da mesma natureza gramatical e estabelece relações entre os termos ligados. Ex.: “A mãe se desmanchando em timidez, medo e bondade, sorria”. (Timidez= substantivo, medo e bondade, sorria = relação de adição e substantivo).
Processos básicos de construção das frases
As frases obedecem a dois processos básicos de construção: 
1. A coordenação: processo em que as frases são independentes, cada qual encerrando um sentido completo.
2. A subordinação: processo em que frase depende da outra para que se efetive o entendimento.
Classificação das conjunções:
Conjunções coordenativas
As conjunções coordenativas estabelecem uma coordenação entre dois termos de uma oração ou entre duas orações independentes. Podem ser:
1 - Aditivas: quando estabelecem uma relação de soma entre duas orações. São elas e, nem, não só..., mas também. Ex: Adoro abrir a janela e ver o dia ensolarado/ Não estivemos lá nem nos interessamos por saber de nada.
2 - Adversativas: quando estabelecem uma relação de oposição entre dois termos ou duas orações. São elas: mas, porém, contudo, todavia, no entanto, não obstante. Ex: Sabia que ele estava na festa, mas não o encontrei. / A ceia estava pronta, no entanto os convidados não compareceram.
3 - Alternativas: quando estabelecem uma relação de alternância entre dois termos ou duas orações, podendo ocorrer os dois fatos ao mesmo tempo.
São elas ou, ora...ora, ou...ou, quer...quer, seja...seja, já...já. Ex: “A lua ora brilha, ora se esconde, ora se escancara toda de luz. ” (Jorge de Lima)
4 - Conclusivas: quando estabelecem uma relação de conclusão ou consequência entre dois termos ou duas orações. São elas: logo, portanto, assim, por isso, por conseguinte, então. Ex: Não fiz a tarefa, portanto não receberei nota.
5- Explicativas: quando estabelecem uma relação de explicação entre dois termos ou duas orações sendo que a segunda oração explica ideia, expressa na primeira. São elas pois (anteposto ao verbo), porque, porquanto, que. Ex: Abri a porta porque sabia que era você.

Conjunções subordinativas
As conjunções subordinativas iniciam orações que mantém uma relação de dependência com outra. Podem ser:
1 - Temporais: ao exprimir circunstâncias de tempo. São elas quando, enquanto, depois que, logo que, sempre que, senão, quando. Ex: “Quando você se separou de mim, quase a minha vida teve fim”. 
2 - Condicionais: quando exprimem condição. São elas se, salvo se, caso, contanto que, uma vez que, dado que, a menos que. Ex: Tudo se permitirá, contanto que eles assumam.
3 - Causais: quando exprimem circunstância de causa. São elas porque, porquanto, visto que, visto como. Ex: Ele foi condenado porquanto o crime ficou provado.
4 - Finais: quando expressam circunstância de finalidade. São elas 
Para que, a fim de que, porque (= para que), que. Ex: Planeje sua viagem para que não seja surpreendido.
5 - Comparativas: ao estabelecer comparação. São elas que, do que (depois de mais, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), como, assim como, bem como, que nem, Ex: Ele age que nem o irmão. 
6 - Conformativas: exprimem conformidade com o que se declara. São elas: conforme, como (= conforme) segundo, consoante. Ex: Tudo era feito conforme combinamos. 
7 - Consecutivas: expressam uma consequência. São elas: tal que, tanto que, tamanho que, tão que. Ex: Ela falava tanto que lhe cassaram a palavra.
8 - Concessivas: Dá-se a entender que se admite ou concede em fato contrário. São elas: ainda que, apesar de, embora, mesmo que, posto que, por mais que. Ex: Defendeu o amigo, embora descordasse de suas ideias.
9 - Proporcionais: Em que menciona o fato realizado para dar proporcionalidade. São elas: à medida que, à proporção que, ao passo que, quanto mais...mais, quanto menos...menos. Ex: À medida que iam chegando ocupavam as poltronas.
10 - Integrantes: introduzem orações subordinadas substantivas. São elas: que, se. Ex: É indispensável que conquistemos o mundo.
Exercícios
1). Complete as orações com as conjunções coordenativas:

a). Saiu cedo, ____________ não voltou ainda.
b). Estava estudando, _________você me telefonou.
c). Você reage ____________será dominado pela doença.
d). Não compareceu à reunião ___________ justificou a falta.
e). Não se afobe, __________ dispomos de bastante tempo.
 f). Falou bonito, ______________não me convenceu.
g). Você presenciou a cena, ___________pode explicar tudo.
h). As plantações estavam bonitas, __________o temporal destruiu tudo.
i). Nossas leis não são justas, _____________precisamos de uma Constituinte para modificá-las,
j). Errou, __________não quer reconhecer o erro.
k) Ele falava __________ eu ficava ouvindo.

2). Complete a conjunção coordenativa e classifique-a:
a). Tinha feito vários cursos, ____________devia estar preparado para o cargo. (____________________) 
- Oração Coordenada Sindética ____________________________

b). Vocês falam muito, _____________agem pouco. (___________________)
- Oração Coordenada Sindética ____________________________

c) O ator não aceitava críticas ao seu trabalho _____________ criou vários atritos com a imprensa. (_____________)
-  Oração Coordenada Sindética ____________________________

d) Reativemos o transporte ferroviário, ______________é mais econômico.(_____________________)
- Oração Coordenada Sindética ____________________________

e). Os povos da América Latina enfrentam problemas, _____________devem unir-se. (_________________)
- Oração Coordenada Sindética ____________________________

f). Não escreverei nada ___________darei entrevista. (_______________________)
- Oração Coordenada Sindética ____________________________


3). Em cada uma das questões que seguem ocorre uma conjunção coordenativa grifada. Indique o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o código que segue.

A) relação de adição;
B) relação de oposição;
C) relação de alternância;
D) relação de conclusão;
E) relação de explicação

1. Não vieram à festa nem telefonaram avisando. (     )
2. Compre um carro, ou ande a pé. (     )
3. Ele deve ser importante, pois todos falam dele. (       )
4. O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. (      )
5). Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. (       )

4). Complete e classifique as conjunções subordinadas destacadas nas frases abaixo:

a). Hoje estou com um humor péssimo, _____________ briguei com mamãe. (_________________)

b) _____________acordei, minha bolsa havia sumido. (_____________________)

c) _____________eu já sabia, tirei nota baixa. (_________________)

d). _____________eu sofra, não voltarei. (___________________)

e) ______________você saia, feche a porta. (__________________)

f). Estudei o assunto ______________pudesse ir bem na prova. (____________________)

g) _______________ia lendo o livro, entendia o assunto. (_____________________)

h)  ______________ ele mente, ______________ se atrapalha. (______________________)

i) Ele foi mal _____________ esqueceu o trabalho de Português. (______________________)

j) ______________ que estuda, mais aprende. (_______________________)

    LITERATURA DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO   
Pré-Modernismo – (1902 – 1922)
          O Pré-Modernismo teve seu início em 1902, estabelecendo como limite as obras Os Sertões, de Euclides da Cunha, e Canaã, de Graça Aranha. Terminou em 1922, com a Semana de Arte Moderna.
         O movimento representou o momento de transição e de preparação para a fase de emancipação da literatura brasileira, o Modernismo.
         O Pré-Modernismo, que coexistiu com o Simbolismo e o Parnasianismo, apontou os problemas de nossa realidade cultural e social.
     O pré-modernismo é marcado pela marginalidade dos personagens e marca o rompimento com o academicismo.  
Principais autores:
  • Euclides da Cunha;
  • Lima Barreto;
  • Graça Aranha.

Modernismo -  (1922 – 1950)
         Principal movimento literário do século XX, o Modernismo rompeu com a tradição clássica e deu início à formação de uma identidade genuinamente brasileira na literatura.
         É inestimável o legado que o Modernismo deixou para o campo das artes no Brasil. Grande movimento artístico que eclodiu no final da segunda década do século XX, foi responsável por profundas transformações nas mais diversas manifestações artísticas, entre elas, a literatura. Ruptura com o passado, experimentalismo, transgressão dos cânones literários e a busca por uma literatura que falasse do Brasil para os brasileiros, longe da cultura europeizante, são elementos que nortearam o programa modernista.
         Impossível falar sobre o Modernismo brasileiro sem citar a Semana de Arte Moderna de 1922, evento realizado em São Paulo que representou um divisor de águas em nossa cultura. Embora não tenha sido o começo do movimento, haja vista que o processo de transformação de nossa arte iniciara no início do século XX influenciado pelas vanguardas europeias, a Semana, que aconteceu entre os dias 13 e 18 de fevereiro de 1922, aproximou e apresentou os principais nomes do movimento e chamou a atenção dos meios artísticos de todo país para o debate em torno das novas questões estéticas propostas por seus representantes. Entre seus principais organizadores, Guilherme de Almeida, Paulo Prado, Godofredo Silva Telles, Mário e Oswald de Andrade; esses dois últimos formaram, com o principal poeta modernista, Manuel Bandeira, aquela que ficou imortalizada como a tríade modernista, responsável por definir os novos parâmetros das letras brasileiras.

           O Modernismo brasileiro é tradicionalmente dividido em três diferentes fases: a primeira fase modernista, também conhecida como fase heroica; a segunda fase modernista, representada pela poesia e pelo romance de 1930, e a terceira fase modernista (alguns críticos literários consideram os escritores da última fase como pós-modernos), também conhecida como a geração de 45. Graças a nomes como Manuel Bandeira, Mário e Oswald de Andrade, Carlos Drummond de AndradeGraciliano RamosGuimarães RosaCecília MeirelesMurilo MendesClarice LispectorJoão Cabral de Melo Neto, entre outros, a literatura brasileira pôde, de fato, estabelecer-se como uma manifestação artística genuinamente brasileira, manifestação que contribuiu para a formação de nossa identidade cultural.
O modernismo é dividido em três momentos:

  • Primeira Fase: as principais características marcantes foram o radicalismo e a renovação estética, que tinha como um dos autores principais Manuel Bandeira;
  • Segunda Fase: as principais características eram as temáticas nacionalistas, que tinham como um dos autores principais Graciliano Ramos;
  • Terceira Fase: essa fase possui várias inovações linguísticas e artísticas, que tinha como um dos autores principais Clarice Lispector.

PÓS-MODERNISMO OU LITERATURA CONTEMPORANEA
(1950 ATÉ OS DIAS DE HOJE)
            Movimento contemporâneo que modificou as artes e arquitetura
           pós-modernismo é um movimento artístico, filosófico e cultural da contemporaneidade e é caracterizado pelas mudanças científico-tecnológicas, disseminação dos meios de comunicação social e uso desenfreado das tecnologias. Por vezes é também chamado de pós-modernidade ou pós-industrial,  nasceu em 1945, mas foi apenas em 1960 que começou seu processo de expansão pelos diversos setores sociais. Isso ocorreu por causa das transformações no âmbito tecnológico que influenciaram todos os aspectos sociais.  
           O mundo pós-moderno mescla os estilos, o real e imaginário, além de explorar as pluralidades sociais. É desta forma que as artes desse movimento acabam por se desenvolverem. Algumas das características da arte pós-moderna são: 

• Exploração do humor, do lúdico e da metalinguagem;
• Ligação entre linguagem artística com realidade multifacetada;
• Fragmentada, híbrida, sem hierarquia;
• Desconstrução de valores e pluralização dos gêneros;
• Espetacularização social, ou seja, transformar todos os aspectos do cotidiano um espetáculo;
• Abandono de suportes tradicionais;
• Uso das mídias e tecnologias para a composição de peças.

         
           A liberdade artística, o estilo mais espontâneo e a inovação são as principais características que marcam esse movimento.

Principais autores:

Ariano Suassuna;
Millôr Fernandes;
Paulo Leminski.


Principais Movimentos :

         A arte pós-moderna ou arte contemporânea criou e tem criado diversos movimentos estéticos. Conheça agora três das principais vanguardas. 

 1 - Pop Art

        A Pop Art surgiu na Inglaterra em 1960 e tem como principal representante o pintor e cineasta Andy Warhol (cineasta). Essa vanguarda utiliza as cores quentes e cores frias de tonalidades vibrantes, e se caracteriza por seu uma arte criada para as massas populares. Os artistas buscam ironizar o consumismo e a vida cotidiana, além de ser um contraponto do subjetivismo e hermetismo.

2 - Minimalismo 

         O Minimalismo se caracteriza pelo uso mínimo dos espaços e diminuição dos desperdícios tanto de materiais quanto de cores e formas. Foi uma vanguarda que influenciou diversos campos das artes como a arquitetura, música, desenho industrial, design, cinema. Os principais representantes desse movimento são Sol LeWitt, Samuel Beckett (dramaturgo e escritor), Robert Bresson (cineasta), Raymond Carver (designer). 

3 - Expressionismo Abstrato

         Essa vanguarda nasceu da união do Expressionismo e da arte abstrata. Foi o primeiro movimento artístico americano que ganhou destaque mundial. Entre suas principais características estão o rompimento com a pintura convencional, subjetivismo, improvisação e espontaneidade, além do uso de algumas figuras geométricas como as linhas, círculos e triângulos. Jackson Pollock, Arshile Gorky e Mark Rothko são alguns dos maiores representantes. 

ATIVIDADES:
 1 - O pré-modernismo foi um período da literatura marcado pela produção de textos em prosa. Na poesia pré-modernista, o autor de maior destaque nesse período foi:
a) Lima Barreto;
b) Alcântara Machado;
c) Raul Pompeia;
d) Augusto dos Anjos;
e) José de Alencar.
2 - Assinale a alternativa que enumera apenas escritores da literatura Pré-modernista brasileira:
a) Augustos dos Anjos, Lima Barreto, Raul Pompeia;
b) Euclides da Cunha, Monteiro Lobato, Alcântara Machado;
c) Machado de Assim, Lima Barreto, Augusto dos Anjos;
d) Lima Barreto, Euclides da Cunha, Graça Aranha;
e) José de Alencar, Euclides da Cunha, Oswald de Andrade.
3 - Assinale a alternativa correta para as características do Modernismo de 1922, também chamado de “fase heróica”: 
a) espírito polêmico e destruidor, valorização poética do cotidiano, nacionalismo, busca da originalidade a qualquer preço.
 b) Temática ampla com preocupação filosófica, predomínio do romance regionalista, valorização do cotidiano, nacionalismo. 
c) Espírito polêmico, busca da originalidade, predomínio do romance psicológico, valorização da cidade e das máquinas. 
d) Visão futurista, espírito polêmico e destruidor, predomínio da prosa poética, valorização da cidade e das máquinas.
 e) Valorização poética do cotidiano, linguagem repleta de neologismos, nacionalismo e busca da poesia na natureza.

4 - O Modernismo brasileiro preocupava-se em criar uma arte essencialmente brasileira. Entretanto, alguns dos primeiros escritores desse movimento estético, no Brasil, sofreram influências:
  1. do futurismo
  2. do Concretismo
  3. do Hiper-realismo
  4. da arte popular
  5. da arte cinética.
Assinale a alternativa INCORRETA sobre Pós-Modernismo:
A) A atitude fundamental da lírica é a recordação, o que pode resultar numa sobreposição temporal. Desta forma, o tempo se embaralha e presente e passado se fundem. No poema, são os fatos e não os verbos que determinam essa fusão temporal.
B) O texto é uma fusão de características da épica e da lírica. No que diz respeito à lírica, sobressaem a repetição, a concisão, a fusão entre sujeito e mundo evocado. E, sobre a épica, destacam-se a presença de personagens, uma história que se conta.
C) A atmosfera onírica que percorre o texto confere um caráter sobrenatural aos acontecimentos, permitindo que coisas impossíveis se realizem, tais como “lustra cuidadosamente seu próprio caixão” e “No quintal, um preto velho que morreu na Guerra do Paraguai rachando lenha”.
D) Este poema em prosa narra em primeira pessoa a história de um menino assombrado pela presença dos mortos de sua família. Tendo em vista o clima onírico em que os acontecimentos se desenrolam, não é possível saber quem é esse “menino medroso que espia todos eles”.